Com 16 anos, posso sair da casa de meus pais e ir morar com outra pessoa?

Olá.. Tenho 16 anos.. faço 17 no fim desse ano Posso sair da minha casa e ir morar com uma outra pessoa, independente, de maior, e que me aceita plenamente com ele? Mesmo meus pais não aceitando? Uma vez me disseram que eu posso sair de casa, e que se forem atrás de mim, eu posso optar por não voltar, e que ninguém pode me trazer a força, porém se eu não estiver bem no lar no qual eu resolvi morar, meus pais não tem obrigação de me aceitar na casa deles novamente. Isso seria verdade?

Quais os procedimentos que a pessoa que irá me aceitar deve tomar pra estar nos direitos da lei?

Obrigada, e Boa Noite.

Respostas

44

  • nel lyra

    Thays Bueno,
    As informações que você tem estão conflituosas.
    O fato de você está preocupada com a possibilidade de que sua família poderá recusar a aceitá-la de volta, deixa claro a sua incerteza com relação ao que deve bem fazer. Pense melhor se vai mesmo valer a pena. O melhor lugar para uma adolescente é mesmo junto aos pais.
    Procure aconselhamento no Conselho Tutelar de sua cidade!
    Se cuida, tá!

  • SPF

    Thays Bueno

    Pessoas na sua idade é normal que tenham muita M... na cabeça. Acho sinceramente que é o seu caso.
    Pense muito bem antes de fazer bobagem.
    Você só tem 16 anos e na sua idade as pessoas ainda não tem discernimento completo e não conheçem a vida fora da casa dos pais.
    Portanto, pense bem mais uma vez antes de fazer bobagem.

  • Antonio

    Prezada Thays,

    a lei considera você ( e todas as pessoas) relativamente incapaz, dos 16 até aos 18 anos.

    E quem faz a lei (legisladores), faz assim porque, presume que as pessoas até essa idade não tem experiência para assumir determinados atos.

    Só o tempo com as experiências é que vão ensinar a como decidir melhor.

    Se esse seu namorado aceita "plenamente" você, porque ele não pode esperar até aos 18 anos, quando você passa a responder por todos os seus atos e poderá fazer o que bem quizer.

    Se esse seu namorado aceita você "plenamente", deverá casar com você ou , no mínimo, ir a um cartório e fazer um contrato de união estável, em que os bens que vocês adquirirem na constância da união de vocês será dos dois.

    Escolha a opção abaixo:

    ( ) saio de casa, contra a vontade de meus pais, e vou viver com meu namorado, e se der errado, volto para a casa dos meus pais (talvez até com um filho para criar e meus pais terão que bancá-lo), se eles me aceitarem.... Se eles não me aceitarem, bem...não vou ter dinheiro para mim e nem para minha filha(o).... Aí eu vou procurar trabalho (enquanto isso minha filha(o) vai passar um pouquinho de necessidade) : das 8 da manhã até ás 8 da noite, pego o Onibus lotado e volto para casa alugada que mal tenho dinheiro para pagar, e...e meu filho(a) onde vou deixar? E meus estudos? Vou ter que parar..., logo não vou ganhar (dinheiro) grandes coisas.... Se meus pais me aceitare, vão jogar isso pelo resto da vida na minha cara. Além do mais, qual o garoto que vai querer ficar comigo, sabendo que eu tenho uma filha de outro?

    ( ) espero completar 18 anos, nesse meio tempo, vou conhecendo melhor meu namorado: suas intenções, seu jeito de lidar comigo quando ficar nervoso, se ele é "galinha", se ele é responsável, ... , por que se ele não for agora, depois é que não vai ser mesmo. Continuo estudando ou fazendo cursos ou arrumo um trabalho, para não depender financeiramente do meu marido (mais tarde ele pode me achar uma incapaz, uma qualquer, que não tem condições de se manter sozinha).
    Depois, se tudo tiver indo bem, nos casamos, com a aprovação de nossos pais, se possível. Montamos nossa casa. Aí, tudo indo bem, podemos planejar a vinda de nosso filho. Terei meus pais, que serão os avós, para me auxiliar com meu filho (a), já que eles tem experiência pois me criaram.

  • Ivan - Acadêmico de Direito

    Mas a resposta que vc queria não foi dada. Se vc se casar com essa pessoa , poderá fazer da sua vida o que bem quiser, pois o casamento enseja a emancipação antecipada.

  • Antonio

    Thays,

    o que o colega, juridicamente correto, acima disse é casar mesmo, "de papel passado"... (art. 5º, II, CC que tentei omitir...)

  • Ivan - Acadêmico de Direito

    É isso o que o Antonio disse, não se apresse por fazer as coisas pq pode se arrepnder muito depois. Vc tem muito tempo pela frente, pra namorar e depois casar, seja com ele ou com outra pessoa. Não faça nada sem pensar muito, e muito.
    Boa sorte.

  • roberta_1

    ola!!
    Tenho 17 anos e completarei 18 em dezembro deste ano, meu namorado fara 22 anos em maio deste ano. Ele trabalha de carteira assinada e possui uma renda fixa de R$ 650,00, já possui uma casa propria, nos ja estamos juntos há 2 anos e 6 meses... No fim do ano de 2007 minha mãe me obrigou a vir para Juiz de Fora morar com ela e com o marido dela, enfim ela fez chantagem emocional e eu deixei meu pai e todo o restante da minha familia no rio de janeiro, inclusive o meu namorado, passamos um ano namorando a distância, nos viamos apenas uma vez no mes quando eu ia para o rio visitar os meus parentes, durante este ano minha mãe me fez varias ameaças, dizia q não me deixaria mais ir para o rio e outras. Ate q em janeiro deste ano eu resolvi passar alguns dias nan casa do meu namorado e minha tia descobriu e quer q eu conte para o meu pai e para minha mãe...
    Agora minha mãe não quer mais q eu va para o rio nem q o meu namorado venha me ver. Eu estava adiando a escolha de ir morar com o meu nanmorado para não afromtar oa meus pais, era oq eu queria ja ha um ano mas não fiz para não deixar a minha mãe sozinha pois ela acabou de se separar, mas agora não quero mais esperar, meu namorado diz q a escolha é minha q se for melhor pra mim esperar um ano ele espera, mas eu não quero mais...
    minha mãe diz que eu não tenho responsabilidade para casar, pagar contas...
    mas eu acho q se eu tenho responnsabilidade para trabalhar e ajuda-la a pagar a conta de luz e a conta de água da casa mesmo o meu pai dando a pensão posso muito bem cudar das contas da minha propria casa...
    enfim preciso saber oq realmente posso fazer dentro da lei coso ela continue a proibir meu casamennto? Se eu for embora, ela pode ir me buscar na casa do meu namorado e ainda processa-lo?
    Por favor me ajude!!

  • wilha

    ola !!!!!!!!
    Tenho 17 anos.. faço 18 no fim desse ano
    Posso sair da minha casa e ir morar com uma outra pessoa, independente, de maior, e que me aceita plenamente com ele?
    Quais os procedimentos que a pessoa que irá me aceitar deve tomar pra estar nos direitos da lei?
    é sim meus pais pode processa-lo ?

  • Marlon_1

    Ola galera!!
    Bom eu tenho 18 anos vou completar 19 em abril.
    Eu trabalho e faço faculdade.
    Namoro com uma garota de 15 anos prestes a tambem completar 16.
    Minha namorada sofre muito na casa dela, o pai dela é dependente de alcool e drogas, e é muito agressivo, ele bate na mãe dela e as veses nela tambem, a mãe dela é muito submissa ao marido e morre de medo de se separar dele e ele cometer uma loucura.
    Nem eu e nem ela aguentamos mais esta situação, e queriamos saber se quando ela completar 16 anos ela pode vir morar na minha casa com a aprovação dos meus pais, estamos dispostos á nos casar,porem tudo isso dentro da lei. Se poder peço que me informem quais os procedimentos a serem tomados.

    Desde já agradesso.