Como proceder em casos de prejuízos decorrentes de propaganda enganosa

21/10/2015 às 08:40
Leia nesta página:

É comum depararmos com diversos anúncios que prometem a satisfação do cliente, que fazem alusão a promoções incríveis e que vendem produtos totalmente aquém da realidade. Essa estratégia de marketing é denominada propaganda enganosa e é vedada pelo CDC.

A divulgação de informação falsa capaz de convencer o consumidor a adquirir determinado produto ou serviço diferente do que pretendia no momento da compra é considerado propaganda enganosa.

O art. 37 do Código de Defesa do Consumidor veda qualquer modalidade de divulgação de informação de caráter publicitário falsa, seja inteira ou parcial, inclusive por omissão, capaz de induzir o consumidor a erro a respeito da mercadoria, seja a respeito da natureza, característica, qualidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre

Logo, anúncios que apresentam qualificações aos quais o produto não detém, chamadas como “Leve 3 e Pague 2” as quais os valores não condizem, embalagens como quantidades diferentes das anunciadas, são exemplos comuns de publicidade enganosa.

Infelizmente, essa pratica é comum no mercado e deve ser rechaçada pelo consumidor.

O consumidor ao adquirir um produto, celebra um negócio jurídico com o fornecedor. A publicidade é a principal “clausula do contrato”, vez que ela é peça fundamental no convencimento do consumidor em adquirir determinada mercadoria. Por esta razão, o mercado, deve cumprir o anunciado.

O não cumprimento do divulgado equivale a quebra de contrato e consequentemente a obrigação de indenizar, conforme aduz o art. 30 do CDC.

Ademais, a realização de publicidade enganosa é crime (art. 67 do CDC), podendo o infrator ser sujeitado a pena de três meses a um ano detenção e multa.

O Consumidor enganado pode e deve dirigir-se ao Fornecedor que fez o anúncio e exigir o cumprimento da oferta.

Caso, não mais tenha interesse na mercadoria, poderá ainda, rescindir o contrato, devolvendo a mercadoria e tendo o valor pago restituído em sua integralidade, inclusive com correção monetária.

A lide pode ser resolvida por meio de procedimento administrativo instaurado pelo PROCON.

O PROCON, é um serviço público, mantido pelo governo do estado, que tem como finalidade proteger, amparar e defender o consumidor de práticas comerciais enganosas ou que lhe tragam danos ou prejuízos.

Logo, não sendo possível a solução do conflito de forma amigável, o Consumidor deve procuram o PROCON de seu município e fazer a abertura de um procedimento administrativo.

Neste, o Fornecedor anunciante será notificado para comparecer na instituição a fim de ser obtida uma conciliação. Não sendo possível, será aberto o prazo para apresentação de defesa. Constatado pela autoridade competente a concretização de propaganda enganosa, o fornecedor poderá sofrer sanções administrativas previstas no art. 56 do Código de Defesa do Consumidor, sem prejuízos das sanções civis e penais.

Constatada a propaganda enganosa, o fornecedor deverá realizar contrapropaganda, ou seja, a divulgação de mensagem da mesma forma e dimensão e, preferencialmente, no mesmo local e espaço, de maneira capaz de desfazer o malefício da publicidade enganosa.

Tal sanção administrativa tem o objetivo de desmentir o fornecedor que deve publicamente reconhecer que o produto não possui a virtude anunciada.

Caso não seja possível a solução do conflito na via administrativa, o consumidor pode recorrer ao poder judiciário a fim de ter reparado o dano sofrido em razão da publicidade enganosa com fundamento nos arts. 6º, 30 e 56 do CDC/90 c/c arts. 186 e 927 do CC/02 c/c art. 5º, V da CRFB/88.

No caso de lesão pecuniária, poderá ser proposta Ação de Reparação por Danos Materiais, visando o cumprimento da oferta ou até mesmo a devolução do valor pago na mercadoria ou serviço adquirido. Para tanto, deverá demonstrar a existência de publicidade enganosa que induziu o consumidor a erro.

Entretanto, caso o consumidor tenha sua moral lesada, poderá propor Ação de Indenização por Dano Morais. Para tanto, deverá comprovar o dano, bem como o nexo de causalidade, ou seja, a relação da propaganda enganosa com o abalo moral sofrido.

Aconselha-se ao consumidor buscar auxílio junto a um advogado de confiança, a fim de melhor fundamentar a demanda e lograr êxito na ação.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Mayla Ranna

Advogada previdenciarista, civilista e constitucionalista.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos