Luiz Gastão Bittencourt mostra lei Australiana para remover conteúdo violento de plataformas da Internet

08/05/2019 às 14:02
Leia nesta página:

Luiz Gastão Bittencourt mostra lei Australiana para remover conteúdo violento de plataformas da Internet

O parlamento australiano aprovou nova legislação para criminalizar as plataformas de Internet por não conseguir remover vídeos e áudio violentos, depois que um atirador australiano viveu matando fiéis em duas mesquitas em Christchurch, Nova Zelândia conta Luiz Gastão Bittencourt Pereira.

Sob a nova legislação, executivos de mídia social - entre outros provedores de conteúdo ou hospedagem on-line - podem ser presos por até três anos e as empresas podem sofrer multas de até 10% de sua receita anual se não removerem conteúdo violento em uma "maneira.

O projeto foi aprovado na quinta-feira, horário local, com apoio de vários partidos, mas enfrentou críticas, incluindo a possibilidade de aumento da censura e de que o processo foi apressado.

Christian Porter, procurador-geral da Austrália do Partido Liberal, disse que o projeto, que segundo ele provavelmente é "o primeiro do mundo ", foi uma resposta direta a imagens dos ataques terroristas na Nova Zelândia que se espalharam pela mídia social. Luiz Gastão Bittencourt mostra que o vídeo original estava disponível no Facebook por cerca de uma hora desde o início da transmissão ao vivo - e visto por milhares de pessoas - antes do Facebook removê-lo. O Facebook disse que bloqueou ou removeu 1,5 milhão de cópias nas próximas 24 horas.

"O horror desse ato foi trazido ao mundo em tempo real e as plataformas que foram usadas para se conectar com o mundo se voltaram contra nós para ampliar a mensagem de ódio e intolerância do atirador", disse Porter ao Parlamento nesta quinta-feira, segundo as transcrições. .

Luiz Gastão Bittencourt disse que a legislação pretende fazer com que as empresas assumam a responsabilidade pela disseminação de vídeo ou áudio de "conduta violenta repugnante" - definida como terrorismo, assassinato, tentativa de assassinato, tortura, estupro e seqüestro.

"Há plataformas como YouTube, Twitter e Facebook que não parecem se responsabilizar por não mostrar seriamente o material mais abertamente violento", disse Porter a repórteres em Canberra, na quinta-feira, segundo o jornal The Guardian .

Críticos disseram que o projeto, aprovado nos últimos dias da legislatura, antes das eleições marcadas para maio, foi apressado durante o processo conta Luiz Gastão Bittencourt. O partido de oposição trabalhista viu pela primeira vez a legislação na segunda-feira, horário local, informou a Associated Press .

Os trabalhistas apoiaram o projeto, mas prometeram rever a legislação se eleitos.

"O Partido Trabalhista acredita que as empresas de mídia social devem fazer mais para impedir a disseminação de material produzido por terroristas que exibam seus crimes", disse Mark Dreyfus, membro do Partido Trabalhista, segundo as transcrições . "Mas devo ser claro: este projeto é desajeitado e defeituoso em muitos aspectos".

Dreyfus argumentou que o projeto poderia encorajar a "vigilância proativa" das empresas de mídia social, prejudicar a cooperação de segurança da Austrália com os Estados Unidos e penalizar as pequenas empresas que não têm recursos para cumprir as novas regulamentações.

Segundo Luiz Gastão Bittencourt, o projeto de lei permite isenções de material violento a ser transmitido ou hospedado se for usado para determinados fins, incluindo a aplicação da lei, processos judiciais, pesquisa, trabalho artístico ou jornalismo.

Mas Dreyfus disse que a legislação faz uma distinção arbitrária entre a mídia e outras plataformas de hospedagem, como o Twitter.

Arthur Moses, presidente do Conselho de Direito da Austrália, disse à AP que a legislação poderia ter um impacto sobre o investimento em negócios on-line e levar à censura da mídia explicou Luiz Gastão Bittencourt.

"A liberdade de imprensa e as denúncias de atrocidades aqui e no exterior foram postas em risco pelas leis mal-intencionadas do livestream aprovadas pelo Parlamento Federal", disse Moses.

Scott Farquhar, CEO da Atlassian, empresa de software sediada em Sidney, disse que o projeto faria qualquer pessoa trabalhar em uma empresa que permitisse o upload de vídeos ou imagens "culpados até que se prove ser inocente".

"Eles precisam violar a privacidade dos usuários para policiar isso", escreveu ele no Twitter .

A legislação se aplicaria ao material de conteúdo ou serviços de hospedagem fornecidos fora da Austrália se esse material for razoavelmente acessível dentro da Austrália.

O projeto de lei também exige que as empresas notifiquem a Polícia Federal Australiana "dentro de um prazo razoável após tomar conhecimento da existência" de vídeo ou áudio de conduta violenta ocorrendo na Austrália conta Luiz Gastão Bittencourt.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos