Gisele Leite

Gisele Leite

Professora

Publicações

  • Eleição indireta e sucessão presidencial

    01/06/2017 01:13 0

    Em face da grave crise institucional política brasileira e a possível realização de eleição indireta para a Presidência da República, expõe-se didaticamente as previsões legais, doutrinárias e jurisprudenciais sobre o assunto.

  • Apontamentos iniciais sobre a interpretação das leis

    01/06/2017 01:09 0

    O presente artigo pretendia ser pequeno e breve, porém o caudaloso tema da hermenêutica e da interpretação não permitiu, contudo houve um sincero esforço para trilhar um didático passeio ao longo da evolução do Direito.

  • A indispensável ambivalência

    06/04/2017 23:00 0

    O artigo fala da inescapável ambivalência da modernidade líquida e das considerações relevantes de Zygmunt Bauman e Hans Jonas.

  • Garantismo x ativismo: o velho embate entre o cidadão e o Estado

    17/03/2017 16:00 19

    O garantismo defende o cidadão e suas garantias fundamentais, enquanto que o ativismo defende o Estado, no seu afã principal de exercer o papel criativo dos tribunais ao trazerem uma contribuição nova para o Direito, quando formam o precedente jurisprudencial: uma antecipação à formulação da própria lei.

  • O segundo e último sexo.

    11/03/2017 13:58Com Denise Heuseler e Ramiro Cruz 0

    Diante do recente pronunciamento público do Presidente do Brasil é forçoso refletir sobre a condição feminina em diversos aspectos, principalmente o filosófico, o sociológico e o cultural.

  • Um breve histórico sobre a mediação

    11/03/2017 13:20 0

    A historiografia da mediação no Brasil vem a suscitar o conceito oriundo da cultura oriental e desenvolve-se de forma bem diferenciada, vindo a ser formar a noção de mediação na cultura ocidental.

  • Casos de Família: como a mediação pode ajudar a solucioná-los sem maiores traumas

    09/03/2017 07:11Com Edivaldo Alvarenga Pereira 0

    É tema recorrente nos conflitos de Direito de Família a constatação de que muitas relações familiares perduram com a preocupação constante de camuflar a verdade, dando origem aos angustiantes litígios que envolvem os sujeitos de direito daquele núcleo. A mediação chegou às famílias, e está apta a acontecer quando os mediandos conseguem finalmente equalizar poderes e se compreenderem de igual para igual.

Precisa de Advogado?
Do u need lawyer