Filipo Bruno Silva Amorim

Filipo Bruno Silva Amorim

Publicações

  • Autonomia e independência do advogado público

    09/11/2012 17:32 3

    O advogado público, enquanto cidadão, pode até discordar da política pública que se pretende implementar, todavia, não pode, por escusa de consciência ou qualquer outra justificativa particular ou convicção pessoal, se recusar a defendê-la juridicamente caso ela se mantenha dentro dos marcos legais.

  • AGU e políticas públicas: o PAC e a usina de Belo Monte

    08/11/2012 14:10 1

    A AGU detém um papel de relevo na seara desenvolvimentista da nação brasileira, sob o viés da orientação jurídica e defesa judicial das políticas públicas pretendidas pelo Estado e desenvolvidas por um Governo legítima e democraticamente escolhido.

  • AGU e demarcação da terra indígena Raposa Serra do Sol

    01/11/2012 12:21 1

    Segundo a AGU, a demarcação da TIRSS não configura ato constitutivo de posse, mas sim ato meramente declaratório que define a real extensão da posse e torna eficazes o mandamento constitucional e o Estatuto do Índio.

  • Valor do salário mínimo por decreto: atuação da AGU na ADI nº 4568

    31/10/2012 17:03 1

    A Advocacia-Geral da União sustentou que a lei combatida trouxe tanto os elementos essenciais para a determinação do valor do salário mínimo, como também todas as definições necessárias à sua plena execução, não havendo abdicação de competência do Congresso Nacional em favor do Executivo Federal.

  • ADPF da importação de pneus usados: atuação da AGU

    29/10/2012 10:27 2

    A ADPF aduz que a comercialização de pneus usados no Brasil contribui para incrementar o risco ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e, consequentemente, à saúde, já que não há meio seguro e eficaz de eliminação dos resíduos apresentados pelos pneumáticos de qualquer espécie.

  • ADI das células-tronco: atuação da AGU

    24/10/2012 11:50 3

    O STF, por maioria, julgou improcedente a ADI 3510, declarando a constitucionalidade dos dispositivos impugnados, permitindo a pesquisa com células-tronco embrionárias, aceitando a implementação da política pública defendida pela AGU.

Precisa de Advogado?
Do u need lawyer