Tratamento jurídico do paciente com câncer

24/03/2014 às 22:41
Leia nesta página:

O presente estudo monográfico aborda acerca do direito constitucional, previdenciário, direito de morrer, direito de viver e a Lei nº 12.732 de 2012 aos pacientes com doenças câncer.

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho vem argumentar acerca da dimensão da responsabilidade e eficácia da Constituição Federal perante os direitos fundamentais inerentes à saúde, a qual o Estado tem o dever de garanti-la, uma vez que ela é direito de todos, garantida mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doenças e, assim, trabalhar a proteção e recuperação dessas pessoas. Sabe-se que a maior preocupação do ser humano é a saúde, para, deste modo, se ter uma vida digna, pois é o bem mais valioso e importante.

Decorrente de tais preocupações com os valores e direitos que se prioriza a discussão em torno da saúde, que é um problema social, político, científico, tecnológico e prático, estando presente há vários séculos. A saúde é o significado de uma vida digna, ter dignidade é ter saúde para, assim, poder trabalhar, estudar e ser feliz. Neste sentido, amparam-se os direitos e as garantias para o alcance da efetivação de uma saúde de qualidade à população que dela necessitar.

Desta forma, os portadores de doenças graves enfrentam diversos problemas na sociedade, principalmente, referentes aos seus direitos que devem ser garantidos pela União, pelo Estado e pelos municípios. Deste modo, além de enfrentar a rejeição social, o abalo psicológico e familiar, um dos maiores problemas afrontados é a dificuldade de acesso a tratamentos, assistência médica, assistência aos medicamentos e aos benefícios para tornar efetivo o atendimento ao paciente, impondo, assim, uma vida digna, diante da crueldade das doenças.

Neste sentido, se encontra a busca pela prevenção da doença e pelo tratamento efetivo, ou seja, a busca pelos direitos fundamentais à saúde, efetivando, portanto, todos os seus os direitos perante a União, o Estado e os municípios. Isso significa que todos os cidadãos residentes no Brasil têm direito de receber tratamento pelos órgãos de assistência médica mantidos pela União, pelos Estados e pelos municípios, assistência esta denominada de SUS – Sistema Único de Saúde.

Para estabelecer direitos e garantias fundamentais aos médicos e também aos pacientes, foi criado e aprovado o Código de Ética Médica pelo Conselho Federal de Medicina, que regulariza as diretrizes e os direitos dessa categoria. Assim, entre as normas estabelecidas que venham a disciplinar a conduta médica, está o dever de zelar e trabalhar com o objetivo de alcançar o bem-estar do paciente. Diante disso, é de suma importância mencionar o capítulo I do Código de Ética, que destaca os princípios fundamentais que regem a atuação médica que assevera ser a “Medicina uma profissão a serviço da saúde do ser humano e da coletividade e será exercida sem discriminação de nenhuma natureza”.

Assim, traz também a importância do dever de informação que o médico tem para seu paciente, ou seja, a informação clara e acessível é uma arma poderosa, pois, ciente do seu diagnóstico e das opções de tratamento, o paciente pode manifestar sua vontade, tomando todas as suas decisões sobre o que quer para sua vida.

Portanto, o dever de informação entre médico-paciente é instituído pelo Código de Ética Medica, amparado, constitucionalmente e doutrinalmente, sendo, desta maneira, um direito fundamental inerente à reabilitação de um paciente. É um direito que deve ser prestado de forma clara e objetiva, obedecendo aos sentimentos e ao estado de fragilidade do paciente. O trabalho também se preocupa com o sofrimento que a doença causa ao paciente, pois entende que seria inútil prolongar a vida e o sofrimento daqueles que estão em estado terminal, aguardando lentamente a sua morte. Por isso que o trabalho traz a discussão da distanásia que é a inversão da eutanásia.

Neste liame, o último capítulo traz a importância dos direitos relacionada ao postado de câncer, sendo discutida a seriedade desses direitos para o paciente que se encontra em um estado de fragilidade.

Assim, os direitos dos portadores de câncer são estabelecidos por cartilhas e leis, sendo o Estado responsável por elas. É através dessas normas que se estabelecem os benefícios inerentes ao paciente, sendo eles, a isenção de pagamento do Imposto de Renda, que incide na aposentadoria, o auxílio doença, como também a quitação de imóvel, auxílio transporte, isenção de IPI, ICMS e IPVA na aquisição de veículos especiais, entre outros, que serão abordados no segundo tópico deste capítulo.

 O trabalho também aborda sobre a Lei 12.732/2012, que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a iniciar o tratamento de pacientes com câncer em até 60 dias, essa lei traz para o paciente não só o acesso à saúde, mas a sua dignidade perante uma doença terrível.

Assim, este estudo monográfico estrutura-se em três capítulos, dos quais, o segundo discute o direito à saúde, dando ênfase à Constituição Federal, focando nos artigos que fundamentam o direito à saúde. No terceiro, apresenta-se a relação jurídica entre médico-paciente, discutindo a importância dessa relação, trazendo o código de ética médica, com foco no direito, inerente ao médico-paciente e seus direitos, à informação, e, também, em relação à distanásia, e, no quarto capítulo, referem-se aos direitos do portador de neoplasia maligna (câncer), por isso, o objetivo do trabalho é analisar os direitos referentes à saúde, principalmente, os direitos daquele que é portador desta doença impactante que traz várias reações devastadoras para o ser humano...

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

https://www.amazon.com.br/TRATAMENTO-JUR%C3%8DDICO-DO-PORTADOR-C%C3%82NCER-ebook/dp/B015ES1X8K

.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos