Greve Ambiental: direito do trabalhador exigir condições mínimas de higiene para o trabalho.

21/03/2020 às 17:28
Leia nesta página:

Resumo: Diante da pandemia causada pelo coronavírus, empregados de uma das principais empresas de “Call Center” do país, com 37 (trinta e sete) mil funcionários, paralisam suas atividades por receio em relação ao novo coronavírus.

“O covid-19 possui alta capacidade de transmissão, principalmente em ambientes fechados como as empresas de call center na qual várias pessoas ficam dentro de uma mesma sala, sem a distância mínima exigida pelas autoridades sanitárias, trabalhando em turnos e revezando os mesmos equipamentos”.

INTRODUÇÃO

Segundo noticiado nos grandes veículos de comunicação, empregados de uma das principais empresas de call centers do país, com 37 (trinta e sete) mil funcionários, cruzaram os braços e paralisaram as suas atividades por receio ao surto do coronavírus.

Segundo os funcionários, a empresa não estaria tomando as medidas de higienização adequadas, nem fornecendo insumos básicos para a limpeza dos instrumentos de trabalho, justamente neste contexto de pandemia global causada pelo vírus.

No Brasil, até a semana passada, já foram contabilizados 647 casos e 7 mortes, todas nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Ainda segundo o relato de funcionários, 4 pessoas que trabalham na empresa estão com suspeita da covid-19.

Em tais condições, alguns funcionários que se encontram no chamado “grupo de risco” estão se recusando a ir ao trabalho e, por conta disso, estão sendo penalizados, com o desconto do dia “faltoso” e até mesmo a perda de bonificações legais.

E aí, é legítima a paralisação dos funcionários?


ASPECTO CONSTITUCIONAL

A Constituição Federal assegura a todos o direito à vida (art. 5º, caput, da CF), o direito à saúde (art. 6, caput da CF) e ao meio ambiente equilibrado (art. 225, caput, da CF), nele justamente compreendido o meio ambiente do trabalho (art. 200, VIII, da CF), conferindo ainda ao trabalhador o direito à redução dos riscos inerentes ao trabalho (art. 7º, XII, da CF).


GREVE AMBIENTAL

Conceito: É a paralisação do trabalho visando à implementação condições de trabalho adequadas e seguras quando, por motivos razoáveis, existir um perigo iminente e grave para a sua saúde dos trabalhadores.

A sua base jurídica está prevista no art. 13 da Convenção n.º 155 da Organização Internacional do Trabalho, promulgada e incorporada ao ordenamento jurídico brasileiro pelo Decreto n.º 1.254/1994. Senão vejamos:

“Art.13. De conformidade com a pratica e as condições nacionais, deverá ser protegido, de conseqüências injustificadas, todo trabalhador que julgar necessário interromper uma situação de trabalho por considerar, por motivos razoáveis, que ela envolve um perigo iminente e grave para sua visa ou sua saúde.”


CONCLUSÃO

Em suma, parece-me legítima a recusa dos trabalhadores da empresa de call center de ir aos seus postos de trabalho, enquanto não lhes forem concedidas as mínimas condições de higiene para a preservação de suas vidas.

Segundo restou apurado dos fatos, a empresa sequer fornecia álcool gel para a higienização das “cabines” e instrumentos de trabalho dos seus funcionários, mas apenas produto Veja de limpeza. Tanto isso é verdade que durante a paralisação os empregados entoavam o canto: “El, el, el, queremos álcool em gel. Veja não, álcool em gel é solução”.

Não é demais lembrar que o covid-19 possui alta capacidade de transmissão e letalidade, principalmente em ambientes como esse seguimento econômico das empresas de call center, isto é, várias pessoas dentro de um local fechado e restrito que trabalhando falando e revezando em turnos os mesmos equipamentos.

Sobre o autor
Fernando Magalhães Costa

Autor do PODCAST_Fernando Magalhães: https://bit.ly/fernandomagalhaes. Servidor público federal, Analista Judiciário do TRT da 2ª Região. 2006/2012 - servidor público federal, Técnico Judiciário do TRE-SP. Atuação como Assessor Jurídico Substituto da Presidência na área de Licitações e Contratos. Membro da Comissão Permanente de Licitações e da Equipe de Apoio ao Pregão. Gestor de Contratos. 2001 - Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Lotação: Departamento de Contas Nacionais.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos