Capa da publicação Autarquização das estatais frente ao direito ao desenvolvimento e ao pacto federativo
Capa: Reprodução
Artigo Destaque dos editores

A autarquização das estatais frente ao direito ao desenvolvimento e ao pacto federativo

Exibindo página 4 de 5
16/05/2017 às 13:20
Leia nesta página:

CONCLUSÃO

Antes de apresentar a conclusão se faz necessária uma advertência: o motivo da realização deste trabalho é trazer uma modesta contribuição, ainda que a título de provocação no sentido de se desenvolver mais o debate sobre esta autarquização das estatais via STF, não pretendendo de maneira alguma colocar um ponto final nesta temática, e nem menoscabar o trabalho do STF nos processos referidos, consistindo os eventuais excessos de linguagem em meras críticas advindas de um cidadão preocupado, portanto, desde já, pede-se escusas.

Passando-se as conclusões, é importante sublinhar que após uma breve apresentação do regime jurídico administrativo brasileiro, já no primeiro capítulo ficou demonstrado que a autarquização das estatais acaba por ferir a literalidade do texto constitucional que permite a criação de empresas estatais para a exploração de atividade econômica, especialmente o art. 173, §§ 1º e 2º da Constituição.

Depois disso, passou-se a uma apresentação mais detalhada do direito fundamental ao desenvolvimento, apresentando-se até mesmo as noções mais básicas, pois parte-se do pressuposto de que é um direito que foi por muitos anos negligenciado pela doutrina e pela jurisprudência nacionais, portanto, de pouca popularidade, merecendo maiores aprofundamentos, sempre que aparecer esta oportunidade.

Ao final do capítulo sobre o direito ao desenvolvimento não se chegou a nenhuma conclusão mais substancial sobre a dúvida a respeito de estar-se ou não promovendo o direito fundamental ao desenvolvimento pela via dessa autarquização das estatais, pois não foram encontrados dados empíricos a este respeito e, além disso, não é correto lastrear um trabalho pretensamente útil ao Direito em concepções ideológicas.

Isto não significa, entretanto, que não tenha havido avanço, pois diante da fundamentalidade do direito ao desenvolvimento, o qual se apresenta como valor supremo da República, concluiu-se pela possibilidade, ainda que remota, para casos extremos, de haver derrotabilidade das regras constitucionais para a promoção deste nobre direito fundamental, o qual se apresenta inclusive como princípio implícito da ordem econômica brasileira.

Esta investigação se fez útil principalmente por ter acarretado a conclusão de que a autarquização das estatais, mesmo contrariando os dispositivos constitucionais mencionados, pode se justificar em casos extremos, onde seja cabalmente demonstrada a promoção inequívoca do direito fundamental ao desenvolvimento, abrindo-se esta via de justificação para casos futuros.

No terceiro capítulo o trabalho apresentou uma especial preocupação com os impactos deste movimento jurisprudencial no pacto federativo, tendo em vista as consequências que acarreta para os entes tributantes, que perdem o direito de cobrar impostos das empresas estatais prestadoras de serviços públicos, o que se apresenta como uma questão muito delicada, por acabar desprezando decisões legítimas da Administração Pública e do Poder Legislativo.

Neste ponto concluiu-se que a autarquização das estatais viola o pacto federativo, mas mesmo assim, acabou se ressaltando o valor fundamental do direito ao desenvolvimento, tendo em vista que em hipóteses raras e extremas, é possível até mesmo o federalismo fiscal ceder lugar a promoção deste valor supremo, o qual legitimaria, desde que concretamente demonstrável, toda intervenção do Estado na ordem econômica, inclusive esta nova modalidade pela via do Poder Judiciário.

A conclusão derradeira só pode ser no sentido de ressaltar o protagonismo que assume o direito fundamental ao desenvolvimento, caso seja reconhecido pelos juristas brasileiros o seu especial valor, superando-se a visão liberal clássica, e avançando-se rumo a uma concepção mais democrática e abrangente de tal instituto, o qual precisa funcionar como substrato legitimador de toda atuação do Estado, inclusive em suas intervenções na ordem econômica.


REFERÊNCIAS

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2007.

ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. Vocabulário ortográfico da língua portuguesa. Disponível em: http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=23 Acesso em 22 de junho de 2015.

ALEXY, Robert. Teoria dos direitos fundamentais. Traduzida por Virgílio Afonso da Silva, 2ª ed. São Paulo: Malheiros, 2011.

ANJOS FILHO, Robério Nunes dos. Direito ao desenvolvimento. (Saraiva Reader Edition) São Paulo: Editora Saraiva, 2013

ARISTÓTELES. Política. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1985.

ÁVILA, Humberto. Repensando o “Princípio da Supremacia do Interesse Público sobre o Particular”. Revista Diálogo Jurídico, Salvador, CAJ - Centro de Atualização Jurídica, v. I, nº. 7, outubro, 2001. Disponível em: < http://www.direitopublico.com.br > acesso em: 27 de junho de 2015.

____. Teoria dos princípios: da definição à aplicação dos princípios jurídicos. 16ª ed. São Paulo: Malheiros, 2015.

BARROSO, Luís Roberto (org.). A reconstrução democrática do Direito Público no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Renovar, 2007.

____. Curso de Direito Constitucional contemporâneo: os conceitos fundamentais e a construção do novo modelo. 5ª ed. São Paulo: Saraiva, 2015

BENJAMIN, Antonio Herman V.; MARQUES, Claudia Lima; BESSA, Leonardo Roscoe. Manual de Direito do Consumidor. 5ª ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2013.

BENSOUSSAN, Fábio Guimarães; GOUVÊA, Marcus de Freitas. Manual de Direito Econômico. Salvador: JusPODIVM, 2015.

BOBBIO, Norberto. Da estrutura à função: novos estudos de teoria do direito. São Paulo: Manole, 2007.

____. Nem com Marx, nem contra Marx. São Paulo: Editora UNESP, 2006.

BORGES, Alice Gonzalez. Supremacia do interesse público: desconstrução ou reconstrução? Revista Eletrônica de Direito Administrativo Econômico (REDAE), Salvador, Instituto Brasileiro de Direito Público, nº. 26, maio/junho/julho, 2011. Disponível na Internet: < http://www.direitodoestado.com/revista/REDAE-26-MAIO-2011-ALICE-BORGES.pdf > acesso em: 27 de junho de 2015.

CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 18ª ed. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2007.

CUNHA JÚNIOR. Curso de Direito Administrativo. 14ª ed. Salvador: JusPODIVM, 2015.

____. O que é derrotabilidade das normas jurídicas? Artigo publicado no site JusBrasil, 2015, Disponível em < http://dirleydacunhajunior.jusbrasil.com.br/artigos/207200076/o-que-e-derrotabilidade-das-normas-juridicas > acesso em 16 de julho de 2015.

ENGELS, Friedrich. Esboço de uma crítica da economia política. in Revista Temas de Ciências Humanas, São Paulo: Editora Ciências Humanas, n. 5: 1-29, 1979.

FERNANDES, Bernardo Gonçalves. Curso de Direito Constitucional. 7ª ed. Salvador: JusPODIVM, 2015.

FEYERABEND, Paul. Contra o método. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora, 1977.

FORGIONI, Paula A. Os fundamentos do antitruste. 6ª ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2013.

FREITAS, Daniela Bandeira de.; VALLE, Vanice Regina Lírio do (org.). Direito Administrativo e democracia econômica. Kindle Edition. Belo Horizonte: Editora Fórum, 2013.

GRAU, Eros Roberto. A ordem econômica na Constituição de 1988. 15ª ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2012.

____. O direito posto e o direito pressuposto. 7ª ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2008.

HABERMAS, Jürgen. A ética da discussão e a questão da verdade. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

PNUD, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. O que é Desenvolvimento Humano. Disponível em < http://www.pnud.org.br/IDH/DesenvolvimentoHumano.aspx?indiceAccordion=0&li=li_DH > acesso em 22 de junho de 2015.

KEYNES, John Maynard. A Teoria geral do emprego, do juro e da moeda. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1996.

KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Editora Perspectiva, 1998.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

MARINELA, Fernanda. Direito Administrativo. 6ª ed. Niterói: Impetus, 2012.

MARX, Carl. O capital: crítica da economia política. Volume I livro primeiro, O processo de produção do capital, Tomo 1. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1996.

MAZZA. Alexandre. Manual de Direito Administrativo. 2ª ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2012.

MAZZUOLI, Valerio de Oliveira. Curso de Direito Internacional Público. 7ª ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2013.

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 30ª ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2005.

MELLO, Celso Antônio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo. 26ª ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2009.

MENDES, Gilmar Ferreira; COELHO, Inocêncio Mártires; BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Curso de Direito Constitucional. 5ª ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2010.

MILARÉ, Édis. Direito do Ambiente. 8ª ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2013.

MONTORO, André Franco. Introdução à Ciência do Direito. 25ª ed. Editora Revista dos Tribunais, 2000.

NADER, Paulo. Introdução ao estudo do Direito. 22ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 2002.

NUSDEO, Fábio. Curso de economia: introdução ao Direito Econômico. 7ª ed. Editora Revista dos Tribunais, 2013.

PIOVESAN, Flávia. Direitos humanos e justiça internacional. São Paulo: Editora Saraiva, 2007.

POPPER, Karl R. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Editora Cultrix, 1974.

REALE, Miguel. Lições preliminares de direito. 20. ed. São Paulo: Saraiva, 1993.

RICARDO, David. Princípios de economia política e tributação. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1996.

SANDROINI, Paulo. Novíssimo dicionário de economia. São Paulo: Editora Best Seller, 1999.

SARLET, Ingo Wofgang; MARINONI, Luiz Guilherme; MITIDIERO, Daniel. Curso de Direito Constitucional. 2° ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2013.

SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. Traduzida por Laura Teixeira Motta, São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

SMITH, Adam. A riqueza das nações: investigação sobre sua natureza e suas causas. v. I. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1996.

SOUZA NETO, Cláudio Pereira de; SARMENTO, Daniel. Direito Constitucional: teoria, história e métodos de trabalho. 2ª ed. Belo Horizonte: Fórum, 2014.

STRECK, Lenio Luiz. O que é isto – decido conforme minha consciência? 3. Ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2012.

USP, Biblioteca Virtual de Direitos Humanos. Declaração sobre o Direito ao Desenvolvimento – 1986. Disponível em < http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Direito-ao-Desenvolvimento/declaracao-sobre-o-direito-ao-desenvolvimento.html > acesso em 22 de junho de 2015.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Rafael Ioriatti da Silva

Advogado, MBA em Business Law pela Fundação Getúlio Vargas e especialista em Direito Administrativo pela Anhanguera-Uniderp

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

SILVA, Rafael Ioriatti. A autarquização das estatais frente ao direito ao desenvolvimento e ao pacto federativo. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 22, n. 5067, 16 mai. 2017. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/40997. Acesso em: 19 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos