Alertar aos Profissionais de Direito para a Pesquisa Jurídica Informatizada.
Estamos em 2017 e você ainda é um profissional que vive comprando livros, assinando revistas de jurisprudências que chegam todo mês em sua residência?
Você ainda é daquele profissional que possui uma biblioteca em casa, lotada de livros e códigos todos alinhados? Ora, será mesmo que você está em 2017? Comprar livros físicos, códigos e revistas de jurisprudências para ter uma biblioteca em casa pode ser bem útil, mas, e se precisar deles há quilômetros de distância?
E se naquela viagem de negócios, de lazer ou de qualquer outro fim vc precisar daquele livro que fica no canto superior esquerdo na terceira fileira de sua estante, o que fazer? Já sei, é só buscar no "Dr.Google" - afinal ele sabe de tudo - sobre o assunto que você quer saber.
Se vai buscar no "Dr. Google" para quê ter a Doutrina? Vejam que existem várias perguntas quando se liga o Direito a Tecnologia da Informação. E se eu disser que uma Blibioteca Virtual resolveria o seu problema.
Na verdade uma bliblioteca virtual pode resolver o seu problema, se realmente você souber usar. Nada contra aos apaixonados pelas doutrinas, códigos e bibliotecas físicas mas o profissional do Direito em pleno 2017 deve saber utilizar a Pesquisa Jurídica Informatizada(PJI).
Falar em PJI é sem dúvida nenhuma falar em algo pouco utlizado pelos profissionais do Direito. PJI não é ir em um buscador da Web e simplesmente digitar o tema ou assunto para saber. PJI é se tornar um profissional capaz de utilizar bibliotecas virtuais em diversos sites Jurídicos e Institucionais.
Muitos profissionais não tem a noção da dimensão de tais bibliotecas. São ferramentas importantíssimas para o Profissional do Direito neste século. O acesso a informação através da PJI é sem dúvida a melhor ferramenta de todos os tempos.
O que se levaria cerca de 24horas para se fazer uma pesquisa física em determinada doutrina ou código na bliblioteca virtual se leva minutos podendo ainda otimizar a pesquisa utilizando filtros relacionados ao assunto.
Esse artigo foi elaborado para no intuito de alertar aos profissinais do Direito sobre a importância da Pesquisa Jurídica Informatizada e da utilização de Bibliotecas Virtuais.
.
Comentários
0