Breve comentário sobre o Benefício Assistencial de Prestação Continuada - BPC

17/06/2017 às 21:07
Leia nesta página:

O beneficio de prestação continuada é regulamentado pela Lei Orgânica da Assistência Social , sendo concedido à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprove não possuir meios de prover a própria manutenção ou de tê-la provida por sua família.

O beneficio de prestação continuada - BPC é regulamentado pela Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, sendo concedido à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprove não possuir meios de prover a própria manutenção ou de tê-la provida por sua família.

Esse benefício concede à pessoa um salário mínimo para prover suas necessidades básicas.

O BPC é garantido para os idosos acima de 65 anos, além de pessoas com alguma deficiência independentemente de idade, essas pessoas tem o direito de receber um salário mínimo por mês e mesmo sem ter feito qualquer contribuição à Previdência Social.

Por se tratar de um benefício assistencial, não é necessário ter contribuído ao INSS para ter direito. No entanto, este benefício ao contrário de alguns outros, como por exemplo a Aposentadoria, o benefício assistencial da Prestação Continuada não paga 13º salário e não deixa pensão por morte.

A garantia desse benefício encontra fundamento especialmente na Constituição Federal de 1988, que em seu artigo 203 busca garantir as necessidades sociais preservando sua dignidade.

Da mesma forma que a Norma Constitucional, a Lei Orgânica da Assistencial Social (Lei nº 8.742/1993), em seu artigo 2º e Parágrafo Único, traz os objetivos deste benefício, buscando com isso o enfrentamento da pobreza, a assistência social integrada às políticas setoriais.

Diante deste cenário, para buscar o benefício, a pessoa interessada terá que ir ao CRAS – Centro de Referência da Assistência Social da sua região para realizar uma avaliação social, lembrando que essa etapa é para analisar se a renda familiar é igual ou inferior a ¼ do salário mínimo. Após essa etapa, já com agendamento feito pelo CRAS, deverá comparecer a uma agência do INSS para fazer uma avaliação com a assistente social.

Neste sentido, comenta Alberto Pereira de Castro, João Batista Lazzari:

“o beneficio será devido depois de cumpridos todos os requisitos exigidos e será pago a partir de, no máximo, quarenta e cinco dias após o requerimento. Não, está sujeito a desconto de qualquer contribuição, nem gera direito a abono anual e não pode ser acumulado com nenhum outro beneficio da Previdência Social ou outro regime assistencial.” (Castro, Carlos Alberto Pereira de. Manual de direito previdenciário/ Carlos Alberto Pereira de Castro, João Batista Lazzari -16. Ed. – Rio de Janeiro: Ed. Forense, 2014, p.862.).

Em resumo os requisitos para concessão do Beneficio Assistencial que consiste no valor de um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso carente estão contido nos artigos 20 e 21 da LOAS.

Neste sentido esses são os requisitos:

- Ser brasileiro, nato ou naturalizado, ou possuir nacionalidade portuguesa;

- Comprovar residência fixa no Brasil;

- Possuir renda por pessoa do grupo familiar a 1/4 de salário mínimo vigente;

- Não estar recebendo nenhum outro benefício da Seguridade Social (como aposentadorias e pensão) ou de outro regime, exceto benefícios da assistência médica, pensões especiais de natureza indenizatória e remuneração advinda de contrato de aprendizagem. É necessário alertar que agora o beneficiário deverá declarar que não recebe outro benefício no âmbito da Seguridade Social;

- Para o idoso: idade superior a 65 anos, para homem ou mulher;

- Para a pessoa com deficiência: qualquer idade, desde que comprove, em perícia médica, impedimentos de longo prazo (mínimo de 2 anos) de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, possam obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as pessoas que não possuam tal impedimento;

- Estar inscrito no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico –, antes da apresentação de requerimento à unidade do INSS. Famílias já cadastradas devem estar com cadastro atualizado no máximo há 2 anos;

- O requerente/beneficiário e todos os membros do seu grupo familiar devem estar cadastrados no CPF, cujos números devem ser apresentados ao pedir o benefício.

Assim sendo, a LOAS define que é garantido ao cidadão que preencher os requisitos legais assistência social, que é um direito do cidadão e dever do Estado, fazendo parte da Política de Seguridade Social não contributiva.

Passada essa explicação procedimental, se o benefício for negado pela Autarquia Federal, a pessoa pode se socorrer e pleitear seu pedido na Justiça.

CONCLUSÃO

Inicialmente destaque-se que este direito é garantido na Constituição Federal de 1988 e na Lei 12.435 de 2011 e pelo Decreto 7.617/2011. Então, como dito anteriormente, preenchidos todos os requisitos legais e direito da pessoa receber o beneficio assistencial.

Assim sendo a LOAS e o BPC, busca proteger o interesse social, além de garantir assistência social que provê os mínimos sociais que uma pessoa necessita, integrando e colocando a pessoa em situação de igualdade perante os demais cidadãos.

Por fim, o Beneficio Assistencial de prestação continuada visa em seus artigos a proteção dos mais necessitados que não tenham condições financeiras e de saúde de prover seu sustento e para garantir o atendimento às suas necessidades básicas, mas como dito anteriormente desde que preenchido os requisitos do artigo 20 e 21 da LOAS.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Lei nº 8.742, de 7 de Dezembro de 1993.

___ Constituição da Republica Federativa do Brasil de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em: <

 

Artigo Produzido por Ewerton Polese Ramos, graduado em Direito na Universidade Vila Velha / Pós-graduado em Direito Público – A Fazenda Pública em Juízo pela Faculdade de Direito de Vitória /FDV /  Pós-graduado em Direito e Processo Previdenciário pelo Instituto Damásio de Direito da Faculdade IBMEC SP.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Ewerton Polese Ramos

Advogado Formado em Direito pela Universidade Vila Velha - ES - UVV-ES Autor do livro: ‘’A responsabilidade civil da Previdência Social: atos administrativos previdenciários’’ - Ed. Dialética. Pós-graduado em Direito Público - Fazenda Pública em Juízo pela Faculdade de Direito de Vitória - FDV. / Pós-graduado em Direito e Processo Previdenciário pelo Instituto Damásio de Direito da Faculdade IBMEC SP Atuação na Advocacia: Direito Previdenciário; Direito do Consumidor; Direito Cível; Diligência e Advocacia de Apoio na Grande Vitória.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos