Artigo Destaque dos editores

Sobre o não pagamento de aviso prévio indenizado e multa de 40% sobre o FGTS na exoneração de cargo comissionado

07/08/2017 às 16:00
Leia nesta página:

Trata-se da análise da hipótese de não pagamento de aviso prévio indenizado e multa de 40% sobre o FGTS nos casos de exoneração de cargo comissionado, à luz da jurisprudência consolidada do TST.

A questão versa a respeito de se ocupante de cargo em comissão, ainda que no regime celetista, há a obrigação legal por parte deste de efetuar o pagamento de multa do FGTS, bem como aviso-prévio, no caso de exoneração ad nutum.

A exoneração e dispensa de empregado admitido para exercer cargo em comissão, ainda que contratado sob o regime celetista, não gera direito ao pagamento das verbas típicas da rescisão sem justa causa, haja vista a precariedade da contratação para o desempenho de cargo em comissão – de livre nomeação e exoneração –, nos termos do art. 37, II, da Constituição Federal.

Em caso desta natureza, o Ministério Público do Trabalho se manifestou nos seguintes termos:

" (...) no caso em análise, este Parquet sustenta que o aviso prévio ou pagamento de indenização correspondente, bem como as diferenças nas demais verbas rescisórias pela projeção sobre o contrato de trabalho e indenização de 40% sobre o FGTS são benefícios devidos somente aos trabalhadores demitidos de forma imotivada, não alcançando os empregados públicos ocupantes de cargo de confiança ou de comissão. Isto porque a natureza da contratação para os cargos em comissão é administrativa, dada sua precariedade, não havendo que se falar em qualquer estabilidade ou compensação decorrente de eventual exoneração, tampouco de direito à percepção de aviso prévio indenizado. Assim sendo, cessada a oportunidade e conveniência da contratação, não há previsão legal que ampare a exigência de manutenção do obreiro, daí por que, sendo o trabalhador nomeável e destituível ad nutum, por ato discricionário, não faz jus às verbas que visam a compensar a dispensa imotivada.

Nesse sentido já se posicionou a jurisprudência do Excelso Supremo Tribunal Federal:

 "AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO. ADMINISTRATIVO. CARGO EM COMISSÃO. POSSIBILIDADE DE EXONERAÇÃO AD NUTUM. DISCRICIONARIEDADE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. PRECEDENTES. AGRAVO REGIMENTAL AO QUAL SE NEGA PROVIMENTO". (STF ARE: 663384 SP , Relator: Min. CÁRMEN LÚCIA, Data de Julgamento: 25/09/2012, Segunda Turma, Data de Publicação: ACÓRDÃO ELETRÔNICO DJe-200 DIVULG 10-10-2012 PUBLIC 11-10-2012)

O C. TST, em sua maioria, também comunga do mesmo entendimento. Nesse sentido, destaca-se a recente decisão proferida pela 5ª Turma, in verbis:

"(...) MULTA DE 40% SOBRE OS DEPÓSITOS DO FGTS. CARGO EM COMISSÃO. O provimento de cargo em comissão, autorizado pelo art. 37, inc. II, da Constituição da República, depende do preenchimento de determinados requisitos previstos em lei e ostenta natureza administrativa, não se sujeitando à incidência da CLT. Portanto, são indevidas quaisquer parcelas, inclusive a multa de 40% sobre o saldo do FGTS. Recurso de Revista de que se conhece em parte e a que se dá provimento. (RR 1726-22.2012.5.09.0322. DEJT 10/06/2016) IV. CONCLUSÃO. Ante o exposto, o Ministério Público do Trabalho manifesta-se pelo cabimento deste IUJ e, no mérito, pela uniformização da jurisprudência do Egrégio Regional, de modo a reconhecer que o empregado público ocupante de cargo em comissão ou de confiança, quando dispensado, não tem direito ao pagamento das parcelas referentes ao aviso prévio e à multa do 40% sobre os depósitos do FGTS."                  

Ademais, os precedentes do Tribunal Superior do Trabalho são majoritários, in verbis:

 

RECURSO DE REVISTA . CARGO EM COMISSÃO CONTRATAÇÃO PELO REGIME CELETISTA FGTS E MULTA DE 40%. A Carta Política, no art. 37, inciso II, parte final, autoriza as nomeações para cargo em comissão, declarado em lei, de livre nomeação e exoneração. Nesses termos, a contratação de servidor, pela Administração Pública, para o exercício de função comissionada, não gera vínculo de emprego entre eles, mas sim uma situação diferenciada, com possibilidade de dispensa ad nutum, mesmo que o regime jurídico adotado pelo Ente Público seja o celetista, como na hipótese dos autos. Não há cabimento, dada a precariedade e previsibilidade da dispensa dos ocupantes de cargos em comissão, falar-se em qualquer tipo de compensação decorrente da despedida, tal como a multa de 40% do FGTS, que deve ser excluída da condenação. (RR - 39600-08.2002.5.09.0026 Data de Julgamento: 03/10/2007, Redator Ministro: Vantuil Abdala, 2ª Turma, Data de Publicação: DJ 08/02/2008)

RECURSO DE REVISTA - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - CARGO EM COMISSÃO - REGIME CELETISTA - EXONERAÇÃO - VERBAS RESCISÓRIAS. A nomeação de servidor para ocupar cargo em comissão não gera relação de emprego entre as partes, e sim vínculo administrativo, com possibilidade de dispensa ad nutum. Logo, estando a dispensa amparada no art. 37, II, da Constituição Federal, não faz jus o reclamante ao pagamento de verbas rescisórias. Recurso de revista conhecido e desprovido.- (RR - 144500-98.2005.5.15.0081, Relator Ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, 1ª Turma, DEJT de 18/02/2011).

RECURSO DE REVISTA. CARGO EM COMISSÃO. ENTE PÚBLICO. CONTRATAÇÃO A TÍTULO PRECÁRIO. VALORES RELATIVOS AO AVISO PRÉVIO, MULTA DE 40% DO FGTS E SEGURO DESEMPREGO. PAGAMENTO. IMPOSSIBILIDADE. Em se tratando da ocupação dos cargos em comissão, declarado em lei de livre nomeação e exoneração, não há de se falar em pagamento de valores relativos a aviso prévio, multa de 40% do FGTS e seguro-desemprego, ainda que o Município adote o Regime Celetista como sendo o regime jurídico aplicável às relações de trabalho estabelecidas pelo referido Ente Público, pois os cargos em questão possuem natureza administrativa, tratando-se de contratação a título precário, sendo esse o entendimento predominante no âmbito desta Corte. Precedentes. Recurso de Revista conhecido e não provido.- (RR - 52200-32.2008.5.15.0140, Relatora Ministra Maria de Assis Calsing, 4ª Turma, DEJT de 06/08/2010).

 

RECURSO DE REVISTA. EXERCÍCIO DE CARGO EM COMISSÃO. INEXISTÊNCIA DE DIREITO À MULTA DE 40% SOBRE O FGTS E AO AVISO-PRÉVIO. O entendimento que tem prevalecido nesta Corte é no sentido de que o ocupante de cargo em comissão, mesmo contratado sob o regime da CLT, não tem direito ao pagamento dos valores relativos à multa de 40% sobre o FGTS e ao aviso-prévio indenizado, porquanto se trata de contratação a título precário, sem concurso público, sendo o cargo de livre nomeação e exoneração, nos termos do artigo 37, II, da Constituição Federal. Precedentes. Recurso de revista conhecido e provido.- (RR - 89300-39.2009.5.10.0103, Relatora Ministra Dora Maria da Costa, 8ª Turma, DEJT de 05/11/2010).

RECURSO DE REVISTA. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. CARGO EM COMISSÃO. REGIME CELETISTA. EXONERAÇÃO. VERBAS RESCISÓRIAS. PROVIMENTO. Considerando que a relação entre o servidor exclusivamente comissionado e a Administração Pública tem índole administrativa, escapando da incidência da CLT, não gera vínculo de emprego, entre o particular e o Poder Público, mas mero vínculo administrativo, com possibilidade de dispensa ad nutum, sendo indevida a condenação no pagamento de verbas rescisórias, por ocasião de seu afastamento. Recurso de revista conhecido e provido.- (RR-62/2005-660-09-00, 6ª Turma, Relator Ministro Aloysio Corrêa da Veiga, DJ de 09/05/08).

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Em questionamento no domínio da competência do Tribunal de Contas da União (TCU), sobremodo no julgado TC 000.572/2011-0, as razões proferidas foram acompanhadas nos inúmeros acórdãos oriundos da Justiça do Trabalho, já mencionados, concluindo pelo caráter ilegal do pagamento da multa indenizatória do FGTS e aviso-prévio nos casos de demissão de ocupantes de cargo em comissão.

A precariedade do vínculo, característica da relação típica de direito administrativo, notadamente na qual a comissão ou mesmo a confiança dependem de circunstâncias específicas ligadas ao caráter pessoal do agente nomeado, impedem que, ao cabo desta relação, sejam-lhe reconhecidos direitos indenizatórios tal como ocorreria para um funcionário contratado sob a rubrica estrita do regime laboral celetista.

Pelo exposto, conclui-se que é indevido o pagamento da multa de 40% sobre o saldo do FGTS, bem como aviso-prévio indenizado a ex-funcionário ocupante de cargo em comissão, ainda sob o regime celetista, visto o não desvirtuamento da relação precária entre aquele e a Administração Pública.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Luiz Felipe Nobre Braga

Mestre em Direito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas; Advogado; Consultor e Parecerista; Professor de Direito Constitucional e Lógica Jurídica na Faculdade Santa Lúcia em Mogi Mirim-SP; Professor convidado da pós-graduação em Direito Processual Civil e no MBA em Gestão Pública, da Faculdade Pitágoras em Poços de Caldas/MG. Autor dos livros: "Ser e Princípio - ontologia fundamental e hermenêutica para a reconstrução do pensamento do Direito", Ed. Lumen Júris, 2018; "Direito Existencial das Famílias", Ed. Lumen Juris-RJ, 2014; "Educar, Viver e Sonhar - Dimensões Jurídicas, sociais e psicopedagógicas da educação pós-moderna", Ed. Publit, 2011; e "Metapoesia", Ed. Protexto, 2013.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

BRAGA, Luiz Felipe Nobre. Sobre o não pagamento de aviso prévio indenizado e multa de 40% sobre o FGTS na exoneração de cargo comissionado. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 22, n. 5150, 7 ago. 2017. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/58819. Acesso em: 28 mar. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos