Lula e Bolsonaro iriam ao 2º turno se eleições fossem hoje (Ibope)

De acordo com a pesquisa do Ibope divulgada neste domingo (29), Lula e Bolsonaro (PSC-RJ) disputariam a presidência no segundo turno se a eleição presidencial acontecesse hoje. Esta é a primeira pesquisa do instituto para avaliar o cenário das eleições de 2018.

A pesquisa, divulgada pelo blog do jornalista Lauro Jardim no jornal O Globo, mostra um retrato semelhante ao apresentado pelo levantamento do Datafolha, divulgado no fim do mês passado. Nas pesquisas de ambos os institutos, Lula lidera com larga vantagem em todos os cenários em que seu nome aparece. A tendência é apresentada pelo Datafolha desde junho.

O petista abre vantagem de mais de 20 pontos percentuais de Bolsonaro na pesquisa estimulada (com as opções de nomes para os entrevistados responderem). Enquanto Lula tem 35%, o deputado fluminense aparece com 13%. Marina Silva é a terceira colocada nesse cenário, com 8%.

Nas respostas espontâneas – sem nomes apresentados -, Lula também lidera, com 26% das intenções de voto. Bolsonaro (9%) e Marina (2%) também aparecem em segundo e terceiro, respectivamente, nesse caso. Em uma simulação sem Lula, o deputado e a ex-senadora ficam empatados em primeiro, com 15%. O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), cujo nome é citado como um possível “plano B” do PT caso Lula não possa concorrer, aparece com apenas 1% das intenções dos entrevistados.

Tucanos e Huck

Os tucanos Geraldo Alckmin e João Doria, governador de São Paulo e prefeito da capital paulista, respectivamente, aparecem com 5% e 4% no cenário estimulado com Lula. O prefeito paulistano ainda ficaria atrás do apresentador Luciano Huck, que tem os mesmos 5% de Alckmin.

Alckmin ficaria empatado em quarto lugar com Huck, cujo nome tem sido aventado como um possível “outsider” na disputa do ano que vem. O apresentador, em um cenário sem o ex-presidente Lula aparece com 8% das intenções de voto, em segundo lugar, uma vez que Bolsonaro e Marina empatam em primeiro nesse caso. O nome de Huck também aparece na frente de Ciro Gomes, o terceiro colocado nessa simulação, com 7%.

Alckmin tem seu melhor índice na pesquisa sem Lula, com os mesmos 7% de Ciro Gomes. Já Doria, afilhado político de Alckmin que tem ameaçado se candidatar à Presidência contra seu padrinho e mantido uma agenda de pré-candidato, com viagens pelo país e para o exterior, não passa dos 5% em nenhum cenário.

Congresso em Foco

Maysa Martimiano , Advogado

Maysa Martimiano PRO

⚖️ •Civil •Família •Consumidor

Advogados - Consultores - Correspondentes Surgimos com a missão de preencher lacunas na prestação de serviços jurídicos, sobretudo oferecendo pessoalidade e alta qualidade jurídica, seja na advocacia, consultoria ou correspondência. Somos um escritório multidisciplinar com vocação para o direito privado e ênfase nas áreas do Direito Civil, Família e Consumidor. Na correspondência jurídica, oferecemos respostas rápidas e eficazes. Visamos parcerias, provendo soluções e gerando resultados. Para maiores informações, acesse: Website: maysamartimiano.adv.br E-mail: contato@maysamartimiano.adv.br Whatssap: (65) 9 9993-0555 Tel.: (65) 3027-3711 Facebook: facebook.com/maysamartimiano Instagran: @maysamartimiano Av. Bosque da Saúde, n 208, sala 06, Bairro Bosque da Saúde Cuiabá/MT CEP 78050-070


Autor

  • Maysa Martimiano

    •Civil •Família •Consumidor

    Advogados - Consultores - Correspondentes

    Surgimos com a missão de preencher lacunas na prestação de serviços jurídicos, sobretudo oferecendo pessoalidade e alta qualidade jurídica, seja na advocacia, consultoria ou correspondência. Somos um escritório multidisciplinar com vocação para o direito privado e ênfase nas áreas do Direito Civil, Família e Consumidor. Na correspondência jurídica, oferecemos respostas rápidas e eficazes. Visamos parcerias, provendo soluções e gerando resultados. Para maiores informações, acesse:

    Website: maysamartimiano.adv.br E-mail: contato@maysamartimiano.adv.br Whatssap: (65) 9 9993-0555 Tel.: (65) 3027-3711 Facebook: facebook.com/maysamartimiano Instagran: @maysamartimiano

    Av. Bosque da Saúde, n 208, sala 06, Bairro Bosque da Saúde Cuiabá/MT CEP 78050-070

    Textos publicados pela autora

    Fale com a autora

    Site(s):

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pela autora. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.

Comentários

0

Livraria