Capa da publicação O gato preto: embriaguez e (in)imputabilidade penal
Artigo Destaque dos editores

O gato preto: embriaguez e (in)imputabilidade penal

Leia nesta página:

Estuda-se a inimputabilidade penal por embriaguez a partir do conto O gato preto, de Edgar Allan Poe.

1 INTRODUÇÃO

Edgar Allan Poe (1808-1849) nasceu em Boston, Massachusetts, nos Estados Unidos, em 19 de janeiro de 1809. Filho de David Poe e Elizabeth Arnold, foi abandonado pelo pai e ficou órfão de mãe, passando a viver com uma nova família na Virgínia,  onde exerceram papel de pais Francis Allan e o seu marido John Allan. Embora nunca tenha sido adotado formalmente, durante a sua morada na Virgínia desfrutou de uma educação de qualidade.

Entrou na Universidade da Virgínia e desde cedo demonstrou interesse pela literatura. Durante sua vida acadêmica destacou-se no estudo de Línguas Românticas. Após abandonar a faculdade, Edgar publicou uma coleção anônima de poemas chamada de Tomerlane and Other Poems, no ano de 1827. Desde sempre demonstrou comportamento indisciplinado, chegando até mesmo a ser expulso da Academia de West Point, em 1829, onde tentou seguir carreira militar. A partir de então, Edgar seguiu sua carreira de escritor fazendo disso sua profissão.

Em 1836 casou-se com Virginia Clemm, sua prima. Tempos depois, sem emprego e passando por dificuldades financeiras, Edgar vence um concurso de contos e poesias pela revista Southern Literary Messenger. Em 1847, pouco tempo depois da publicação de um dos seus mais famosos contos, "O Corvo", sua esposa morre vítima de tuberculose e novamente Edgar passa por momentos difíceis, inclusive abusando no uso de bebidas.

Em 7 de outubro de 1849, Edgar Allan Poe morre em decorrência de doenças provocadas pelo álcool. Deixou uma série de poemas e contos, muitos deles explorando temas pautados no sofrimento, morte, mistério, terror, fantasia. Integrou o movimento Romântico americano e contribuiu em muito para a ficção científica e ficção policial. Suas obras são de grande importância para a literatura norte-americana contemporânea, destacando-se O Corvo (1845), Os Crimes da Rua Morgue (1841), A Máscara da Morte Escarlate (1842) e O Gato Preto (1843).

Essa última obra será o objeto deste trabalho e será destacado, como aspecto jurídico, a embriaguez. Partindo da ótica de que o álcool seria o verdadeiro "vilão", o presente artigo busca fazer uma breve análise sobre o conceito doutrinário de embriaguez e sobre crimes penais cometidos por agentes sob este efeito, seja decorrente do álcool ou substâncias de efeitos análogas e os casos de imputabilidade ou inimputabilidade conforme a lei. Para isso será abordado os motivos causadores da embriaguez, quais sejam, embriaguez voluntária, embriaguez culposa, embriaguez acidental, embriaguez patológica, embriaguez crônica e por fim a embriaguez preordenada.

2 ANÁLISE DA EMBRIAGUEZ NO CONTO “O GATO PRETO”

O conto O Gato Preto, escrito em 1843, traz a confissão do narrador. A priori, tenta ganhar a empatia do leitor ao discorrer sobre a relação afetuosa com a esposa e afeição compartilhada por animais, em especial, pelo gato preto de estimação, Plutão.

A amizade entre o homem e o gato perdurou por anos, e tratava-se de um carinho recíproco, visto que o animal compartilhava de brincadeiras com seu dono, além de acompanhá-lo para todos os lugares.

Toda essa relação muda com a presença do álcool na vida do narrador. Este, sem aparente razão, torna-se cruel, agredindo não apenas aos animais de estimação, mas também a esposa. A irritação crescente leva-o a arrancar o olho do gato e, posteriormente, a seu enforcamento. Na mesma noite, um incêndio destrói a casa e todos os bens materiais do homem. Um fato curioso o impressionou: entre as ruínas, na única parede que permanece de pé, destaca-se a figura de um gato gigantesco com uma corda amarrada no pescoço, sobre uma superfície branca. A partir daí o narrador viveu dias de tormento com o "fantasma do gato" (POE, 2017, p. 89).

Meses depois, o homem movido por um sentimento semelhante ao remorso, buscou outro gato de estimação. Encontra, em circunstâncias inusitadas, um muito semelhante a Plutão, inclusive lhe faltava um olho. A única diferença era uma mancha branca que o seu antigo gato não tinha. O mesmo sentimento de rejeição e ódio foi nutrido contra o novo gato, até que um dia, com um machado, tenta matar o animal, qual conseguiu livrar-se com a ajuda da esposa. Esta não teve a mesma sorte, o seu esposo enfurecido desferiu um golpe com o machado em sua cabeça.

Após o crime, o homem busca formas de livrar-se do corpo, até ter a ideia de escondê-lo na parede da sua casa. Utilizando dos materiais necessários para segurar o corpo na parede, o narrador parece ter conseguido realizar o crime perfeito, livre de qualquer possibilidade de alguém suspeitar. Dias se passaram e o animal, o verdadeiro culpado pelo que acontecera, segundo o narrador, não apareceu e o sentimento de felicidade o confortou. Embora lamentasse por vezes o acontecido, ele ainda assim conseguia dormir em tranquilidade, inclusive orgulhando-se da sua esperteza na ocultação do cadáver.

O narrador foi interrogado e a sua casa averiguada, mas inicialmente nada suspeito foi encontrado. Até que por uma atitude mal pensada por ele, com o intuito de demonstrar a qualidade da sua parede, o homem resolve bater com uma bengala, o que resultou na revelação de todo o crime. Sobre a cabeça do cadáver da sua mulher estava o gato.

É possível perceber que durante os relatos do narrador, que está prestes a ser julgado, ele tenta atribuir a culpa pelos seus atos a coisas alheias a própria vontade: bebida, gato Plutão, demônio da intemperança, espírito da perversidade, como destacado:

Nossa amizade conservou-se assim por vários anos, durante os quais meu temperamento e minha personalidade – por obra do demônio da intemperança ­– experimentaram uma mudança radical (ruborizo ao confessar) para pior. (POE, 2017, p. 87)

Além disso, ele tenta uma aproximação com o leitor:

[...] quem, centenas de vezes, não se viu cometendo um ato vil ou estúpido pelo simples motivo de saber que lhe é proibido? Não temos uma inclinação perpétua, a despeito do nosso juízo, para violar a Lei apenas por compreendê-la como tal? O espírito da perversidade, eu dizia, trouxe-me a derrocada final. (POE, 2017, p. 88)

Utiliza elementos que tornam a imagem do gato um tanto negativa, demoníaca, representando a superstição, terror, como forma de convencer o leitor da própria inocência. Sua confissão é confusa e, por isso, passível de conclusões diversas, focando sempre na figura do gato preto. Tanto Plutão quanto o segundo animal são a causa de sua desgraça, confirmando a lenda de mau agouro, má sorte, alimentadas pela superstição. Contudo, podem também ser compreendido com uma representação da consciência humana e, ainda, o segundo gato poderia ser interpretado como a reencarnação de Plutão.

O conto ainda abre margem para interpretações de que o narrador seria um psicopata. Entretanto, tomamos como norte a relação do narrador com a bebida, reputando-o alcoólatra, ou seja, os atos de crueldade resultam de alcoolismo, não de algo intrínseco a sua personalidade, mas, em certa medida, contrário a esta. O narrador admite sua doença, o que talvez explique o desejo insaciável de torturar o gato, e a crueldade com que matou a esposa, sem, no entanto, outras motivações para tais atrocidades, senão vejamos:

Porém, a doença tomou conta de mim –  pois o álcool é uma doença! – e, por fim, até mesmo Plutão  (que já estava ficando velho e, portanto, um pouco impertinente),  até mesmo ele passou a sofrer os efeitos do meu mau gênio. (POE, 2017, p. 87)

Assim, sem demérito a outras interpretações, partiremos dessa perspectiva para empreender nossa análise.

3 CONCEITO DOUTRINÁRIO DE EMBRIAGUEZ

O Brasil adotou o critério biopsicológico ao falar em embriaguez, a saber defende que não é suficiente o fato do agente estar embriagado por caso fortuito ou força maior para que seja considerado inimputável, deve estar presente a perda total da capacidade de entendimento. Nesse sentido, entende-se embriaguez como “a intoxicação aguda e transitória causada pelo álcool ou substância de efeitos análogos que privam o sujeito da capacidade normal de entendimento" (MIRABETE; MIRABETE, 2014, p. 206).

A embriaguez não resulta na mera ingestão de álcool, mas de outras substâncias produtoras de efeitos análogos – maconha, morfina, heroína, cocaína, anfetaminas, crack, cola, inalantes, entre outros. Destarte, o Ministério da Saúde, por meio de portaria renovada anualmente, lista as substâncias consideradas entorpecentes para fins da Lei de Tóxicos (Lei nº 6.368/76), embora outras ainda possam ser consideradas embriagantes.

4 EMBRIAGUEZ E (IN)IMPUTABILIDADE PENAL

O legislador infraconstitucional trouxe no Código Penal, os casos de imputabilidade, inimputabilidade, além do aumento e a diminuição de culpabilidade para agentes que se encontram na condição de embriaguez, em decorrência do álcool ou quaisquer substâncias com efeitos análogos.

Os artigos 28, inciso II, §1º e §2º e art. 61, inciso II, alínea “l” do Código Penal brasileiro trazem a previsão de como se dá a (in)imputabilidade do agente ativo, causador do ilícito penal, na condição de embriaguez para fins de responsabilização penal. Esta condição deve ser analisada a partir de sua motivação, ou origem, que pode ser voluntária, culposa (art. 28, inciso II), acidental quando causado por caso fortuito ou força maior (art. 28, inciso II, §1º e §2º), patológica ou ainda preordenada (art. 61, inciso II, alínea “l”).

O artigo 28 da norma penal deixa claro que a embriaguez não exclui a imputabilidade penal do agente. Já no artigo 61, alínea “l” do mesmo código a embriaguez integra o rol das circunstâncias agravantes de pena, quando não constituem ou qualificarem, é claro, o crime.

O motivo da embriaguez, no Código Penal, é a aplicação da teoria da actio libera in causa (ação livre na sua causa), no qual o momento de aferição da imputabilidade é deslocado, do momento da ação ou omissão para o momento em que o agente colocou-se em estado de inimputabilidade, ao ingerir do álcool. Jesus (2003, p. 472) ensina: 

São casos de conduta livremente desejada, mas cometida no instante em que o sujeito se encontra em estado de inimputabilidade (embriaguez, no caso), i.e., no momento da prática do fato o agente não possui capacidade de querer e entender. Houve liberdade originária (no ato de ingerir bebida alcoólica), mas não liberdade atual (no instante do cometimento do fato).

A primeira embriaguez prevista é voluntária. Nela o agente ingere o álcool ou substância de efeito análogo de forma livre, consciente e dolosa, de forma que cria coragem para praticar determinados atos ilícitos. O indivíduo é imputado pelo delito cometido de forma integral, conforme entendido no seguinte julgado:

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

PROCESSO PENAL. EMBRIAGUÊS VOLUNTÁRIA. IMPUTABILIDADE Não se exime da imputação o agente que comete crime embriagado, quando comprovado que ingeriu álcool voluntariamente. PROCESSO PENAL. HOMICÍDIO QUALIFICADO PELO MOTIVO FÚTIL. AUSÊNCIA DE MOTIVO PARA O CRIME. QUESTÃO A SER APRECIADO PELO TRIBUNAL DO JÚRI, A QUEM CABE ANALISAR O MÉRITO DA ACUSAÇÃO.PENAL E PROCESSO PENAL. LEGÍTIMA DEFESA E DESCLASSIFICAÇÃO PARA LESÃO CORPORAL SEGUIDA DE MORTE. IMPOSSIBILIDADE. ACUSADO QUE EXTERIORIZOU O DESEJO DE PRATICAR O CRIME, ATINGINDO A VÍTIMA NAS COSTAS.PROCESSUAL PENAL. REVOGAÇÃO DE PRISÃO PREVENTIVA. IMPOSSIBILIDADE. ACUSADO QUE INGERE BEBIDA ALCÓOLICA REGULARMENTE, AMEAÇANDO PESSOAS COM REVÓLVER E ATIRANDO PARA O ALTO. PRISÃO QUE SE IMPÔE A FIM DE SER PRESERVADA A ORDEM PÚBLICA. RECURSO IMPROVIDO.

(TJ-MA - RSE: 240152002 MA, Relator: BENEDITO DE JESUS GUIMARÃES BELO, Data de Julgamento: 26/03/2003, SAO LUIS).

Já na embriaguez culposa, não está nos planos do indivíduo o resultado, porém, ao ingerir doses excessivas da substância inebriante, ele assume o risco de produzi-lo. Aqui, em regra, a imputabilidade também é atribuída ao agente.

A embriaguez é considerada acidental, quando o agente ingere a substância alucinógena contra sua vontade por ser ardilosamente induzida (caso fortuito) ou quando é forçada para tal (força maior). Aqui a embriaguez é classificada quanto ao grau de intensidade como completa, por isso, a culpabilidade é afastada. 

No art. 28, inciso II, §2º a pena pode ser reduzida (há a obrigatoriedade, apesar do verbo “poder” atribuído, refere-se ao quantum da diminuição - de um a dois terços) se provado que o mesmo “não possuía, ao tempo da ação ou da omissão, a plena capacidade de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento”, conforme do código penal, complementado pelo entendimento de Mirabete (2014, p.208): "Trata-se de caso de exclusão da imputabilidade e, portanto, da culpabilidade, fundado na impossibilidade de consciência e vontade do sujeito que pratica o crime em estado de embriaguez completa acidental".

A embriaguez patológica é equiparada a uma doença mental, tendo em vista que decorre da perturbação mental causada pela sensibilidade ao consumo de substâncias alcoólicas ou psicotrópicas. O indivíduo que apresenta o quadro dessa embriaguez, mesmo ingerindo pouca quantidade de  bebida, manifesta atitudes que não correspondem com a sua personalidade quando sóbrio, o seu estado mental fica bastante comprometido sob o uso do álcool. É o caso daqueles que têm predisposição à doença, como os filhos de alcóolatras. Diferencia-se da embriaguez crônica, visto que esta se caracteriza pela ingestão habitual de considerável quantidade do álcool. Há aqui uma necessidade da ingestão do álcool sem controle de quantidade; o indivíduo geralmente encontra-se em demência alcóolica. Sobre a embriaguez crônica disserta Fragoso:

O alcoolismo crônico constitui caso de doença mental, que exclui ou atenua a imputabilidade. O álcool gera dependência física, com graves conseqüências sobre o processo volitivo, e conseqüentemente, sobre a capacidade de autogoverno. Esta solução não permite dúvidas. Nestes casos, no entanto, será extremamente mais difícil a já árdua tarefa de saber se o agente tinha capacidade de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se segundo tal entendimento (FRAGOSO, 2003, p. 251).

É também consequência da embriaguez crônica a psicose, é por isso que  este tipo de embriaguez  é considerada doença mental. O ponto chave de diferenciação entre embriaguez patológica e embriaguez crônica é que esta última decorre do consumo excessivo e habitual do álcool, podendo o agente ser inimputável ou ter sua responsabilidade reduzida ao passo que a outra é uma sensibilidade ao consumo do álcool, poucas quantidades causam alterações bruscas no estado mental. Aos dois casos aplica-se o art. 26 do Código Penal.

E por fim a embriaguez preordenada, situação agravante de pena como já citado, a qual o indivíduo faz para justificar, reduzir ou isentar-se da pena. É necessário ressaltar que aqui existe uma intenção de cometer o delito, embriagando-se para executá-lo. Embora a embriaguez voluntária e a preordenada se pareçam, não é a mesma coisa, como explica Capez (2012, p. 343):

Não se confunde a embriaguez voluntária, em que o agente quer embriagar-se, mas não tem a intenção de cometer crimes nesse estado. Na preordenada, a conduta de ingerir a bebida alcoólica já constitui ato inicial do comportamento típico, já se vislumbrando desenhado o objetivo delituoso que almeja atingir, ou que assume o risco de conseguir. É o caso de pessoas que ingerem álcool para liberar instintos baixos e cometer crimes de violência sexual ou de assaltantes que consomem substâncias estimulantes para operações ousadas.

Desse modo, ficam claras as peculiaridades de cada espécie de embriaguez trazida pelo Código Penal.

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este trabalho abordou aspectos criminais do conto literário “O gato preto” escrito por Edgar Allan Poe (1808-1849), o conceito doutrinário de embriaguez, bem como, os motivos causadores, conforme descrito na norma penal, ao passo que foi feito uma análise da embriaguez e (in)imputabilidade penal, com as seguintes conclusões: embriaguez voluntária (art. 28, inciso II) - o agente possui a vontade de se embriagar, por isso é imputável; embriaguez culposa (art. 28, inciso II) - o agente não possui a intenção, mas se embriaga, em regra, a imputabilidade não é excluída;  embriaguez acidental – completa (art. 28, inciso II, § 1º) - o agente é embriagado em razão de caso fortuito ou força maior, nestes casos a  isenção de pena ocorre quando provado que o agente, no momento do delito, encontrava-se completamente incapacitado de entender o que está fazendo. O § 2º do mesmo dispositivo, que trata de uma privação incompleta, prevê a redução de pena de um a dois terços; embriaguez patológica – decorre de perturbação mental causada pela ingestão de substâncias alcoólicas ou substâncias análogas, mesmo em poucas quantidades, por isso, é considerada inimputável; embriaguez crônica -  oriunda do consumo habitual e considerável de bebidas alcóolicas submetendo o organismo à elevado grau de intoxicação, provocando perturbações mentais, podendo o indivíduo ser inimputável ou ter sua responsabilidade reduzida, a depender do caso; embriaguez preordenada (art. 61, inciso II, alínea “l”) - o indivíduo se embriaga justamente com a intenção de cometer o ilícito, por isso, a norma a elenca como uma das situações agravantes de pena.

Ao longo de toda a narrativa o narrador-personagem relata algumas infrações penais cometidas por ele: maus-tratos aos animais, violência doméstica e familiar contra a mulher, homicídio e ocultação de cadáver. Expõe ainda que essa nova personalidade perversa que ele apresenta é resultado do uso de bebidas alcóolicas de forma frequente. É comum que no estado de embriaguez o indivíduo tenha os seus sentidos e sua condição psicológica afetados, inclusive perdendo a noção de suas atitudes.

Partindo da ótica de que o quadro do personagem se trata de uma doença mental, e pelas informações apresentadas no conto, a narrativa leva a crer que trata-se de embriaguez crônica, visto que o narrador expõe a habitualidade e o exagero no consumo de bebidas e a alteração no seu estado psicológico, como nas seguintes passagens: “Certa noite, ao chegar em casa muito embriagado, após uma de minhas incursões noturnas pela cidade, cismei que o gato me evitava.”; “Mais uma vez, mergulhei em excessos e logo afoguei no vinho a lembrança do meu feito.”(POE, 2017, p. 87.). Por diversas vezes, relatou também como gradualmente o vício o tornara agressivo com seus animais e sua esposa. Sendo assim os crimes praticados por ele poderão ensejar a imputabilidade ou a redução da pena, caso seja comprovado o estado de embriaguez crônica por meio de exames médicos, psíquicos, dentre outros meios de prova, e, claro, o convencimento do juiz.


6 REFERÊNCIAS

CAPEZ, Fernando. Curso de Direito Penal, parte geral, (art. 1ª a 120). Vol. 1. Editora Sariva. 2012.

CHAVES, Marlon Ricardo Lima. Embriaguez como causa de exclusão de imputabilidade. Jusbrasil. Disponível em: <https://marlonchaves.jusbrasil.com.br/artigos/121944088/embriaguez-como-causa-de-exclusao-de-imputabilidade>. Acessado em: 07 de maio de 2018.

FRAGOSO, Heleno Cláudio. Lições de direito penal: parte geral. 16. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2003.

JESUS, Damásio Evangelista de. Direito penal: parte geral, v. 1 . 26. ed. São Paulo: Saraiva, 2003. 4 v.

POE. Edgar Allan: Medo Clássico. Tradução de Marcia Heloisa Amarante Gonçalves. Rio de Janeiro: DarkSide Books, 2017.

MATTEDI, Luiz Eduardo da Vitória. A embriaguez alcoólica e as suas conseqüências jurídico-penais. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 10n. 71419 jun. 2005. Disponível em: <https://jus.com.br/artigos/6914>. Acesso em: 8 maio 2018.

MIRABETE, Julio Fabbrini. FABBRINI, Renato N. Manual de Direito Penal, parte geral. Vol. 1. 28ª Ed. São Paulo (SP). Editora Atlas. 2012.

Assuntos relacionados
Sobre os autores
Ivandro Menezes

É Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (PPGCS/UFCG). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB). Especialista em Direito Constitucional pelo Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Bacharel em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Ana Izabel de Oliveira Silva

Acadêmica de Direito pela FACESF - Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco.

Sabrina Scarllaty de Lima Oliveira Costa

Acadêmica de Direito pela FACESF - Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

MENEZES, Ivandro ; SILVA, Ana Izabel Oliveira et al. O gato preto: embriaguez e (in)imputabilidade penal. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 25, n. 6252, 13 ago. 2020. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/66421. Acesso em: 28 mar. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos