Marketing Jurídico: o que é e como fazer

16/02/2023 às 16:57
Leia nesta página:

A lei não é brincadeira, e é por isso que muitos escritórios de advocacia evitam um plano de marketing, mídia social e relações públicas exagerados: eles estão tentando manter uma imagem prática e sincera de seu escritório. 

As equipes de marketing de hoje ultrapassam os limites da criatividade, com o marketing inovador e direto se tornando um favorito para a maioria das táticas das empresas, em que a maioria dos escritórios de advocacia desejam evitar a todo custo.

Mas o desafio ainda está aí: o que é marketing jurídico e como funciona? Vamos responder para você a partir de agora:

Marketing jurídico: uma história

O marketing jurídico não foi muito popular ao longo da história. Por ser um setor mais 'tradicional', a área jurídica sempre valorizou o marketing boca a boca e outros métodos ultrapassados. 

Não é comum ver grandes outdoors chamativos anunciando advogados e isso porque os escritórios de advocacia lidam com assuntos muito delicados delicados e precisam ser reservados.

Na era do marketing tradicional da 'velha escola', a melhor escolha era colocar anúncios chamativos no jornal local, ou então os escritórios recorriam à panfletagem. 

O pensamento tradicional diria que um escritório de advocacia que usa marketing jurídico não é muito bom e, quando você está procurando um advogado, deseja o melhor, não é mesmo?

Estudos ainda mostram que advogados autônomos e 'freelance' são muito mais comuns do que escritórios com vários advogados praticantes. Aqueles que exercem a advocacia como advogados autônomos provavelmente não terão um grande orçamento de marketing, contando, em vez disso, com o boca a boca e a comunidade local para trazer trabalho. 

O boca a boca pode ser uma ótima ferramenta de marketing para comerciantes individuais, mas isso não significa que um pouco de esforço de marketing jurídico não irá lhe beneficiar.

Marketing e crescimento do escritório de advocacia: por que o setor jurídico está evoluindo

Os dias da publicidade tradicional ficaram para trás e estamos começando a ver algumas empresas inovadoras testando novas técnicas de marketing. 

Os escritórios de advocacia são, antes de tudo, empresas. Toda empresa deve ter o crescimento como parte importante de sua estratégia: todas as atividades da empresa devem ter como meta abrangente o crescimento do negócio e a criação de um status de credibilidade.

É aí que o marketing do escritório de advocacia se torna necessário.

O marketing é realmente importante para os escritórios de advocacia nos dias de hoje. À medida que os escritórios de advocacia iniciam suas jornadas de crescimento e o mercado jurídico se torna mais competitivo, conquistar uma fatia do mercado para sua empresa é vital para se manter à tona. 

Isso não significa que você tem que lançar uma campanha toda cantada e dançante com uma celebridade de primeira linha e um orçamento gigantesco. 

O marketing do escritório de advocacia deve ser reduzido, profissional e inteligente.

Como comercializar um escritório de advocacia?

É fácil ver as qualidades que seus clientes procuram em um escritório de advocacia. O setor jurídico deve ser visto como seguro, profissional e - o mais importante - talentoso. 

Ninguém quer contratar um advogado em quem não possa confiar para vencer o caso ou para fornecer o melhor e mais confiável conselho possível.

Faz sentido, então, concentrar os esforços de marketing de seu escritório de advocacia em torno dessas características, mostrando o quão confiável, profissional e confiável seu escritório de advocacia é. 

Veja como iniciar sua campanha de marketing de escritório de advocacia em 3 etapas fáceis

1. Crie um DNA de marca

Seu escritório de advocacia é mais do que apenas um negócio - é uma marca. Criar o DNA da sua marca significa aproximar-se de sua empresa, incluindo quem você está tentando alcançar, quais são seus valores fundamentais e quais são os principais objetivos de sua empresa. 

Você pode começar criando um site para advogados, inserindo informações sobre o escritório e sobre os advogados que trabalham nele.

É bom falar um pouco sobre as áreas de atuação que o escritório abrange e também contar um pouco da história do escritório, quando foi fundado, locais que atua, e casos de renome que já defendeu.

 

2. Encontre seu mercado-alvo

A pesquisa de mercado é uma grande parte de seus esforços de marketing - você não pode ter uma campanha de marketing eficaz sem um mercado-alvo. 

Usando os valores de sua marca, identifique quem é seu mercado-alvo e conduza entrevistas, questionários e grupos focais para ajudá-lo a entender melhor suas necessidades.

 

3. Planeje sua campanha

Depois de saber para quem seus esforços de marketing são direcionados, você saberá quais fluxos de marketing são adequados para o seu negócio jurídico. 

Teste suas campanhas e aprenda à medida que avança - você encontrará o que funciona para você rapidamente.

Não importa que tipo de escritório de advocacia você tenha, o SEO é uma boa forma de você atrair clientes de forma natural, utilizando o seu site.

Para criar uma campanha eficaz de SEO, é preciso antes otimizar o seu site e estudar o mercado digital para seu nicho.

Recomendamos você buscar uma Consultoria SEO profissional para ajudar nas otimizações e elaboração de campanhas como link building. Dessa forma você pode criar uma autoridade na web para seu escritório, posicioná-lo nos motores de busca, e atrair milhares de leads qualificados por mês.

Conclusão

Marketing jurídico ainda é uma novidade em ascensão, não por essa área ser nova, mas sim porque agora que ela está começando a se desenvolver. Então se você tem um escritório de advocacia, recomendamos ficar de olho no assunto.

Com o marketing jurídico você tem mais possibilidades de conseguir bons clientes. Seja por campanhas de tráfego pago (Google Ad’s) ou por orgânico (SEO). Além de tudo isso, pode utilizar a internet para mostrar para as pessoas o quão qualificado você é como advogado.

Esperamos que tenha gostado do nosso conteúdo de hoje, e se sim, compartilhe com seus colegas para o conhecimento ir mais longe. Nos acompanhe para mais conteúdos como este!


Sobre o autor
Lucas Widmar Pelisari

Sou estudante de Direito, escritor e atuante no marketing digital.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos