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O que se deve analisar, antes de abrir uma Empresa?

Considerar itens relevantes e analisar com cautela o cenário atual, nunca foi tão importante antes de abrir uma Empresa.

Em 2020, o número de demissões bateu os mais altos índices, devido a pandemia COVID-19.

Muitas empresas, reduziram o quadro de colaboradores ou optaram por encerrar suas atividades, por conta disso, muitos profissionais com vasta experiência em diversos segmentos ficaram desempregados.

Com a dificuldade de uma nova oportunidade no mercado de trabalho, pois a concorrência está muito grande, muitos optam por abrir seu próprio negócio como estratégia para seu futuro profissional.

Pensando em quem está em busca do processo de abertura de sua própria empresa, listamos itens importantes que devem ser levados em consideração antes de seu investimento.

  • Faça uma auto análise atual do mercado que esteja atuar, e após isso, uma análise com suas expectativas sobre ele.
  • Identifique-se com o perfil de sua futura empresa, ela terá sua identidade em cada detalhe.
  • Verifique se o valor disponível para o investimento é o suficiente para que arque os custos por alguns meses, para que tenha uma folga para o retorno.
  • Análise seus concorrentes, quais são seus diferenciais mediante aos da empresa que pretende abrir?
  • Escolha bem o ponto comercial, este é um dos aspectos de maior importância em um negócio.
  • Tenha sempre em mente os riscos da abertura de uma empresa, analise com cautela todos os detalhes.

Para diminuir os riscos do investimento e realizar o processo com segurança e em conformidade com a lei, é primordial a participação de um advogado durante todo o processo, que irá orientar e garantir que sua nova empresa esteja amparada juridicamente, desta forma, protegendo seu futuro patrimônio.

 

Tatiana Tamara, Consultora de Negócios

Sobre o autor
Imagem do autor Moises Guedes Lima
Moises Guedes Lima

Advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, na seccional de São Paulo, sob n.º 357.671, e na Seccional do Rio de Janeiro, sob nº 211.888-A. Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, é também bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Paraná, no ano de 2000; Pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas, Instituto Superior de Administração e Economia, Master Business Administrator in Project Management, com certificação PMP® (Project Management Professional), sob nº 1279995, desde Junho de 2009, pelo PMI® (Project Management Institute, Inc), com sede na Philadelphia, USA.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

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