Semelhanças e diferenças entre Direito Financeiro e Direito Tributário

05/03/2015 às 15:07
Leia nesta página:

Breve explanação acerca das semelhanças e diferenças entre dois ramos do Direito: financeiro e tributário.

  1. CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES

Antes de estabelecer diferenças e semelhanças entre Direito Tributário e Financeiro, é importante conceituá-los e destacar suas características.

O Direito Financeiro nada mais é do que um ramo do Direito que estuda e disciplina a atividade financeira do Estado sob o ponto de vista jurídico. A atividade financeira é guiada pelo direito financeiro, o qual a regula de maneira jurídica, investigando e analisando os fenômenos financeiros ligados a obtenção de dinheiro público que poderão ser objeto de tributos. Assim como na ciência das finanças, seu objeto material (atividade financeira do Estado) se desdobra em receita, despesa, orçamento e crédito público. Assim sendo, trata de orçamentos como um meio para fixar limites quanto às receitas e despesas no exercício financeiro de determinado período. Basicamente, é a ciência que estuda e regulamenta não só a destinação do Erário, mas também todo o ordenamento jurídico financeiro e as relações decorrentes da atividade financeira do Estado.

No mais, é importante ressaltar que o direito financeiro é um ramo do direito público e, por isso, deve sempre encontrar respaldo na Lei. Dessa forma, as normas consideradas de direito financeiro estabelecem formas, condições e delimitam a obtenção de receita e gasto do dinheiro público.

Conforme lição de Luiz Emygdio F. da Rosa Júnior, “Direito Financeiro é o ramo do Direito Público que estuda o ordenamento jurídico das finanças do Estado e as relações jurídicas decorrentes de sua atividade financeira e que se estabeleceram entre o Estado e o particular.

O Direito Tributário, por sua vez, corresponde a um sub-ramo do direito, pertencente ao gênero Direito Financeiro, que define como serão cobrados os tributos dos cidadãos para gerar receita para o Estado. Dessa forma, constitui um segmento do direito financeiro que tem como premissa a arrecadação de dinheiro público através de tributos para então compor o Erário e destinar tais verbas em políticas públicas para alcançar melhorias sociais. Portanto, o Direito Tributário regular as normas de criação, arrecadação e fiscalização das receitas de natureza tributária.

Rubens Gomes de Souza o conceitua como, “ramo do Direito Público que rege as relações jurídicas entre o Estado e os particulares decorrentes de atividade financeira do Estado, no que se refere à obtenção de receitas que correspondem ao conceito de tributos.”

Para elucidar a questão, vejamos o conceito de Hugo de Brito Machado: “O Direito Tributário é o ramo do Direito que se ocupa das relações entre o fisco e as pessoas sujeitas às imposições tributárias de qualquer espécie, limitando o poder de tributar e protegendo o cidadão contra os abusos desse poder.”

Nesse sentido, o Direito Tributário versa sobre as relações jurídicas entre o Estado e as pessoas de direito privado, concernentes à imposição, instituição, escrituração, arrecadação e fiscalização de impostos, taxas, contribuições de melhoria, contribuições especiais e empréstimos compulsórios.

  1. DIREITO TRIBUTÁRIO E DIREITO FINANCEIRO

Depreende-se da leitura acima que, tanto o Direito Tributário como o Direito Financeiro estão intimamente ligados a atividade financeira do Estado.

Todavia, cumpre destacar que o Direito Financeiro estuda a atividade financeira como um todo, de forma que seria esta uma grande área onde um dos seus tópicos seria o Direito Tributário, visto que seu objeto material é tão somente a tributação. Assim sendo, o Direito Tributário versa sobre uma parcela da estrutura econômica do estado (relações tributárias), enquanto o Direito Financeiro se incumbe de toda e qualquer atividade financeira estatal que envolva dinheiro, ou seja, orçamento, tributos, receita, relações econômicas, etc.

Nesse sentido, pode-se dizer que o Direito Financeiro regula a atividade financeira e orçamentária do ente público, enquanto o Direito Tributário se delimita às arrecadações de tributos em seus aspectos de criação, arrecadação e fiscalização, bem como as relações jurídicas derivadas.

Além disso, podemos analisar esses dois ramos do Direito sob a óptica do bem comum x interesse privado. O Direito Financeiro busca a melhor utilização dos recursos arrecadados em prol do bem comum, enquanto o Direito Tributário por vezes é vinculado a uma ideia individual, de retirada de dinheiro do bolso privado. Ao passo que o Direito Tributário busca limitar a arrecadação, o Direito Financeiro visa a satisfação de necessidades públicas pelo Estado.

  1. CONCLUSÃO

No que tange ao tema do presente trabalho, concluo que não se deve falar em diferenças ou semelhanças entre Direito Tributário e Direito Financeiro, visto que ambos se complementam de forma harmoniosa. Trata-se, portanto, de disciplinas cujo estudo é concomitante e paralelo, tendo, inclusive, sido estudadas no passado como a mesma disciplina.

Isso posto, conclui-se que o Direito Tributário é um ramo do Direito Financeiro, uma vez que regulamenta uma das principais fontes de obtenção de dinheiro público: os tributos.

  1. BIBLIOGRAFIA
  • CARVALHO, Paulo de Barros – Curso de Direito Tributário, 24ª edição, Saraiva, 2012;

  • TORRES, Ricardo Lobo – Curso de Direito Tributário, 19ª edição, Renovar, 2013;

  • ROSA JUNIOR, Luiz Emygdio da – Manual de Direito Tributário, Renovar, 2009. 
Assuntos relacionados
Sobre a autora
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos