Você gasta mais do que ganha? Veja como planejar seu orçamento

31/08/2021 às 22:13
Leia nesta página:

O planejamento financeiro, como o próprio nome indica, é um plano de finanças pessoais que faz o mapeamento de todas as fases para alcançar uma meta. A partir desses registros é possível você conseguir organizar e enumerar a sua receita financeira, tornan

Infelizmente, a pandemia não trouxe somente caos na saúde física e mental das pessoas, uma das consequências foi a mudança na realidade financeira de grande parte sociedade brasileira.

A crise econômica implicou em que a maior parte da população não conseguisse ter uma renda superior a seus gastos.

Por questões ligadas à falta de educação financeira, muita gente não tem noção da sua verdadeira situação econômica. Somando ainda aos problemas nas últimas gestões governamentais e com o efeito da covid-19, a inflação reacendeu um medo: o da redução do poder de compra das famílias.

Aumento nos preços dos alimentos, combustíveis e, agora, com a energia elétrica extrapolando valores, esses itens tão essenciais para a sobrevivência da população estão mexendo no planejamento financeiro dos brasileiros. O cartão de crédito, com certeza, é o maior vilão do endividamento das pessoas.

Se você está nessa situação e não sabe mais o que fazer com seu planejamento financeiro pessoal, veja a seguir como planejar seu orçamento!


Planejamento financeiro: o segredo para suas finanças

O planejamento financeiro, como o próprio nome indica, é um plano de finanças pessoais que faz o mapeamento de todas as fases para alcançar uma meta. A partir desses registros é possível você conseguir organizar e enumerar a sua receita financeira, tornando-a mais produtiva.

Tenha certeza que ao saber como usar o seu planejamento financeiro de forma eficiente é essencial para maximizar suas chances de sucesso. Resultando, assim, no mais importante: evitar dívidas.


Como planejar o orçamento

Vamos ao tópico que causa mais discussão entre as pessoas quando o assunto é planejamento financeiro: como lidar com seu orçamento. Para facilitar, dividimos em três etapas:

  • Tenha metas financeiras definidas;

  • Evite comprar por impulso;

  • Procure maneiras de simplificar suas finanças;

  • Dê prioridade a quitar suas dívidas.


Defina metas financeiras

Quando você pensar em metas financeiras, lembre-se sempre que elas servem como um guia, ou seja, elas te auxiliarão como um direcionamento na sua tomada de decisões: quando você pode gastar, o quanto você terá disponível e assim por diante.

Além disso, quando o assunto é economia, o que você precisará fazer para atingir uma meta ou quais investimentos você poderá escolher para potencializar a sua receita.


Evite compras por impulso

Reflita quantas vezes for necessário sobre qualquer gasto que não seja essencial no seu orçamento. Por exemplo, pense se realmente há necessidade de comprar itens de vestuário só porque estão na liquidação.

Infelizmente, a maioria das pessoas acredita que pequenos gastos não têm uma influência no planejamento financeiro pessoal. Compras extras e por impulso pesam no seu orçamento e podem chegar a comprometer seu planejamento financeiro.

Tenha como lema pessoal que para o bom andamento da sua educação financeira é ter controle e organização sobre seus gastos.


Busque formas de simplificar sua vida financeira

Procure maneiras diferentes de deixar sua vida financeira menos burocrática e, claro, acessível. Uma forma de você conseguir simplificar seu planejamento financeiro é o uso de aplicativos disponíveis na internet que organizam suas despesas e receitas e, ainda, controlam seus gastos.

Outra sugestão é sempre usar a internet para pesquisar o preço de algum item quando você tiver a necessidade de compra, já que os preços podem variar muito de loja para loja.


Priorize suas dívidas

Você tem alguma dívida no momento? Caso você tenha alguma pendência de ordem financeira, esse é o momento ideal de você sair do vermelho. Através do passo a passo abaixo, você saberá como sair do vermelho de uma vez por todas!

  1. Primeiro, faça uma lista de todas suas dívidas vigentes;

  2. Tenha certeza se seu nome está sujo ou seu CPF no SERASA;

  3. Corte ou reduza ao máximo suas despesas desnecessárias;

  4. Faça uma análise se existe alguma forma de aumentar sua receita (como ganhar dinheiro nas horas extras, por exemplo);

  5. Acrescente em seu planejamento financeiro essas dívidas, com abertura para quitá-las;

  6. Estabeleça uma data limite para renegociar das suas dívidas;

  7. Reflita sobre a possibilidade de troca de uma dívida cara por uma mais barata, no caso, avalie pegar um empréstimo com juros mais baixos;

  8. Amortize o saldo devedor das suas dívidas.


Cartão de crédito é um vilão?

Acredite, o cartão de crédito pode parecer ser o vilão, mas ele não é de verdade. Quando há um planejamento financeiro bem realizado, com a organização em seus gastos, não haverá risco de perder o controle sobre suas despesas.

O problema do cartão são os juros rotativos, já que se usado de maneira descontrolada as taxas podem virar uma bola de neve: algo que era bem pequeno, pode virar um turbilhão de difícil controle. Por isso, repetimos, faça um planejamento financeiro bem detalhado e tenha ele junto a você sempre.

E vale destacar que os benefícios do cartão de crédito são inúmeros como programas de milhagem, além de recompensas oferecidas pelo uso controlado, com as possibilidades de parcelar suas compras sem taxas e estar sempre acompanhando as melhores datas para compras.


Esforço constante

Um dos lemas da educação financeira é ter seu olhar vigilante sobre a sua maneira de lidar com dinheiro. E isso pode ser traduzido através de um esforço constante, dia após dia, economizando, pesquisando e mantendo seu planejamento financeiro pessoal bem executado!

Você concorda com a afirmação acima? Deixe nos comentários abaixo para sabermos mais!

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos
Sobre o autor
Gustavo Fonseca

Cofundador da Empresa Doutor Multas. Especializada em recursos de multas de trânsito. Site: doutormultas.com.br

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos