Que tal aproveitar ainda mais o seu WhatsApp? Conheça 5 recursos do aplicativo mais utilizado do Brasil, que nem todo mundo conhece.

 

Pessoas sentadas em sofá

Descrição gerada automaticamente com confiança média

Imagem: Freepik

Que tal aproveitar ainda mais o seu WhatsApp? Conheça 5 recursos do aplicativo mais utilizado do Brasil, que nem todo mundo conhece.

O WhatsApp é um dos aplicativos mais populares do Brasil. Ainda assim, a maioria dos usuários não conhecem todos os seus recursos e possibilidades.

Por exemplo, você sabia que é possível enviar imagens com alta qualidade pelo app? Ou que você pode ter mais privacidade no uso?

Descubra estes e outros recursos do WhatsApp que nem todo mundo conhece, que podem fazer a diferença no seu dia a dia profissional ou na vida social. Confira!

1. Envio de imagens sem perder qualidade

Para que as mensagens com imagens sejam enviadas rapidamente, o WhatsApp possui um sistema de compressão de dados. Ou seja, o app transforma uma fotografia de alta qualidade em um registro mediano, facilitando o envio.

Porém, é possível enviar imagens pelo WhatsApp sem perder qualidade ao utilizar o recurso de compartilhamento de documentos.

Na prática, tudo o que você precisa fazer é acessar o botão “Compartilhar”, selecionando a opção “Documentos” ao invés de “Fotos”. Dessa forma, seu registro não passa pelo sistema de compressão.

Lembrando que é sempre recomendável fazer o backup do WhatsApp para garantir a integridade das informações. Programas como o MobileTrans permitem  salvar as fotos do WhatsApp, além de transferir dados de contatos e conversas.

Ao fazer o backup de documentos, você garante que terá os registros das fotos em alta qualidade, sempre que precisar.

Foto profissional grátis de aparelho eletrônico, aplicação, aplicativo

Imagem: Pexels

2. Sistema de pagamentos

O WhatsApp é um aplicativo bastante utilizado pelos brasileiros. Pensando nisso, novos recursos foram adicionados à medida que sua popularidade cresceu – um deles é o sistema de pagamento próprio.

Conhecido como WhatsApp Pay, o objetivo do novo recurso é permitir que as pessoas realizem pagamentos de forma facilitada, como quando compartilham vídeos e fotos.

O WhatsApp Pay é conectado com o Facebook Pay, sendo que bancos digitais e tradicionais já firmaram parceria para permitir o envio de valores pelo aplicativo.

3. Fotos que se excluem sozinhas

Outro recurso recém-lançado pelo WhatsApp é o envio de fotos que só podem ser visualizadas uma vez. É uma ideia que segue a proposta de apps mais antigos, como o Snapchat.

Na prática, funciona assim: quando o usuário envia uma foto marcada com essa função, o destinatário consegue abrir e visualizar a imagem somente uma vez. Depois, ela desaparece do chat.

Para enviar uma foto com esse recurso, após selecionar a imagem, o usuário deve clicar no ícone de relógio com o número 1 no centro.

Por enquanto, nem todos os usuários podem usar o recurso, que está em Beta para Android (iOS já está disponível). 

4. Limpeza do histórico

Se você está presente em vários grupos ou em uma conversa que há a troca de mídias como vídeos e fotos, provavelmente terá boa parte da memória do smartphone ocupada.

Porém, o próprio WhatsApp permite que você gerencie essas conversas e faça uma limpeza de forma prática e ágil.

Antes de começar a limpeza, é recomendável fazer o backup do WhatsApp no computador. Assim, você garante que não vai perder nenhuma informação importante para sempre.

Depois, abra as Configurações do WhatsApp, selecionando na sequência Uso de Dados e Armazenamento e Uso de Armazenamento. O WhatsApp vai apresentar as conversas mais pesadas primeiro. 

Então, é só selecionar uma conversa e clicar em "Liberar espaço" para escolher quais mídias podem ser excluídas. 

Foto De Close Up De Smartphone

Imagem: Pexels

5. Mais privacidade

Ao acessar um chat do WhatsApp, é possível saber muitas coisas sobre um usuário, como a visualização de uma mensagem enviada ou quando foi seu último acesso ao aplicativo. 

Entretanto, se você não quer que as pessoas vejam esses dados sobre você, é possível ter mais privacidade ao configurar a não exibição dessas informações.

Para isso, acesse as configurações do app, clicando em Conta e Privacidade. Ali, você pode desativar a confirmação de leitura das mensagens e a informação de quando você viu o WhatsApp por último.

Mas lembre-se: ao desativar essas informações, você também perde o direito de visualizar esses dados de seus contatos.

Recursos para usar mais o WhatsApp

Existem alguns recursos do WhatsApp que nem todo mundo conhece. Afinal, como qualquer ferramenta tecnológica, o aplicativo possui inúmeras ferramentas.

Conhecer esses recursos é a melhor forma de definir se você quer utilizar as ferramentas ou não, de acordo com as necessidades da sua rotina.

 

Assim, o app mais utilizado pelos brasileiros ganha novas possibilidades de uso, e ainda mais espaço em nosso dia a dia!

 


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pela autora. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.

Comentários

0

Autorizo divulgar minha mensagem juntamente com meus dados de identificação.
A divulgação será por tempo indeterminado, mas eu poderei solicitar a remoção no futuro.
Concordo com a Política de Privacidade e a Política de Tratamento de Dados do Jus.

Regras de uso