Ao navegar, você aceita que o Jus use cookies e parcerias para personalizar conteúdo e anúncios. Política de Privacidade

Símbolo do Jus.com.brJus.com.br

Advocacia Digital: o que são os escritórios virtuais?

Escritório virtual é um serviço que oferece todo o suporte administrativo para que uma empresa possa funcionar remotamente. Oferecendo um endereço comercial e fiscal, atendimento telefônico, recepção e serviços adicionais em espaço físico, ou seja, tanto escritórios de advocacia quanto empresas de compressor de ar odontológico podem aproveitar desse serviço.

Você, advogado, já ouviu falar em escritórios virtuais, mas nunca foi atrás para entender mais a fundo sobre o tema? Então, se quer ficar por dentro do assunto, continue com a gente!

O que é um escritório virtual?

Um escritório virtual oferece às empresas um endereço físico, sem a sobrecarga de um longo contrato de aluguel e equipe administrativa.

Com um escritório virtual, os funcionários de seu escritório de advocacia podem trabalhar de qualquer lugar, mas ainda contarão com um endereço para correspondência, serviços de atendimento telefônico, salas de reunião e videoconferência.

E, atualmente, isso é tão necessário quanto um projeto de incêndio para liberação de novos condomínios.

Como funcionam os escritórios virtuais?

Funcionam como uma unidade para atender os clientes, mas não existem em um local fixo. Esse tipo de configuração é popular entre startups e pequenas empresas que desejam minimizar a sobrecarga.

Portanto, se necessita de um endereço para entrega de documentos e de petições, por exemplo, o ideal é ter um escritório virtual.

Ele também pode levar a uma maior produtividade, pois seus serviços liberam os trabalhadores de tarefas administrativas, bem como deslocamentos. Cada funcionário pode trabalhar no local que for mais conveniente, e o negócio não se restringe à contratação de funcionários que moram no local.

Vantagens e desvantagens de um escritório virtual

O apelo de um escritório virtual para os advogados é duplo. Primeiro, porque o custo mensal é muito menor do que o de um escritório tradicional. Afinal, não terá que arcar com manutenção e conservação.

Também pode ser protegido por meio de um aluguel mensal, para que haja maior flexibilidade se os negócios mudam (sem esperar que um contrato expire ou incorrer no custo de um contrato quebrado).

Em segundo lugar, um escritório virtual pode fornecer um endereço de correspondência, atendimento telefônico e serviços de videoconferência. Portanto, uma pequena empresa, seja ela de advocacia ou de motores elétricos industriais, pode parecer maior do que realmente é.

Fornece um endereço físico (ou vários endereços) para que os advogados se encontrem com os clientes. Às vezes, o endereço pode aumentar as chances de conquistar aquele caso. Um serviço de atendimento telefônico profissional pode ter o mesmo efeito.

Mas todos eles exigem um planejamento prévio para serem utilizados. Por exemplo, muitos pacotes vêm com uso limitado de salas de conferência ou serviços limitados de teleconferência e videoconferência.

Os escritórios virtuais também podem ter acesso restrito em noites e finais de semana. Os usuários podem achar a falta de flexibilidade limitante e inconveniente (por isso, leia os contratos e as letras miúdas).

Há também o potencial de distrações que vêm com o trabalho em casa e, portanto, alguns podem não ser tão produtivos ao operar em um ambiente de escritório virtual. Coloque na balança, veja os prós e os contras e esteja atento a esta e outras possibilidades para melhorar a rentabilidade de sua carreira.

Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.

Sobre a autora
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos
Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!