Ensino Jurídico

Artigos, ensaios e monografias jurídicas

  • Darwin, Smith e o Direito

    01/02/2003 03:00Aguinaldo Allemar 1

    Aguinaldo Allemar

    "Na maior parte dos ofícios mecânicos, o êxito é quase certo; mas é muito incerto nas profissões liberais. Fazei o vosso filho aprendiz de sapateiro, e praticamente não tereis dúvidas de que ele aprenderá a fazer um par de sapatos;…

  • Ensino jurídico no Brasil:

    01/11/2002 03:00João Celso Neto 1

    João Celso Neto

    "A rigidez das aulas teóricas e no estilo em que são ministradas não conseguem fazer chegar ao aluno o ensino necessário; o estilo livre de "conversas de bar", não impondo normas castradoras, tem melhor efeito na compreensão de idéias e…

  • A crise (tríplice) do ensino jurídico

    01/10/2002 03:00Luiz Flávio Gomes 1

    Luiz Flávio Gomes

    O ensino jurídico no nosso país acha-se submetido a pelo menos três crises: (a) científico-ideológica, (b) político-institucional e (c) metodológica. A primeira relaciona-se com o equivocado paradigma científico do qual se parte. Necessitamos na atualidade (cada vez mais) conhecer os…

  • Pesquisa, monografia e graduação

    01/11/2001 03:00Benedito Hespanha 2

    Benedito Hespanha

    A adequação da pesquisa aos quadros gerais da ciência do Direito tem merecido injustas restrições por parte do dogmatismo positivista que compreende o Direito como um fenômeno posto, pronto e cientificamente acabado. É inegável que as teorias juspositivistas, de modo…

  • A problemática do ensino jurídico

    01/10/2001 03:00Pompeu de Sousa Brasil 1

    Pompeu de Sousa Brasil

    1.DIFICULDADES ATUAISDesde a instalação dos Cursos Jurídicos em São Paulo e Olinda (março e maio de 1828), afora alguns momentos pontuais de reformas e aprimoramento dos currículos de Direito, não se registra tamanha ebulição no tema como nos dias que…

  • Especialização ou alienação jurídica?

    01/10/2001 03:00Danielle Lorencini Gazoni 1

    Danielle Lorencini Gazoni

    Não se pretende neste modesto artigo exercitar a defesa aos aspectos positivos da especialização e, conseqüente, condenação aos aspectos negativos da mesma. O objetivo destas linhas é somente analisar tais aspectos, bem como as influências da modernidade sobre ambos. A…

  • Em defesa da pesquisa no ensino jurídico

    01/10/2001 03:00Guilherme Wagner Ribeiro 1

    Guilherme Wagner Ribeiro

    O ensino jurídico no Brasil não tem tradição de pesquisa. A pesquisa em direito estava associada à pós-graduação e à atividades de alguns professores, sobretudo das universidades públicas. Basta lembrar, ainda, que as entidades de financiamento apenas na década passada…

  • Pós-graduação lato sensu:

    01/07/2000 03:00Eduardo Kroeff Machado Carrion 1

    Eduardo Kroeff Machado Carrion

    Após uma relativa consolidação dos cursos de Mestrado em Direito no Brasil, uma das principais questões passa ser a expansão dos cursos de Doutorado. Como sabemos, a área jurídica, comparativamente a outras áreas acadêmicas, revela-se retardatária com respeito a ensino…

  • Crise do Direito e ensino jurídico

    01/06/2000 03:00Eduardo Kroeff Machado Carrion 1

    Eduardo Kroeff Machado Carrion

    1. IntroduçãoAo longo de sua história, os cursos jurídicos no Brasil, através da formação de sucessivas gerações de bacharéis, têm alimentado as instituições, em especial as instituições constitucionais. Da mesma forma, nunca é demais salientar o papel e a importância…

  • Comunicação docente e o uso dos topoi

    23/12/1998 03:00Lúcio Ronaldo Pereira Ribeiro 1

    Lúcio Ronaldo Pereira Ribeiro

    Os topoi são lugares comuns que as pessoas utilizam como ponto de partida de uma argumentação .A tópica surgiu na Grécia antiga através de Aristóteles. Segundo ele pertenceria ao campo da lógica dialética, visto que "o raciocínio é dialético quando…