Ética na Advocacia

Artigos, ensaios e monografias jurídicas

  • Limites éticos na contratação de honorários

    28/10/2006 00:00Luiz Tadeu Barbosa Silva 3

    Luiz Tadeu Barbosa Silva

    SUMÁRIO: 1. Resumo – 2. Introdução– 3. Concepções contratuais de honorários advocatícios– 4. Aspectos éticos – 5. Formulação de uma proposta.1. ResumoO presente texto questiona os limites éticos na contratação de serviços advocatícios, por parte do advogado, formulando, para o…

  • Dever de urbanidade do advogado

    28/09/2005 00:00Rony Alibert Hergert 1

    Rony Alibert Hergert

    Sumário:Índice, Apresentação , Capítulo I – O termo dever, Capítulo II – O termo urbanidade, Capítulo III – O respeito e a tolerância, Capítulo IV – A linguagem polida, Capítulo V – O dever de zelo na condução da causa,…

  • A formação ética:

    02/05/2004 00:00Heinrich Pasold e Giancarlo Moser 3

    ResumoObjetivando através deste artigo uma abordagem mais concreta da ação diária do advogado frente ao atual quadro profissional, dentro do contexto social em que se acha inserido, o operador do Direito, como advogado, enfrenta uma série de mudanças. A tradicional…

  • Socorro! Um advogado!

    01/10/2000 00:00Antônio Cavalcante 4

    Antônio Cavalcante

    ELES, OS ADVOGADOS — Os advogados falam e escrevem demais, falam e escrevem não para defender o interesse do cliente, mas para se darem ares de saber mais que os juízes e engordar seus proventos. Uma causinha de nada, que…

  • Legalidade das sociedades de advogados:

    01/05/2000 00:00Ismael Marinho Falcão 2

    Ismael Marinho Falcão

    O advogado, diferentemente dos demais profissionais liberais, em que pese a ampla liberdade de que dispõe para o exercício de sua profissão, em todo o território nacional, está jungido a normas de ética e de disciplina, que vigoram com força…

  • Os advogados do crime organizado

    01/03/2000 00:00Marcos Antonio Cardoso de Souza 1

    Marcos Antonio Cardoso de Souza

    Os advogados, que promovem a defesa dos acusados de envolvimento com o crime organizado, não podem ser considerados mercenários ou antiéticos; em razão, exclusivamente, do exercício da advocacia nestes casos. Deve-se observar, no início da presente abordagem, que os indivíduos…

  • Advocacia e ética

    01/01/2000 01:00Raul H. Haidar 2

    Raul H. Haidar

    Todos sabemos que o exercício da Ética nunca foi exatamente o esporte nacional do Brasil. Para essa constatação, basta uma ligeira leitura dos livros da História pátria, desde a carta de Caminha, passando pelos negócios do Império e pelos diversos…

  • Ética e anúncio da advocacia

    23/12/1998 01:00Airton Rocha Nóbrega 1

    Airton Rocha Nóbrega

    1. INTRODUÇÃO Impõem as normas que regulam e orientam o exercício da advocacia que procedimentos típicos e largamente aceitos e praticados nas atividades comerciais em geral sejam abandonados e até mesmo reprovados quando empregados em descompasso com as regras estatuídas…