Globalização (Ciência Política)
O econômico e o jurídico
A globalização que une os povos abastados é a mesma que desagrega e concentra indigentes nas diversas nações. Com a captação do consumidor desenvolveu-se à abertura de todos os mercados e o trabalho passa por grande transformação.
Globalização e modernidade:
Seguindo o pensamento de teóricos como Boaventura de Sousa Santos, David Harvey, Elmar Altvater, Berman, Bauman e Kuman, é apontada a necessidade de avançar em novas experiências, que permitam a superação do paradigma da modernidade.
A posição da Santa Sé no direito internacional
A posição da Santa Sé no cenário das relações exteriores é, muitas vezes, vista com desconfiança e como fator comprometedor, devido ao seu conservadorismo, à nova dinâmica contemporânea das relações interestatais.
"Multilevel constitucionalism" e intervenções humanitárias: o constitucionalismo em trânsito
Os avanços e desafios modernos de enfrentamento de problemas (políticos, econômicos, constitucionais, sociais, ambientais etc.), que ultrapassam as barreiras da soberania, devem ser enfrentados com a criação de pontes entre os Estados e não com a tumulação dos princípios da supremacia da Constituição nacional.
O Direito frente à sociedade globalizada
O Direito da sociedade globalizada é confuso e complexo. Há a permanência das formas de produção normativas tradicionais, mas também surgem tipos de produção normativa pós-modernas.
Os efeitos da globalização nas relações trabalhistas - dumping social
Apenas a previsão legal de condenação de empresas pela prática de dumping social seria capaz de amenizar as discordâncias doutrinárias e jurisprudenciais. Enquanto forem ignorados os malefícios do dumping, os trabalhadores brasileiros permanecerão sendo explorados e submetidos a condições degradantes de trabalho.
O positivismo e a interpretação do Direito Privado no Brasil
A análise do direito privado passa por momento evolutivo de significativa importância, através do qual há a relativização em vários casos, de conceitos e posicionamentos até então tidos como dogmáticos, imutáveis, como o próprio texto positivado da lei.
Globalização: um fato histórico ou um discurso ideológico?
Abordam-se os desafios do Estado e do Direito na contemporaneidade, o difícil controle do mercado de capitais e as mudanças sociais e econômicas causadas pela revolução tecnológica.
Intervenção direta do Estado no domínio econômico como forma de amenizar os efeitos negativos da globalização
A globalização transmite a falsa ideia de que as soluções dos problemas econômicos e sociais são universais, globais, ditadas de cima para baixo pelos organismos internacionais, os quais seriam controlados pelas nações desenvolvidas e pelo poder econômico privado internacional.
As metamorfoses do mundo do trabalho no final do século XX e a atualidade da questão social
O estado de bem-estar-social está sendo aos poucos desmontado para suprir o capital com novos mercados e mercadorias, advindas da privatização de serviços públicos indispensáveis. Os sindicatos e partidos políticos foram afetados enormemente pela reestruturação produtiva.
Desmistificando o dumping social
Nas reclamações trabalhistas em que for constatada ação deliberada de não respeitar a ordem jurídica trabalhista, deve o magistrado proferir condenação que vise a reparação específica pertinente ao dano social perpetrado, ainda que fixada “ex officio” pelo juiz da causa, para proteção da coletividade, ordem jurídica e da paz social.
A cooperação internacional como fomentadora do desenvolvimento
ResumoNeste trabalho, vamos tratar do desenvolvimento como um amploprocesso de mudança social, um processo que abrange o setor econômico, social,cultural e político, que objetiva a melhoria e o bem-estar de toda umapopulação. Posteriorm
O Direito globalizado: um novo paradigma em desenvolvimento
IntroduçãoA perspectiva de uma ordem sócio-econômica homogênea,encampando todos os países do globo, enseja a discussão acerca de um fenômenotransformador das relações internacionais. Dentro deste quadro faz-se presentea necessidade de u
Condições de possibilidade de um constitucionalismo cosmopolita
Resumo: O constitucionalismo cosmopolita representa aelevação do normativo a um plano/nível global, fundando um novo poderconstituinte que será canalizado na Organização das Nações Unidas,totalmente redemocratizada e sem seu Conselho de Segurança