Comentários

Casamento homossexual: impossibilidade lexicogramatical

Casamento homossexual: impossibilidade lexicogramatical

A pessoa humana é dotada de direitos e deveres no grupo social a que pertence. A decisão quanto a se unir (...ou acasalar....) com outra pessoa humana é direito subjetivo e disponível. Entretanto, é possível a existência do termo "casamento homossexual"?.

Publicado em . Atualizado em .


Comentários

7

  • 0

    eduardo greco

    São pessoas ignorantes que pra defender a causa gay tentam adulterar as palavras ,casal vem de dois diferentes "casal de filhos,animais,dançarinos,outros"

  • 0

    eduardo greco

    Casamento nao provem de 'casa" ate porque animais em epoca de procriação não vivem em casa e se 'Acasalam" talvez a palavra "casa" venha de casal,pois so viviam homem e mulher,mesmo com a evolução o significado original nao e perdido ,mais apenas outras são incorporadas

  • 1

    Carlo Zetta

    De um "Bacharel em Teologia" não se poderia esperar nada diferente de quanto acima exposto, visto o comprometimento dos ditames da religião com a realidade social do facto. Sobre a origem das línguas, historicamente vale aqui lembrar que os sumérios eram anteriores aos idiomas citados. Com relação ao caráter de procriação imposto pelo uso da palavra matrimônio nas citadas religiões, isso se explicava pelo fato que, naquela época, as tribos necessitavam de crescimento populacional, em caso de guerras aquela tribo que tivesse mais guerreiros seria fatalmente a vitoriosa em caso de contendas (veja-se os 300 de Esparta, não o filme). Dulcis in fundo, "casamento" provem de casa, coabitação para ser mais explicito, e diverge da raiz de "matrimônio", entendido como a união finalizada à procriação (mater). Bendita seja a língua portuguesa, que nos deu palavras que não encontram igual significando e por vezes nem significado em outros idiomas moderno (exemplo: "saudades"). Usemos portanto sim o termo "casamento" para ilustrar uniões celebradas sob à luz de um Estado laico e progressista e mantenhamos o termo "matrimônio" para aquelas uniões efetuadas sob a ótica de credos, superstições ou religiões que ainda professam ditames, ritos e tabus que se mantiveram quase que inalterados desde a Idade Media.

  • 1

    Eduardo Cardoso Dhois

    Matrimonio tem várias explicacoes "mãe cuidadora" e como mãe significa "geradora"enlace para gerar vida ou homem e mulher juntos,ja a palavra "casal" também pode definir dois opostos unidos sentimentalmente "filho e filha" casal de filhos,duas especies de animais "casal de animais" como um disse,não tem uma regra oficial

  • 3

    Marcos Paulo Santa Rosa

    Cara, vai fazer um curso de linguística que tenha algum valor! Você já ouviu falar em evolução lexical e semântica? Desde quanto usos e sentidos estão determinados "in saeculum saeculorum" pela etimologia? Etimologia apresenta a origem lexical e o conteúdo semântico original do termo, não determina nem a forma nem o conteúdo moderno de nenhuma palavra. Em uma frase suscita: suas conclusões são lixo acadêmico.

Voltar para o texto: Casamento homossexual: impossibilidade lexicogramatical