Comentários

Sua Excelência, o voto em branco

Sua Excelência, o voto em branco

A inclusão – justa, legítima e oportuna – dos votos em branco para fins de votos válidos representará uma espécie de legítima clausula de barreira, dificultando o tão danoso fracionamento partidário.

Publicado em . Elaborado em .


Comentários

11

  • 0

    roberto gomes corrêa

    Na primeira vez que minha cidade usou a urna eletrônica , fui convidado pelo MM.Juiz Eleitoral, a orientar o cidadão de como se vota. No caso do voto nulo, recebi instruções de só orientar o eleitor de como proceder, se este solicitasse a informação, caso contrário deveria "omitir". A justificativa foi para que assim agindo, evitar a perda de votos...

  • 0

    hamilton henriques dos anjos

    Existe uma situação que ninguém comenta, por incrível que possa parecer: trata-se de uma informação oficial pública que é guardada a "sete chaves" pelo TSE, que diz respeito como o eleitor deve proceder, se assim o desejar, diante da urna eletrônica, anular o seu voto, de forma simples e correta. Como ficou claro pela legislação os VOTOS BRANCOS entram no coeficiente eleitoral; mas como de fato corretamente pode-se anular o voto ? ! essa resposta poucos sabem, mas com certeza uma consulta ao TRE se terá uma resposta, a não ser que o TRE se negue a responder.

  • 0

    roberto gomes corrêa

    Pela matéria podemos deduzir que os votos brancos e nulos, são votos do "faz de conta". No nulo o eleitor esteve mas não esteve, no branco o eleitor esteve mas esteve.
    Que lógica há nisso ????
    Para mim , nenhuma...

  • 0

    Wilson Tramontine

    Na minha opinião o problema a falta de representatividade e outras mazelas do nosso do sistema eleitoral não está em voto em branco ou nulo, na obrigação de voto (apoio o facultativo), não está nas urnas eletrônicas, não está no governo que ai está e nem nos que tiveram.

    O verdeiro problema e sua raiz se encontram na falta de profunda reforma eleitoral donde modificaria-se o sistema proporcional e reformaria as legislações pertinentes.

    Mas o governo e políticos quer nos dar minirreforma insignificantes e iníteis visto que em nada vai mudar substancialmente.

    Perderam a oportunidade com a PEC 43 sob o argumento ser inconstitucional, balela as propostas eram boas mas um certo senador Romero Jucá prestou um enorme atraso e desserviço à nação brasileiro votando contra e influenciando para que a referida PEC 43 foi rejeitada.

Voltar para o texto: Sua Excelência, o voto em branco