Comentários

Voto nulo e novas eleições

Voto nulo e novas eleições

Eventualmente vemos campanhas em prol do voto nulo, com a finalidade de anular o pleito. Identifica-se a necessidade de esclarecer que não é possível anular eleições a partir da manifestação apolítica do eleitor. É dizer: voto nulo não anula eleição.

Publicado em . Elaborado em .


Comentários

6

  • 0

    Wagner Dutra

    Parabéns pelo Estudo empreendido. Traz à luz questões suscitadas nos tempos em que ainda sonhávamos com o direito ao voto como cidadãos detentores de direitos. Muitos não entendem que, mesmo enfadonha, a leitura do Código Eleitoral, de um modo geral, pode favorecer o esclarecimento de questões “simples”, como as que a Senhora nos apresentou, mas que evitariam constrangimentos desnecessários em contextos mais formais, como entrevistas de emprego por exemplo, em foi perguntado sobre fatos relacionados à Política como um todo e os entrevistados soltaram pérolas como as supracitadas por você no artigo. Mais uma vez, excelente trabalho!

  • 0

    George Luis

    O voto NULO e BRANCO servem mais para estatísticas. O BRANCO significa dizer que, para o eleitor, qualquer candidato pode ganhar, é mais um sentimento de INDIFERENÇA. Já o NULO significa mais um ato de REJEIÇÃO.

  • 0

    marcos antonio alves de araujo

    Boa noite Polinna. A sua afirmativa está correta, mais devemos concorda que o voto NULO é o reflexo de uma insatisfação do eleitor, portanto não outorgando procuração de representação. É a maneira pacífica e legal de manifestação, que não anularia as eleições, mais demonstraria que o sistema esta falido.

  • 0

    patricio angelo costa

    O ideal seria que o voto fosse facultativo, pois assim somente votaria aquele que realmente acreditasse que seu voto iria fazer a diferença. Atualmente somos "obrigados" a votar mesmo em picaretas, pois do contrário seremos penalizados. Isso é democracia? Na dúvida, prefiro anular meu voto, assim minha consciência fica em paz comigo. Já votei muito em picareta que só pensaram em si próprio ou no seu próprio filho, no País, não!

  • 0

    Floriano Lott

    Cem por cento certa. Acontece que quem vota nulo não quer anular a eleição. Quem vota nulo é porque acha que não achou o candidato que merecesse seu voto. Quando eu digo: "então vote nulo", lá vem a resposta: mas voto nulo vai para o candidato mais votado. Então o eleitor vota útil, para não favorecer outro candidato que não é se sua escolha. Agora, se o voto nulo vai para o que tem mais voto, não alterou nada, pois se tem mais voto, já ganhou. Esta história de que o eleitor que vota nulo tem com isso a intenção de anular a eleição, vem do Estado, É o Estado que vem com a fala de que quem vota nulo quer anular a eleição. O Estado é sutil; eu nunca vi alguém dizer que vai votar nulo para anular a eleição. São duas histórias em que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Há uma possibilidade na lei eleitoral, quanto aos municípios, de anulação de eleição. Mas isso é até hipotético.
    Abraço.

Voltar para o texto: Voto nulo e novas eleições