Comentários

A vitória do cartel

A vitória do cartel

Como consequência da paralisação dos caminhoneiros, o custo do transporte para a sociedade vai subir, para garantir a eles lucros maiores. É legítimo?

Publicado em . Elaborado em .


Comentários

7

  • 0

    Fabíola Lima

    Com o pré-sal, o Brasil teria a 3ª maior reserva de petróleo do mundo, perdendo para a Venezuela, 1ª, e Arábia Saudita em 2º. Sem o pré-sal, o Brasil fica em 15º, perdendo inclusive pros EUA (10º).

  • 0

    Fabíola Lima

    G1, 2015: http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/01/petrobras-e-maior-petroleira-entre-empresas-de-capital-aberto.html
    Folha, 2009: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2009/11/654086-petrobras-tem-2-maior-lucro-entre-empresas-dos-eua-e-america-latina.shtml
    Como é que agora, da noite pro dia, a Petrobrás passou a ser deficitária ?? Claro que sim, assim como a Cia Vale do Rio Doce, atual Vale, uma das maiores empresas do mundo, Embratel, Embraer. Claro, claro !!

  • -1

    Fabíola Lima

    Isso não é ser de esquerda, isso é ser realmente "patriota", nacionalista, não desses de vestir a camisa da seleção e torcer pela seleção em copa, mas por defender e proteger os interesses nacionais, o patrimônio público nacional, coisa que nem os militares fazem (nunca fizeram, nem na ditadura), nem a direita, nem os pseudo-patriotas, somente os "esquerdistas".

  • -1

    Fabíola Lima

    Jony Cristivam: Monopólio da Petrobrás ??? Petrobrás, através do governo de Lula, gastou bulhões para descobrir e viabilizar a exploração do pré-sal, quando todos criticavam e diziam que era uma aventura irresponsável, faziam chacotas, Dilma aprovou a aplicação dos recursos provenientes do pré-sal na educação e saúde, é notório que a Dilma caiu e o Lula foi preso para se roubar o pré-sal, através desse governo criminoso, praticando crime de lesa-pátria, contra a soberania, e a riqueza nacional, dilapidando o patrimônio público nacional, leiloando não, literalmente doando os campos de pré-sal por valores inferiores a 1% do valor real, também doando as plataformas por valores inferiores a 10% do estimado. Como se diz, os estrangeiros já têm o petróleo, por que não iniciam a produção privada ?? Porque não querem gastar com investimentos, já que podem ter a infra-estrutura da Petrobrás de graça !! E vem falar em monopólio ??? Monopólio sim, e mais do que justo, pq se trata de insumo imprescindível à soberania e segurança do país, como correios, energia elétrica, telecomunicações, em segundo porque ninguém abre mão de uma matéria que sabidamente se encontra com reservas mundiais decrescentes, com os dias contados. Mas o setor privado não quer saber de livre-concorrência, quer saber de se locupletar ilicitamente, traduzindo, ganhar dinheiro fácil. Todo mundo sabe que livre-concorrência e Estado Mínimo são conversas moles para enganar os países subdesenvolvidos, os EUA é extremamente protecionista, e adota medidas para proteger certas áreas da economia, certas empresas, e boicotar pequenas e médias empresas em crescimento, que representem ameaça às protegidas. Todo mundo sabe que livre-concorrência é ficção, é balela.

  • 0

    CARLOS ROBERTO DE SOUZA MARQUES

    Compartilhei esse excelente texto no facebook. Não posso deixar esse falso capitalismo avançar. Precisamos desmascarar esses farsante que só falam em capitalismo da boca pra fora. Na hora do vamos ver ninguém quer concorrência. Alias, o único monopólio da Petrobras é poder ser deflorada, violentada, assaltada por uma única entidade: esse falso governo larápio. Gostaria que a Petrobras fosse realmente dona do petróleo mas infelizmente isso não é verdade há um bom tempo.

  • 1

    Fabíola Lima

    Dr, emita sua opinião sobre essa tentativa de implantar o parlamentarismo sem plebiscito, e eleições indiretas. Obg !!

  • 1

    Jony Cristovam de Santana

    Com a máxima devida vênia ao Dr. Rogério Tadeu Romano, mas seu artigo é totalmente ideológico e de cunho estatizante e esquerdista. O Dr. falou do lockout das transportadoras e de reserva de mercado com monopólio dos caminhoneiros, mas não falou do Monopólio da PETROBRÁS. Sinto muito, mas esse artigo tendencioso é uma afronta ao Capitalismo e a verdadeira livre concorrência c/c um "Estado menor". Sem contar da altíssima carga tributária que deve ser reduzida imediatamente.

Voltar para o texto: A vitória do cartel