Comentários

Criminalização da homofobia pelo stf: uma aberração jurídica

Criminalização da homofobia pelo stf: uma aberração jurídica

Parece que o princípio da legalidade penal e a tripartição dos poderes não significam muita coisa, atualmente, para o STF.

Publicado em . Elaborado em .


Comentários

7

  • 0
    Default avatar generic normal

    Usuário descadastrado

    Complementando, além da figura de linguagem da hipérbole, a menção das outras fobias também pode configurar o uso de um recurso retórico, chamado de argumento "ad absurdum". Para que não haja mais confusão, esclareço que a palavra "retórica" se refere não ao seu uso pejorativo, de quem a confunde com os artifícios "erísticos", ou seja de tentar ganhar uma discussão a qualquer preço (cf. Schopenhauer, A Arte de ter razão) ainda que por indução intelectual desonesta. Aponto aqui uma figura da retórica como meio ou arte da excelência na exposição das ideias e argumentos, conforme sua clássica origem na Grécia Antiga (cf. A Retórica, de Aristóteles), e sua redescoberta atual com autores como Chaïn Perelman e Lucie Olbrech Tyteca (cf. A Nova Retórica).Nessa argumentação retórica, o escritor ou autor do discurso eleva uma situação dada , real, presente ao seu cúmulo absurdo, demonstrando, com isso, ao espírito do auditório, a natureza de uma ideia ou pensamento, destacando-a hiperbolicamente de propósito, não com o intuito de ludibriar, mas somente de tornar a mensagem mais ilustrada, incisiva e, especialmente, enfática. Espero que tenha esclarecido os desavisados ou desconhecedores desses recursos da linguagem e os ajudado com sua eventual deficiência na leitura e interpretação de textos.

  • 0

    Rafael Lz

    Considero absolutamente descabida a comparação de homofobia com outras possíveis "fobias", como gordofobia, veganofobia, etc... O Brasil é o país que mais mata e violenta LGBTs no mundo. Será que o Doutor não tem esse discernimento? A tipificação do crime de homofobia é urgente, está muito longe de ser "vitimização". Ao contrário, trata-se de uma triste e cruel realidade.

  • 0

    Osvaldo Gonçalves

    ... com o nosso parlamento omisso, negligente.... fez bem o STF em criminalizar os homofóbicos.... e de passagem... depois que passamos a ter um bolsopata dirigindo o país... os insanos... que se esforçam para terem um comportamento normal...soltaram a franga.... este é o meu brasil brasileiro...

  • 1

    Hudson Barboza

    O ativismo judicial juntamente com o desrespeito ao princípio da legalidade são a base do atual Supremo.
    A Constituição tem sido rasgada diariamente com o aval e exemplo da nossa Suprema Corte.

  • 1

    Luiz Nazario

    "A tendência é que outros grupos venham a pleitear o mesmo reconhecimento em uma espécie de processo que caracteriza o que já foi chamado de Cultura da Vitimização. De repente, poderemos nos deparar com a criminalização qual racismo da obesofobia, da esqueleticofobia, da gerontofobia, da misoginia, da nanofobia e da gigantofobia, da veganofobia, da alopeciofobia, dentre outras situações imprevisíveis ad infinitum”. Bem, deve-se examinar cada caso para ver se essas fobias se equiparam à homofobia, se levam seus portadores a matarem os objetos de seu ódio. Em relação aos homossexuais (como em relação aos judeus) existe uma história comprovada de perseguição e de assassinato aos mesmos, e a equiparação da homofobia aos crimes de racismo é mais que justa e veio bastante tarde.

Voltar para o texto: Criminalização da homofobia pelo stf: uma aberração jurídica