Comentários
Brasil: Estado laico e a inconstitucionalidade da existência de símbolos religiosos em prédios públicos
Brasil: Estado laico e a inconstitucionalidade da existência de símbolos religiosos em prédios públicos
Ganha enfoque neste estudo o respeito ao direito de liberdade de manifestação do pensamento, inclusive da minoria não religiosa, assim como a inviolabilidade da consciência e crença religiosa.
Publicado em . Elaborado em .
Comentários
6
Voltar para o texto: Brasil: Estado laico e a inconstitucionalidade da existência de símbolos religiosos em prédios públicos
Renato Américo Moreira Mancinelli
Se os defensores da proibição de símbolos religiosos e proibição de ensino religioso nas Escolas fossem bem intencionados, também defenderiam a proibição de símbolos partidários e até a colocação da fotos de presidentes da república, governadores etc. em locais públicos; como também seriam contrário ensino de ideologias socialistas e comunistas etc. e até ao ensino da ideologia de gênero nas Escolas. Teria também seriam contrários ao PT sair pintando até luminária pública de vermelho, adaptar o número de bairros de uma cidade para 13, e outros abusos. Defenderiam um Estado neutro; ou o mesmo direito para todas ideologias ou nenhum.
Divino DA Costa
O nobre bacharel, se equivoca quando tenta separar pátria de povo, uma nação é formada pelo seu povo suas culturas e sua crença. Portanto se a maioria do povo brasileiro acredita em Deus, podemos afirmar que o Brasil acredita em Deus. Agora me responda: Se a liberdade religiosa e de expressão individual está garantida, quem pode impedir um funcionário público de colocar em sua mesa de trabalho qualquer objeto que revele sua condição de religioso?
Renato Santos
"Nada a ver o texto?" Então as pessoas deveriam ter o direito de colocar seus símbolos religiosos nas repartições públicas. Ou as representações de suas crenças, tipo: umbanda, candomblé, islamismo, judaismo, budismo, xintoísmo e até aquela religião dos seguidores de Lucifer teria que ser colocada.
Duvido que não ia gerar comoção, quer dizer que só porque o catolicismo é maior, não importa a opinião das outras crenças. Se for por este pensamento, não estamos na democracia e nem somos laicos, é basicamente ditadura camuflada.
Bem, mas o que isto importa né? afinal vai ter futebol e novela que são muito mais importantes do que educação e respeito mútuo.
pozzi Trev
"tageando" o ministério da justiça e questionando(dentro do facebook) sobre uma foto na qual todos estavam com as mão dadas e elevadas ao céu, dentro do congresso nacional::
"""Ministério da Justiça do Brasil, onde foi parar o meu estado laico ?
se entendo bem, a constituição de 88
""
TÍTULO III
Da Organização do Estado
CAPÍTULO I
DA ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA
Art. 19. É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
I - estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, """
a qual podemos achar na própria página do planalto;(http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm), não preve a utilização de imagens religiosas em prédios públicos e rezas no congresso nacional.
se essa foto abaixo não é "estabelecer cultos religiosos" dentro do congresso nacional, o que seria então?
se não for esse ministério a fazer algo sobre, qual o fará?
sinceramente,
de um cidadão que paga seus impostos"""
Jean Smiderli
nada a ver este texto!
peter soares
Tanta coisa pra ser resolvida e você vem questionar sobre crucifixo em prédios públicos?????