Gente, boa noite! É o seguinte: o professor disse a um amigo meu que ele está proibido de usar o termo: "denegrir" alegando que é uma palavra racista. Porém, pesquisei, falei com professor de história, olhei fontes no Google, professores de português no Instagram e a esmagadora maioria me disse que o termo não tem nenhuma raiz racista. Então, a pergunta é: "O professor pode me proibir de usar uma palavra? Posso usar esse termo na redação do Enem? Tem alguma lei que fale sobre isto?" Desde já agradeço a quem responder, ABS! ❤

Respostas

    A

    Alan Oliveira - Advogado em PVH 12586/RO Quinta, 11 de agosto de 2022, 23h51min

    Melhor Resposta segundo o Autor da Pergunta

    não pode proibir, de acordo com o art. 5º, inciso II, da Constituição Federal.

    G

    Gbs Terça, 09 de agosto de 2022, 18h02min Editado

    Esse povo é muito mimizento.
    E o termo judiar? Nao seria racista?
    Esses professores e os politicamente corretos ainda vao acabar proibindo o mundo de falar....daqui a pouco so podera grunhir

    M

    Marcos Luiz Quinta, 11 de agosto de 2022, 23h16min

    Tem alguma lei que diga a respeito disso?

    F

    fauve Sexta, 12 de agosto de 2022, 7h23min

    Marcos infelizmente quem dará suas notas será o professor. Seu professor é um boçal ou saberia a origem da palavra mas você acha que vale a pena um processo contra ele por estar inibindo sua liberdade de expressão?

    Você poderia ser mais sutil e elaborar um texto com a origem da palavra e seus sinônimos. Distribua esse texto aos seus colegas e a outros professores. E nas avaliações use sinônimos.

    difamar, desonrar, abocanhar, aviltar, caluniar, conspurcar, desabonar, desacreditar, deslustrar, enlodar, enxovalhar, infamar, injuriar, macular, manchar, rebaixar. Tornar escuro: 2 enegrecer, denegrecer, escurecer, enfuscar, obscurecer, pretejar, tisnar.

    Porque não sei sua idade mas o tempo vai te ensinar que "dar murro em ponta de faca dói". Por enquanto, em sala de aula, a autoridade é dele.

    F

    fauve Sexta, 12 de agosto de 2022, 7h48min

    Adolescentes se mobilizam com uma velocidade impressionante. Você consegue um forte apoio contra essa atitude do seu professor? Porque ele merece ser questionado sem chance de revidar na sua nota.

    G

    Gbs Sexta, 12 de agosto de 2022, 9h23min

    Nao existe lei para tudo ...mas idiota para td sempre existe. E seu professor me parece ser um desses!