Renato Quarta, 05 de novembro de 2008, 20h53min

    Senhorita, estou impressionado com a profundidade desta celêuma, mas de toda sorte acredito que não há obrigatoriedade de se colocar o artigo antes da palavra "ordem". Portanto, os dois jeitos estão corretos. Eu também prefiro Exame da Ordem.

    R

    Renato Quinta, 06 de novembro de 2008, 23h38min

    Camila, um beijo e me liga!
    rsrs...

    P

    Pedro Henrique Costandrade Sexta, 07 de novembro de 2008, 12h16min

    Acredito que o uso de "da" e "de" leva a duas interpretações diferentes. A melhor justificativa para o uso do de+a não é o fato de a palavra a seguir ser feminina.
    O artigo, in casu, define de qual exame estamos tratando, mas acredito que exista algo mais profundo na distinção do "da" e do "de" no caso.
    O uso de "da" leva à interpretação semântica de que se trata de um caso dativo, ou seja, a quem pertence o exame? À Ordem.
    Já Exame de Ordem, creio eu, que traz como carga semântica que o exame é para ingresso na ordem e não que o exame seja da Ordem. Bem, eu prefiro utilizar Exame de Ordem.