A duvida é a seguinte:

Nessa semana uma aluna aplicada no estado do MT foi impedida de assistir aula, sendo a mesma aluna menor de idade e com ótimas participaçoes em seus estudos.

Chegou na instituição 20 minutos atrazada devido a questoes pessoais inéditas e mesmo assim foi impedida de entrar no colegio publico, a alegaçao da portaria foi que são normas e leis internas.

Gostaria de saber, pois a aluna não teve o direito de assistir aula e pelo mesmo teve que retroceder ao seu domicilio sem o direito de nem ao menos de entrar na proxima aula, sendo assim, a mesma, correndo o risco de qualquer problema ocasionado na volta como acidentes de transito ou outros.

A escola, sendo publica, pode privar o aluno de entrar devido a essas circunstancias?

Respostas

  • -1
    M

    Marisa Sábado, 22 de novembro de 2008, 8h52min

    Olá,

    Se a escola liberar entrada atrasada vira bagunça. Vinte minutos é muito tempo de atraso.

    A mamãe deve ficar atenda no horario da criança OK?

    B

    Baracat Segunda, 02 de fevereiro de 2009, 2h06min

    Houve abuso de poder por parte da escola,se o pai ou a mãe acompanhou a filha e justificou o atraso,a escola não poderia ter umpedido a aluna de assistir aula.

    M

    Marcelo G. Quarta, 19 de setembro de 2012, 13h50min

    Muito obrigado a todos pelas respostas.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    M

    Marcelo G. Quarta, 19 de setembro de 2012, 13h55min

    E se tratava de uma aluna exemplar, de ótima conduta na instituição, mas enfim, nem tudo pode ser perfeiro....

    M

    Marcelo G. Quarta, 19 de setembro de 2012, 14h13min

    Também achei exagero..

    J

    Julianna Caroline Quarta, 19 de setembro de 2012, 17h43min

    No meu tempo de colégio, 10 minutos era suficiente pra entrar somente na segunda aula....

    P

    PFA Quarta, 19 de setembro de 2012, 19h26min

    Olá Marcelo! Cada escola tem suas próprias regras internas. Um aluno que venha sem uniforme, por exemplo, também pode ficar impedido de entrar, pois o uso do uniforme vem justamente para proteger os alunos de pessoas desconhecidas que tentem entrar na escola com outras intenções. O fechamento do portão também é outra coisa que, como disse a Marisa, se não houver organização, vira bagunça. O que precisa é bom senso para analisar cada caso. Se a aluna não costuma se atrasar e tem bom comportamento, não havia a necessidade de tê-la impedido de entrar.

    Eduardo: a diretora não é uma idiota. Pelo contrário, está visando a segurança e ordem da instituição escolar, onde as crianças e adolescentes precisam aprender desde cedo que há regras a serem cumpridas na vida adulta! Assim, ela está fazendo apenas o trabalho dela! Nesta caso em particular, faltou sensibilidade da pessoa que a impediu de entrar, que muitas vezes é o inspetor de alunos que cuida do portão! Portanto, não diga insultos a uma pessoa que só Deus sabe o que passa para manter uma escola!

    Abraços!

    C

    Consultor ! Quarta, 19 de setembro de 2012, 19h34min

    Se a aluna é exemplar, deve chegar antes do horário, e aprender a cumprir regulamentos !!!

    Alunos realmente são proibidos de "assistir aulas". Aos alunos são permitidos apenas assistir às aulas !!!

    E

    Eduardo Quarta, 19 de setembro de 2012, 20h01min

    FabiP,a retardatária menor, cuja mãe acha que está no colégio, nunca poderia ser mandada embora. Imagine o processo caso a menina se acidentasse? Por isso é idiota.

    M

    Marcelo G. Quinta, 20 de setembro de 2012, 7h03min

    Consultor !
    A aluna é de Alta Floresta no MT e andava a pé 6 kilometros todos os dias, estrada de chão sob chuva ou sol, hoje esta na faculdade.

    Não faça juizos de valores desnecessários, e seu ultimo paragrafo é realmente sem nexo algum, sem nenhum tipo de significado falar das mesmas coisas ou direitos, aluno jamais pode ser proibido de assistir aula, não pode ser proibido, se esqueceu da constituição?

    O abuso está em presenciar o aluno chegar todo molhado e sujo de barro devido ao que suportou no caminho e ter que voltar pra casa. Não seja imbecil.

    C

    Consultor ! Quinta, 20 de setembro de 2012, 12h39min

    O chiste com a regência do verbo "assistir" não está no seu nível, não teve graça. Esqueça e me desculpe !!!

    Essa informação da distância da escola, zona rural, etc., só chegou agora.

    Então o assunto é mais complexo: tem de envolver o prefeito, com o transporte escolar; a escola, para alterar os regulamentos; e as famílias !!!

    Minha irmã fez faculdade andando 200 km todos os dias, ida e volta !!!

    Quem quer estudar, estuda !!!!

    M

    Marcelo G. Quinta, 20 de setembro de 2012, 14h54min

    Eu entendi perfeitamente a sua petulancia, para isto abstenha-se de responder questões que desconhece.

    E

    Elisete Almeida Quinta, 20 de setembro de 2012, 16h12min

    Os horários marcados devem ser cumpridos, tal como as regras, exceto nos casos em que haja justificativas relevantes, do contrário, como já foi dito, vira bagunça.

    C

    Consultor ! Quinta, 20 de setembro de 2012, 19h30min

    ... nem se adquirir o domínio !!!

    P

    PFA Sábado, 22 de setembro de 2012, 21h27min

    Eduardo, usar este termo é ofender uma pessoa que está trabalhando em prol dos alunos! Regras são feitas para serem cumpridas!!! Se nas regras da escola o portão é fechado depois de um determinado horário, cabe aos pais e alunos cuidarem do tempo para que não cheguem atrasados. Caso percebam que isso vai acontecer, o melhor a fazer é retornar para casa, ou nem sair dela! Infelizmente os brasileiros não têm o bom hábito de cumprir regras, e isso é algo que deve ser aprendido desde criança. Se o aluno deve estar na escola às 7h, por exemplo, é obrigação dos pais providenciarem que ele esteja DENTRO da escola neste horário. Volto a reforçar que em muitas escolas quem cuida do portão são os inspetores, ou seja, os diretores nem sempre tomam conhecimento dos alunos que chegam atrasados. Mesmo porque no nosso "perfeito" sistema educacional, os diretores acabam passando mais tempo fora da escola, em reuniões de convocações nas diretorias de ensino, do que na própria escola. Se neste caso a diretora em pessoa mandou a aluna embora, mesmo sabendo do comportamento exemplar dela, faltou bom senso. De qualquer maneira uma regra foi descumprida, e para que a sociedade evolua, é preciso ter ordem!

    P

    pappai Domingo, 23 de setembro de 2012, 11h44min

    o horario deve ser cumprido.....
    mas, é um abuso nao deixar entrar na 2a. aula.... e mais ainda, mandar a criança pra casa sem autorização e acompanhamento dacriança até em casa.....
    quem se responsabilizaria caso essa criança fosse atropelada ou sequestrada????

    M

    Marcelo G. Domingo, 23 de setembro de 2012, 11h49min

    Hoje, essa mocinha que aqui alguns chamam de desrregrada é formada no curso de Tec. em Edificações e esta no terceiro periodo de Engenharia Civil.

    I

    Insula Ylhensi Suspenso Domingo, 30 de setembro de 2012, 23h21min

    Marcelo, compreendo sua revolta diante do esforço dessa pessoa em dedicar-se aoos estudos. Nem sempre aceitamos a rigidez das regras, principalmente quando ela nos afeta de forma que sentimos como injustiça.

    Mas, agir certo, cumprir compromissos, se esforçar, não são favores que fazemos aos outros, mas atitudes que somente a nós favorece.

    Lamentavelmente ainda há pessoas (crianças, pricnpalmente) que residem à léguas de distância de seus grupos escolares, de suas instituições de ensino. Infelizmente dependem somente delas se esforçar mais ainda para conseguir chegar a algum lugar (literalmente!) na vida.

    Como disseram acima, regras são regras. O que ela poderia fazer é expôr a situação especial que a faz atrasar-se, e com isso, e somente por isso, alcançar um condição em que possa ela compensar essas eventualidades.

    Se a coisa é como vc colocou, e sendo somente ela que passa por tal situação, acho que ela poderá conseguir essa ajuda da direção da escola.

    Ariel Sales

    Ariel Sales Sexta, 17 de outubro de 2014, 16h08min

    Hj voltei pra csa, 1 minuto atrasado, la tem tolerância de 5 vezes chegando atrasado, ai era minha 5°, mais 3 dessas vezes minha mãe justifico e eles não retiraram aqueles atrasos, hoje fui tirar minha reservista, como sempre que falo eles não me escultam, sou do grêmio do colegio eles pedem pra mim ser mais engajado, mais do que serve ser engajado ajudar um colégio se quando o aluno chega atrasado ou o aluno esta passado mal e erro do aluno, muitas vezes eu nem almocei pra chegar cedo, hoje foi um dia que não almocei e voltei, sabe o que e vltar 13:30 tarde, jovem, vulnerável, praticamente eu ficando em casa já pode se dizer que estou na rua, por que meu pai minha mãe não vão me bater por que não estou errado, ai eu vou saiu pra fazer outras coisas, coisas que eles mesmo pedem, iai perdi um dia na escola, como eles mesmo disseram pra mim quando pedi pra ficar, eles estão nem ligado! ;) fica a dica, quando for jugar um jovem pergunte a ele por que ele chego tarde, como foi a volta dele pra casa, por que já voltei uma vez ano passado e fui roubado, e muitos leigos vão dizer que a culpa e minha!! :)