Estou grávida e sou contribuinte individual- mas para receber a licença existe uma carência, preciso ter no mínimo 10 meses de contribuição. Eu era sócia de uma empresa e contribuí por uns 2,3 anos consecutivos, sendo a ultima contribuição em fevereiro de 2008, quando a empresa parou de funcionar. Voltei a contribuir, através de outra empresa da qual também sou sócia, em junho de 2008.

Fazendo as contas, percebi que meu filho vai nascer alguns dias( ou semanas) antes de eu fazer a décima contribuição consecutiva ( o nascimento está previsto para 5/03). Pois voltei a contribuir em junho e a 10º contribuição será em março( no dia 15 ou 20). Será que eu me enquadro na carência??? Se não, tenho como pagar atrasado os 3 meses q não contribuí???? Obrigada!!!!!!! Aguardo ansiosamente a resposta.

Respostas

    M

    Mabel_1 Terça, 13 de janeiro de 2009, 20h37min

    A carência exige 10 contribuições, mas não necessariamente consecutivas. Vc já tem a carência. Ainda q não tivesse, o mês de março (ou qualquer outro mês) pode ser pago desde o primeiro dia útil do mês, ou seja, poderia ser pago antes do parto e assim, a carência seria implementada do mesmo jeito. O dia 15 do mês seguinte, é apenas a data LIMITE para pagamento. Outra dica: Quando ocorre perda da qualidade de segurada (no seu caso seria ter uma interrupção maior que 12 meses entre as contribuições) basta recolher 3 contribuições em dia que as contribuições anteriores podem ser somadas para compeltar as 10 exigidas. Bom parto e saúde pro seu filhote!!!

    F

    Fabiana Marques Cáceres Terça, 13 de janeiro de 2009, 22h36min

    Nossa, ótima notícia. Eu tinha ficado meio desesperada! Muito Obrigada! Abraços!

    A

    andréa_1 Sexta, 24 de abril de 2009, 1h31min

    eu trabalhei em uma prefitura no período de julho de 2005 a novembro de 2007, de julho/05 a maio/07 trabalhei com carteira assinada e de maio a novembro/07 fiquei como concursada, entrei em licença maternidade em julho/07, depois da licença tive que pedir para sair pois meu marido foi transferido e mudamos de estado, desde então não trabalhei mais, agora estou gravida novamente e vou ter bebe em setembro deste ano, gostaria de saber se ainda tenho direito (carência) para entrar com um novo salário maternidade, pois li em um saite que a carência para licença maternidade era de 36 meses, gostaria de saber, aguado a resposta anciosa, obrigada