O locador esta me cobrando por atraso de pagamento 10% de multa, e juros e mora de 0,33% ao dia. Por exemplo, meu aluguel é R$ 300,00. Se eu efetuar o pagamento após a data de vencimento, está escrito no boleto bancario; "Após o vencimento cobrar; R$30,00 de multa + R$0,99 ao dia" Isso ésta correto perante a lei? Acho o valor da multa muito alta!

Mas não sei se está correto, muito falam que sim, outros dizem que a multa esta correta mas os juro terá que ser no maximo 1% ao mês! Se for desta forma o que eu não entendi éh quanto ao juro de 1% ao mês, por ex: se eu passar do vencimento pagarei R$30,00 de multa + R$3,00 de juros? Ou sóh pagarei os juros caso o atraso seja de um mês? ou esse R$3,00 é dividido por numero de dias do mês, ex:30 dias o mês R$0,01 ao dia? Obrigado!

Respostas

    J

    Junior57 Quinta, 22 de janeiro de 2009, 16h37min

    Vale o que estiver previsto em seu contrato, desde que a multa por atraso não exceda a 20%. Os juros moratórios de fato são aplicados à proporção de 1% ao mês ou fração.

    F

    Fabio Vasconcelos Sábado, 07 de março de 2009, 17h53min

    O Calculo é assim:

    Dados: Valor do Aluguel: R$ 300,00; Multa por Atraso: 10%; Juros por Atraso: 1% ao mes; Dias em Atraso: 10 dias
    Se o aluguel esta atrasado em 10 dias o calculo fica:

    Valor do Aluguel(R$300,00) + Multa (R$ 30,00) + Juros pelo atraso de 10 dias (1/100 (1%)300,00(aluguel)/30(mes)10 (dias em atraso))

    Neste caso ficaria um valor total de R$ 331,00
    Para este caso que voce citou, o calculo do valor da multa por dia de atraso seria (valor do aluguel multiplicado pelo juros e dividido por 30 dias ), correspondendo a R$ 0,10 e nao os R$ 0,99

    A

    Amanda Oliveira Gurgel Terça, 17 de março de 2009, 13h02min

    Bom, agora vê se podem me ajudar, o meu está cobrando juros de 1% ao dia! + multa de 10% ao mês! Isso não é demais? Se isso estiver no contarto, eu tenho que aceitar? Pergunto assim, pq nõ foi em quem assinou esse contrato e sim meu marido, como ele ficou impossibilitado temporariamente de administrar, eu agora ssumindo, é que me dei conta disso... Esse juros é uma facada! Existe alguma coisa que eu possa fazer a respeito?

    J

    Junior57 Terça, 17 de março de 2009, 18h53min

    A multa é legal. Os juros moratórios são de 1% ao mês ou fração e não diário, que é um absurso e ilegal....Boa sorte.

    M

    marcio motta Quarta, 03 de março de 2010, 15h08min

    Bom dia,estou atrasado com um aluguel comercial de 2.500,00 a 30 dias,estão cobrando multa de 2% + .33 ao dia .
    Ex: 2.500, x 2% = 50,00
    multa = 50,00
    juros = .33 x 30 = 9.90% = 2.500,00 x 9.90 = 225,00
    juros = 225,00
    aluguel = 2.500,00
    multa = 50,00
    juros = 225,00
    total = 2.775,00 isto e legal o que devo fazer? Obrigado marcio motta

    N

    naidis Terça, 29 de março de 2011, 12h59min

    O Judiciário entende que os contratos de aluguéis não são regidos pelo CDC, portanto é legal a combrança de 2% de multa.
    Quantos aos juros diários de 0,033% também é legal pois fica em juros de 12% ao ano que também é considerado legal pelo judiciário.

    N

    naidis Terça, 29 de março de 2011, 13h00min

    Digo não são regidos pelo CDC.

    R

    rangel Terça, 18 de outubro de 2011, 14h30min

    Boa tarde,

    Atrasei meu aluguel 1 dia e eles estão me combrando R$ 200,00 ( 20% DO ALUGUEL ) de multa, esse valor está certo, por causa de 1 dia tenho que pagar a mais no meu aluguel R$ 200,00??

    M

    Maria Paula Andrade Segunda, 18 de março de 2013, 11h34min

    Bom dia, estou com o mesmo problema da Amanda, estão cobrando 1% ao dia, isso é um absurdo, e sinceramente na hora de assinar o cntrato não prestamos atenção nisso, tem como reverter essa situação?

    Pois pelo que sei, o certo é 10% ao mês e o juros ao dia tem que ser fracionário.

    Por favor me ajudem.

    F

    Fabiano Trindade Sexta, 16 de agosto de 2013, 11h07min

    No contrato de locação consta que em caso de atraso será cobrado juros de 3% ao dia...

    Meu aluguel é no valor de R$ 710,00 !! esse valor é legal? qual seria o valor correto?

    J

    Junior57 Sexta, 16 de agosto de 2013, 11h27min

    Absolutamente ilegal. Cláusula nula.

    M

    Maria Paula Andrade Terça, 20 de agosto de 2013, 11h00min

    Juros abusivo, o correto é no máximo 1% ao mês, sendo fracionário ao dia....e a multa no maximo 10% ao mês.

    J

    Junior57 Quinta, 22 de agosto de 2013, 18h37min

    ...nas locações de imóveis a multa máxima por atraso é de 20% e não 10%. Não confundir com a Lei de Usura.

    C

    Custódio Filho Sábado, 08 de março de 2014, 12h32min

    Hoje o mais correto evitando problemas com a justiça os juros é de 1% ao mês e 2% de multa, pois as vezes o proprietário do imóvel que ganhar muito e dependendo do Juiz a multa a cima de 10% por cento, poderá ser considerada abusiva, então, aconselho nunca cobrar acima de 10%.
    Mas estamos sempre pegando contratos com 10 e 20% de multa e são os mais problemáticos com 80% de entrada nas pequenas causas aqui em candeias Jaboatão-PE.
    Custódio Filho
    Cf Assessoria Contábil e Corretores Associados

    P

    PAULO II Sábado, 08 de março de 2014, 12h44min

    Prezado Sr Custódio Filho
    Para meu conhecimento e estudos, poderia citar legislação pertinentes a estas modalidades de aluguel.
    Obrigado
    Abraços

  • -1
    M

    marckonardino Quinta, 17 de abril de 2014, 0h41min

    empréstimo consignado no contrato diz Na hipótese de atraso no pagamento ,ou vencimento antecipado , incidirão sobre os valores sobre quaisquer valores devidos , juros moratórios à taxa de 12% ao ano comissão de permanência na forma de regulamentação ao banco central do brasil
    nunca inferior aos cargos incidentes nesta cédula ambos calculados pro rata e multa a razão de 2% sobres o valores em atraso , pergunto qual o valor correto que devo quitar uma vez que :
    parcelas em atraso : 20 ate abril 2014
    valor da prestação: R$1.217,00
    parcelas a vencer: 7( de maio a novembro2014)
    qual o calculo correto para quitação?
    o banco esta me cobrando $ 42.197,00
    (20 x 1.217,00= 24.340,00)+ 7 x 1.217,00 =R$8.519,00 (24.340+8.519)=R$32.859,00
    42.197,00-32.859,00 =9.338,00 que estão me cobrando de juros e multa alguém pode me ajudar um absurso isso

    R

    ROSA MELO Quinta, 17 de abril de 2014, 1h38min

    A multa usual cobrada nos contratos de aluguel corresponde a 10% sobre o valor, enquanto os juros devem ser aplicados o percentual de 1%/mes ou fracionado.

    A

    Anderson M.S. Quinta, 17 de abril de 2014, 6h58min

    www.drcalc.net

    www.debit.com.br

    M

    Marcos Simões Quinta, 24 de abril de 2014, 23h37min

    por favor, me expliquem uma coisa, juros de 1% A/M ele deve ser obrigatóriamente fracionário ao dia ??? deve ser cobrado apenas 0,033% ao dia ou com 2 ou 3 dias de atraso já pode ser cobrado 1% ??

    M

    Marcelo Fernado Quarta, 11 de junho de 2014, 21h10min

    tenho um contrato residencial de 3 anos o valor do aluguel é R$ 1.100,00 com vencimento todo dia 10 de cada mes sai de um emprego agora estou em outro e pedi para o propietario do imovél mudar a data de vencimento para o dia 20 de cada mes, e ele me disse que eu vou ter que pagar os 10 dias de diferença que da um valor de R$ 366,00, isto esta correto ? a multa do meu contrato para pagamento após a data foi estipulado em 20% e multa de 5% ao mes eu li assinei e reconheci firma. esta multa e estas juros mensais estao dentro da lei ? se eu for no procon ou pequenas causas tenho chance de reverter isto mudar esta multa e este juros mensal? POR FAVOR ME AJUDEM !!!!!