Olá!

Estou com um problemão....Minha filha tem 28 anos foi diagnosticada com esquizofrenia paranoide.Sempre teve instabilidade nos trabalhos e seu ultimo emprego com registro foi de 2 meses no final do ano passado,onde ela pediu demissão por um surto da doença... Gostaria de saber se ela tem o direito de aposentadoria por invalidez. Obs.o ano passado (2008),ela trabalhou com registro de agosto a outubro somente,e num surto pediu demissão pois acreditava que estava sendo perseguida. Agradeço desde já! Esqueci de mensionar,ela tem um filho de 8 anos que depende somente dela.

Respostas

    W

    Walter Rodrigues Filho Quarta, 04 de fevereiro de 2009, 19h38min

    Bruna

    V precisa tomar as redeas desta problemática. Precisa de muita diplomacia e presença de espirito. Sua filha precisa reconhecer em V a única tabua de salvação.

    Para ter direito a Beneficio do INSS por CID 10 - F20.0 esta é a codificação da esquisofrenia paranoide (ilusões auditivas + manias de perseguição) sua filha precisará:

    1 - Ter qualidade de segurado quando da entrada do requerimento. Se ela tiver periodos espaçados sem contribuiições precisa estudar a possibilidade de ter perdido a qualidade de segurada e como contribuir para salvaguardar a qualidade de segurada.

    2 - Ao tempo da Data de Inicio da Doença e da Incapacitação ter satisfeito o periodo de carencia com bem mais de 12 contribuições mensais consecutivas.
    Seja como empregada recentemente registrada e por largo periodo (melhor) ou como contribuinte autonomo ou avulso se tiver como provar formação própria para atividade independente.

    3 - Precisará de um ou mais Laudos de médicos psiquiatras especialistas atestando a data de inicio da doença, a evolução para estado cronico, a caracteristica
    incapacitante para trabalho estudo etc, o prognóstico e a medicação ante
    psicótica adotada ao longo do acometimento.

    4 - Se ficar patente que a doença teve inicio antes dela filiar-se ao RGPS ela muito provalvemente não conseguirá nada. A menos que prove que a doença era latente tanto que permitia a sua filha ocupações profissionais, de estudos e de cuidados com a casa, filhos etc e que a doença se agravou com sua filha já filiada ao RGPS e com o periodo de carencia superado e preferencialmente de longe.

    5 - Evite partir desde logo para pedido de aposentadoria por Invalidez. Já iria demonstrar que se sabe do histórico e da Incapacitação definitiva. Ademais ela precisaria se Interditada o que é um passo muito sério que a familia via de regra reluta em dar. O mais aconselhavel é pleitear pelo Auxilio Doença e somente depois de demonstrado a perseverança, a irreversibilidade e agravamento da doença requerer pela Ap por Inv.

    boa sorte

    G

    Gustavo iniciante Quarta, 04 de fevereiro de 2009, 20h19min

    Dr. Walter,

    Aproveitando a discussão e considerando que V.Sª demonstra profundo conhecimento sobre o tema, pergunto se a pessoa aposentada por invalidez em decorrência da esquisofrenia tem direito ao adicional de 25%.

    Em caso positivo, deve-se requerer administrativamente ou pode-se ir direto ao Judiciário? Em qualquer dos casos pode-se pedir retroatividade à data da concessão do benefício?

    Grato

    W

    Walter Rodrigues Filho Quarta, 04 de fevereiro de 2009, 21h53min

    Ricardo

    Não importa se o cidadão a que se refere é seu amigo ou parente etc.
    O adicional de 25% é concedido em casos onde fique muito bem comprovado
    a real necessidade de acompanhamento por largo periodo do dia de pessoa
    profissional relativamente especializada.
    Donde se conclui que não cabe o adicional para cobertura de despesa com uma empregada doméstica. Pode-se tentar. Nada impede. E vai que de repente cola...

    Sempre bom começar segotando a via administrativa.
    Mesmo porque a data do requerimento administrativo é o marco inicial para concessões outorgadas pelo poder judiciario

    Retroativo ?
    Afora o acima exposto? Nunca ouvi falar.

    A

    Alida Sábado, 20 de fevereiro de 2010, 23h28min

    Um pessoa ainda jovem(entre 17 a 20), diagnostificada com esquizofrenia, mas que ainda nunca trabalhou, pode pedir algum tipo de aposentadoria?

    W

    Walter Rodrigues Filho Domingo, 21 de fevereiro de 2010, 5h55min

    Não.
    Mas é bom documentar a caracterização da incapacitação quando ainda menor
    pois poderá ter direito à pensão de ascendente

    E

    Edilzete Cordeiro Quinta, 21 de fevereiro de 2013, 16h33min

    Hoje fui no psiquiatra ele diagnosticou que estou com F20.0 F31.9,isto e grave ?

    E

    Edilzete Cordeiro Quinta, 21 de fevereiro de 2013, 17h02min

    Ele me deu 6 meses para reagir a medicaçao.Vou passar na pericia dia 26,se por acaso eu nao reagir ele pode me aposentar?

    S

    Soldado Ferido Terça, 02 de dezembro de 2014, 3h29min

    Ola Amigos eu Estou a 5 anos Afastado da empresa devido ter Desencadeado uma doença crônica degenerativa Esquizofenia paranoide tenho aproximadamente 18 Laudos por medicos diferentes comprovando o mesmo CID 10 f 20 agora eu passei pela pericia e recebi a Posentadoria por invalidez preciso de Ajuda na empresa que eu trabalhava era em um Supermercado Muito Grande no Setor de Acouguer sair de Lar Surtado Fui para um Hospital e não tive mais como volta ao trabalho não Aguento mais barulhos ha momentos que eu nem mesmo sei quem sou eu ja trabalhei em outras empresas poucos tempos devido não mim sentir bem pedia para Sair nunca conseguir Concluir os estudos agora eu preciso saber como e mesmo que uma esquizofrenico tem condições de volta ao trabalho estou perdido no tempo por favor mim ajude quem pode

    Aguardo Informações

    Adolfo Jose

    Adolfo Jose Quarta, 03 de dezembro de 2014, 16h07min

    Soldado Ferido, eu tenho esquizofrenia e estou afastado do INSS a 1 ano... foi dífícil você se aposentar ? vc consegue interagir com outras pessoas ? eu tenho perseguição acho q meu ex chefe me persegue ate hoje.

    Erica Lemos Stumm

    Erica Lemos Stumm Quarta, 03 de dezembro de 2014, 17h13min

    SOLDADO FERIDO vc quer voltar ao mercado de trabalho?

    S

    Soldado Ferido Domingo, 04 de janeiro de 2015, 4h07min

    Olha Erica Lemos eu ate tinha vontade como relatei porem eu não tenho mais força queria ser alguem normal Porque a sua pergunta ??

    Erica Lemos Stumm

    Erica Lemos Stumm Domingo, 04 de janeiro de 2015, 9h58min

    eu tenho alguem na familia na mesma situacao soldado ferido, o inss te aposentou?

    roberto vieira martins

    roberto vieira martins Segunda, 09 de fevereiro de 2015, 10h05min

    EU FUI APOSENTADO POR INVALIDEZ TOTAL E PERMANENTE POR DEPRESSÃO PSICOTICA RECORRENTE CID F33.3 PELA JUSTIÇA FEDERAL. QUALQUER ASSUNTO A O RESPEITO DESTE TIPO DE APOSENTADORIA MEU EMAIL É [email protected].

    Vivian Olivia

    Vivian Olivia Domingo, 07 de junho de 2015, 20h26min

    Fomos todos afetados e estamos todos na família sofrendo com a condição de meu filho
    não existe mais conforto, Paz, estabilidade ou qualquer tranquildade no meu Lar
    minha vida desmoronou e quem também terminou doente em uma cama, sou eu!
    http://www.novelasdavidareal.comunidades.net/ podem acessar o site e ver pelo tudo que estamos passando. É triste, é uma condição perigosa, eles tentam se matar, fazem coisas estranhas... só Deus para salvar meu filho e um dia limpar minha mente de tudo que ja viví até agora

    E

    Elison Nunes Sexta, 02 de outubro de 2015, 21h29min

    Voce consiguiu se aposentar eu tambem estou com esquizofrenia e nao sei o que fazer

    A

    araujo Quinta, 22 de outubro de 2015, 13h17min

    gostaria de saber se uma pessoa que tem 29 anos hoje, tem esquizofrenia desde os 16 anos, comprovados com laudos médicos, trabalhou em 3 empregos de carteira assinada, neste ultimo com 7 meses. Fazia tratamento, mais parou seu tratamento por conta própria, e pretende voltar. Estava passando por problemas novamente, alucinações, não esta conseguindo trabalhar, ja passou por médicos que o encaminharam para voltar a fazer o tratamento novamente. Queria saber se essa pessoa teria algum direito se conseguiria algum beneficio ou não.

    R

    Rafael F Solano Quinta, 22 de outubro de 2015, 14h22min

    Depende se ele perdeu a condição de segurado.

    Essa pessoa não pode decidir parar o tratamento, o que ele tem não é virótico como uma gripe, que tratou e acabou a doença. Ele tem de entender que ela faz parte dele, até que a ciência encontre um modo de mudar isso, ele não tem cura, só tratamento. Se ele não quiser ser internado ele não pode parar.

    D

    Daniel Antônio Sexta, 03 de junho de 2016, 17h27min

    Sou servidor público do Tribunal de Justiça de determinado Estado da Federação. Estou há aproximadamente um ano afastado de minhas funções por conta de Esquizofrenia Paranóide. Passei por três médicos diferentes, os quais me diagnosticaram da mesma forma. O que devo fazer?

    H

    Henrique Domingo, 12 de junho de 2016, 20h57min

    Dr boa noite , minha mae tem esquizofrenia a mais de 10 anos temos varios laudos medicos que comprovao a doença recentemente minha vo montou um prosseço de aposentadoria no inss e ja passou pela pericia medica e tudo mais estamos aguardando um resultado e de forma ppossivel uma aprovação ?

    R

    Rafael F Solano Domingo, 12 de junho de 2016, 21h31min

    Não temos como saber, terão de aguardar o resultado