Meu cliente( outorgou o mandato recentemente a mim) teve que revogar o mandato judicial do antigo advogado pois o mesmo foi negligente perdendo prazos por não se nos autos durante 10 meses trazendo serios prejuizos a ele. Fez uma notificação extra-judicial para o causídico que até agora não a recebeu ( dois meses).O cartório a devolveu. O Advogado deve acertar contas com ele pois ele deu antecipadamente 50 mil reais para contratação de uma equipe que iria trabalhar com ele. A equipe não foi apresentada e o advogado disse que não vai devolver o dinheiro já que o dinheiro foi dado a título de honorários... Ele já entrou na OAB com o relato do fato, mas como não houve distrato ele teme que o advogado venha a requerer algo ( sucumbência ou requerer a porcentagem que constava no contrato que seria dele no caso de um acordo entre as partes) Sou advogada iniciante e não sei como aconselha-lo. Podem me ajudar? Agradeço muito Lisandra

Respostas

    J

    Júnia Cupertino - advogada Domingo, 15 de fevereiro de 2009, 23h00min

    Lisandra. Em primeiro lugar, peça ao seu cliente o contrato firmado com o atingo procurador para vc verificar se realmente houve alguma negligência ou imperícia do advogado. Antes de mais nada, vc deve se atentar para as cláusulas contratuais e possibilidades de rescisão judical que todo contrato tem lá vc terá uma solução melhor para seu problema. Não confie 100% sobre o relato de seu cliente que pode estar relatando os fatos com emoção e de maneira parcial, procure saber o porque o advogado não atuou no processo ou se atuou, como atuou. Vc pode cobrar honorários para consultoria e após para a solução do problema, mas em primeiro lugar diga ao cliente que precisa ver o contrato e a representação que o mesmo fez junto à ORDEM DOS ADVOGADOS. Um abraço e boa sorte