tenho um vizinho que possui 8 casinhas de aluguel e todas fazem divisa com meu terreno. os inquilibnos tem mania de jogar toda especie de lixo pra dentro do meu quintal. o dono das casinhas mora na casa da frente. isso ocorre há 23 anos. nenhum tipo de conversa ou discussão adiantou. o dono das casas diz que o problema é meu e que ele não vai fazer nada. como devo procurar resolver esse problema. alguém sabe me dizer em que artigo do código civil posso enquadrar esse vizinho que é o dono das casinhas, visto que nada até hoje resolveu o problema? detalhe: o muro é dele, pois quando compramos a casa ele já existia. o terreno tem 80 metros de fundos obrigada

Respostas

    E

    Elaine Albuquerque Terça, 30 de junho de 2009, 13h07min

    oie
    moro e uma casa do lado de apartamento, quase todos os dias alguem joga lixo la d cima e cai no quintal da minha casa. O que devo fazer ?? não aguento mais limpa o lixo dos outro ...
    muito obrigada pela atenção,
    Elaine Albuqerque

    N

    Neto_sp Segunda, 17 de maio de 2010, 17h07min

    to tendo um problema parecido também...

    o vizinho mudou-se recentemente para a minha rua, e pela segunda vez jogou objetos no meu quintal.

    da primeira vez, pedi para que não fizesse novamente para evitar problemas futuros, passado alguns dias, tinha lixo novamente no meu quintal.

    Como devo proceder?

    Chamo policia? ligo pro dono da casa? pra imobiliaria? ou procuro um advogado caso o problema continue?

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 17 de maio de 2010, 17h25min

    NASA, ELAINE, NETO

    Sem entrar no mérito de eventual infração criminal do vizinho, as questões processuais para resolução de conflitos em direito de vizinhança se resolvem através de Ação Cominatória (de cumprimento de obrigação legal, de abstenção, de tolerância, de permissão de ato ou fato) com pedido de tutela antecipada específica, na forma do artigo 461 do Código de Processo Civil.

    Pois esta ação judicial tem um resultado efetivo (de cessar o problema) decorrente da multa pecuniária por cada dia de descumprimento, que se acumula e aumenta em 1% ao mês e permite a temida penhora on-line de valores depositados em qualquer bancos no CPF do réu.

    Pode ser promovida pelo JEC Juizado Especial Cível (pequenas causas e sem advogado) e fotografias e testemunhas são provas válidas para o processo que mencionei e, penhora de valores depositados, além de diversas outras (ex: penhora de carro, casa etc.).

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    M

    MichelleRCB Terça, 08 de julho de 2014, 14h47min

    Boa tarde Hebert,

    Passo pelo mesmo problema de lixo sendo jogado no meu quintal.

    Minha dúvida é: A ação será contra o inquilino que comete a infração ou contra o proprietário do imóvel alugado?

    Grata.

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Terça, 08 de julho de 2014, 15h50min

    MICHELE

    Por ser direito de vizinhança a ação acima mencionada é pessoal contra o vizinho seja ele proprietário ou inquilino ou possuidor. Porque o objetivo é que ele seja obrigado judicialmente a não fazer.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    E

    elson alves pereira Segunda, 27 de outubro de 2014, 19h13min

    Ola boa noite, eu estou com um problema com o meu vizinho ele passou uma pa carregadeira nos terrenos dele amontou todo o entulho dentro do meu terreno ja pedir que ele retira-se mais ele não esta nem preocupado em tirar o que eu devo fazer neste caso entro comum processo contra ele na justiça pedindo que ele retire estes entulho qual seria a melhor maneira de resolver isso...

    D

    Douglas Albea Quinta, 06 de novembro de 2014, 20h31min

    Boa noite, Herbert!

    O meu caso é similar ao da Elaine Albuquerque citado acima. Porém, é impossível saber de qual apartamento estão vindo os lixos, nesse caso a ação será contra o condomínio?
    Posso tirar foto do meu telhado e dos objetos que jogam no meu quintal?

    Grato,
    Douglas Albea

    K

    katisuk Segunda, 28 de setembro de 2015, 15h08min

    tenho um terreno onde fizeram loteamento e n fizeram rua ainda especificada ainda e a vizinha tinha uma arvore na frente da casa dela e cortou e tinha um monte de barro tambem soh que eles contrataram um trator e jogaram todo o entulho no meu terreno alegando que minha areia estava na rua por isso que jogaram no meu terreno sendo que n fizeram a rua de fato. como faço sobre isso ?

    Marcia Fabiana

    Marcia Fabiana Sexta, 27 de maio de 2016, 21h37min

    Boa noite, moro em zona rural, rua sem saida e minha casa é a ultima, ela acaba com um terreno onde é plantado milho e outras coisas, sempre encontro sacolas de lixos, restos de mato da limpeza de quintal em frente a minha casa por ser a ultima da rua, Hoje me deparei com restos de peixe, mas jogam em um horario que não da pra ver quem é, felizmente meu vizinho te camera de segurança. Minha pergunta é se atraves destas imagens da camera como posso proceder???

    Maria Inez Novaretti Cyborra

    Maria Inez Novaretti Cyborra Domingo, 15 de janeiro de 2017, 13h26min

    Estou com problema semelhante. Tenho um terreno nos fundos dá minha casa e os vizinhos jogam todo tipo de tranqueira: balde velho, grade de geladeira, lixo... o que posso fazer?
    Ao lado dá minha casa tem.uma invasão e agora eles também resolveram jogar lixo aqui....
    Tô cercada de gente porca....

    Laura Rodrigues Botelho

    Laura Rodrigues Botelho Domingo, 05 de março de 2017, 18h25min

    Me mudei recentemente para uma casa independente, só que o vizinho dos fundos tem uma janela no segundo andar e vive jogando bituca de cigarro no meu quintal. Já fiz uma placa pedindo pra não jogar aki, e mesmo assim ele continua jogando. Agora estou juntando todas num saco plástico pra levar até a porta dele, pq isso já deu o que tinha que dar. O que eu faço nessa situação?