Eu me chamo Maridete Dias de Souza e gostaria de saber se tenho chance de trocar o meu nome, muitas vezes as pessoas não entendem o meu nome me chamam de Marinete, Marizete e outras. E isso é ruim demais,gostaria de informar quais chances eu tenho se são poucas ou muitas.Aguardo respostas.Obrigada.

Respostas

    D

    draule Domingo, 30 de maio de 2010, 11h53min

    fui registra minha filha e pedie pra eles coloca yasmin e eles colocarão yasmim, quero saber se eu tenho como ajeitar, mi responda por favor

    I

    Ingrid Schroeder Scheffel Domingo, 30 de maio de 2010, 15h53min

    Maridete e Yasmim
    Em ambas as situações será necessário ajuizar uma ação de retificação de registro civil por intermédio de advogado, demonstrando que a grafia original dos nomes é com (Z) ficando Marizete e (N) ficando Yasmin.

    D

    draule Segunda, 31 de maio de 2010, 16h56min

    então eu tenho chance? sera q esse processo demora muito,e custa caro para contratar um advogado, por favor me responda obrigada

    I

    Ingrid Schroeder Scheffel Segunda, 31 de maio de 2010, 17h16min

    Draule
    Chance tem, embora entendo desnecessário trocar o "m" por "n", de qualquer forma, o fundamento será por erro de grafia com o nome original, mesmo que o nome não cause constrangimento, homonímia, ambiguidade, etc, conforme expliquei acima, pois há muita evolução quanto esta regra de imutabilidade.
    É um dos processos de menor custo, conforme tabela da OAB, e dura em média 4 meses em comarcas pequenas. Sempre que respondo estas questões sobre mudança de nome eu comento que mudei meu próprio nome de Heidi para Ingrid, algo que juridicamente era muito difícil.

    C

    carloscatarinense Segunda, 31 de maio de 2010, 17h36min

    Olá senhores e senhoras, permitam-me a intromissão. Senhora Maridete e demais com a mesma questão, cumpre-me lembrar-lhe que um dos requisítos legais dispostos no Código Civil, para alteração e retificação de registro, é o nome expor seu portado ao ridículo ou vexames públicos, comprovado isto, não tenho dúvidas que conseguirá, o processo demora em trono de 06 meses, dependendo da vara e do Estado nos quais irá propor a Ação, quanto a custo, varia conforme o Estado da Federação e o profissional, aqui em Santa Catarina vartia entre 10 e 20 URHs cada URH pouco mais que 50 reais.
    Sorte!...

    D

    draule Segunda, 31 de maio de 2010, 19h02min

    bom so quero saber se e errado o nome yasmim com m no final ou tanto faz? por que minha filha so tei 4 meses e quando vão escrever o nome dela,no posto de saude na creche em fim em todos lugares q presisa so coloca yasmin,então imagino quando ela for para a escola a proferssora vai escrever do mesmo jeito q todos estão escrevendo agora.me responda por favor.muito obrigado e q deus te abençõe.

    I

    Ingrid Schroeder Scheffel Segunda, 31 de maio de 2010, 19h06min

    Draule
    Há normas de corregedoria sobre nacionalização de nomes estrangeiros no Brasil, portanto o correto é Yasmim com "M" mesmo, desnecessário mudar pois ele está correto perante a lei e a língua nacional.

    D

    draule Segunda, 31 de maio de 2010, 19h09min

    bom so quero saber como se escreve o certo.obrigado

    D

    draule Segunda, 31 de maio de 2010, 19h11min

    então eu tenho pouca chance de mudar?sera q consigo obrigado.

    D

    draule Terça, 01 de junho de 2010, 17h37min

    por favor mi responda,prometo q sera a utima pergunta,
    quais sera minhas chance consigo ou não?obrigado

    I

    Ingrid Schroeder Scheffel Terça, 01 de junho de 2010, 17h47min

    Draule
    Tem sim, mas para ter uma resposta precisa e imediata, vá até ao cartório de registro civil onde ela foi registrada e pergunte diretamente ao oficial registrador e volte a postar aqui para dar-nos a resposta. Felicidades.

    N

    NERCI Sábado, 20 de agosto de 2011, 12h58min

    Meu caso é o seguinte tenho um nome ridículo, tenho trauma disso nem na aula eu não gostava de ir,por causa da hora da chamada; já sabia que ia ser motivo de chacota.Mas emfim hoje tenho 25 anos, e aos meu 18 anos fui pego com uma arma, fui preso paguei serviço comunitário e por final fiz meu pedido de reabilitação junto a justiça. e oque eu queria saber, se mesmo com esse processo que eu respondi consigo trocar meu nome.

    G

    Giorgio Zanetti Sábado, 20 de agosto de 2011, 13h51min

    Cara Maridete, você não gosta de teu nome talves poruqe não saiba o que ele significa:
    Qual a origem do nome Maridete: LATIM

    Significado de Maridete
    Qual o significado do nome Maridete: JUNÇÃO DE MARIA E ILDA.

    Significado e origem do nome maridete - Analise da Primeira Letra do Nome: M
    Muito ligado a familia, e emotivo costuma exagerar nos seus cuidados e corre o risco de sufocar as pessoas que ama sendo assim. Tem muita energia e por isso deve sempre manter-se ocupado com alguma coisa. Nos relacionamentos amorosos ou mesmo de amizade, quando se magoa, procura se recolher para dentro de si mesmo e só sai quando recebe um pedido de perdão. Um bom conselho seria aprender a controlar seu temperamento e deixar as pessoas que ama mais na delas.
    Significado do nome Maridete - Sua marca no mundo!
    DISCIPLINA,PRATICIDADE,LEALDADE,CONFIABILIDADE,GOSTO PELO TRABALHO,SOLIDEZ E EFICIÊNCIA.
    Um grande abraço.

    T

    Terezinha P. Segunda, 16 de janeiro de 2012, 11h12min

    Olá bom dia!!! Me chamo Terezinha e gostaria de saber se consigo mudar meu nome para Tereza, pois meu nome me causa muito constrangimento. Só citar meu nome que logo vem aquele brincadeira daquele apresentador falecido chamava "Terezinha uhuhuhu" ... Ao qual tenho muita raiva. Todos me chamam de Tereza e Muita gente nem sabe que me chamo Terezinha. Gostaria de saber se existe alguma possibilidade, afinal nem é uma mudança tão grande.

    No aguardo de uma resposta. Grata.

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 16 de janeiro de 2012, 11h34min

    '

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Terça, 24 de janeiro de 2012, 7h11min

    TEREZINHA, BOM DIA.

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL será possível você modificar seu prenome para TEREZA, seja pelo motivo por você citado seja por estar na forma diminutiva, o que caracteriza CONSTRANGIMENTO SUBJETIVO.

    Como exemplo, já modifiquei Pedrinho para Pedro. Você deve contratar um advogado cível. Os honorários advocatícios podem ser consultados no site da OAB do seu Estado. Alguns Estados este serviço é atendido gratuitamente pela Defensoria Pública (SP não). O processo dura de 2 a 6 meses.

    Atenciosamente
    Herbert C. Turbuk
    www.hcturbuk.blogspot.com