J

    juristafortaleza Domingo, 10 de abril de 2011, 21h39min

    O liberalismo surgiu com a Revolução Francesa cuja doutrina consistia em um distanciamento do Estado na relações particulares. Foi um período de individualismo e não intervenção. O neoliberalismo é a nova roupagem do antigo liberalismo. Isto é, após o liberalismo clássico, o Estado passou a ser intervencionistra ( social). Ocorre que nos dias atuais vemos um retorno do individualismo, da não intervenção, das privatizações, etc. Por isso é chado de novo liberalismo ou neoliberalismo.

    C

    Coffee Joe Domingo, 06 de janeiro de 2013, 18h33min

    A diferença entre Liberalismo e NeoLiberalismo é tema de profundos discursos.

    O Liberalismo, também conhecido na época de Republicanismo, no sentido moderno, vem dos estudos filosóficos do século 17/18 de autores como John Locke, Voltaire, Thomas Jefferson e muitos outros na Era do Iluminismo ou Era da Razão. Com fundamento dos erros e sucessos de exemplos como a Republica Romana e a Suissa, foram definidos os poucos Direitos Naturais do homem. Na Revolução Americana e sua subsequente Constituição, o princípio Liberal(Republicano) de Governo mínimo e suborno ao indivíduo foi posto em prática.
    Basicamente, o conceito de que se o homem não for capaz de se governar, por que será capaz de governar os outros? No Republicanismo, "não ouse de confiar no homem (eleito) mas amarrem-o de travessuras pelas correntes da Constituição:"

    O NeoLiberalismo já é nada de Liberal. Vem de um conceito descendente dos Monarchistas de poder na mão eleita de uma elite para melhor governar. Supostamente, essa elite tem melhores conhecimentos e capacidades do que o homem comum e sabe melhor o que é bom para uma nação como um todo. Cria-se Governo grande e intervencionista em todo aspecto econômico e social da população para melhor gerir "Seu Bem Estar".

    Em ambos, o cidadão que não gostar do caminho traçado pelos eleitos, tem a oportunidade de trocar seus líderes na urna.