Em que pese as ponderações do Carlos (grande conhecedor de causa), o BACEN, em consulta que fiz, alegou que todas as instituições financeiras são obrigadas a entregarem os extratos apenas mediante o nome e dados do poupador. O BANESTADO/ITAU, BRADESCO, BAMERINDUS/HSBC o fazem. A norma do BACEN não é igual para todos?? A CEF não está cumprindo determinação do BACEN e as outras instituções o estão, ganhando com isto. Não seria o caso de "provocar" o MINISTERIO PUBLICO??
]
Banco Central Responde - Demanda 2007162701
De: SECRE/CAP ([email protected])
Enviada: terça-feira, 18 de setembro de 2007 15:16:26
Para: evaldo gouvea ([email protected])
Prezado Senhor,
Informamos que o Banco Central do Brasil não efetua cálculos e não fornece planilhas, tabelas ou fórmulas para atualização de valores. As informações para equivalência de moedas e correção de valores são aquelas disponíveis em nossa página na internet. no endereço http://www4.bcb.gov.br/pec/correcao/indexCorrige.asp?u=corrige.asp&id=correcao, ou pelo caminho Serviços ao cidadão > Calculadora do cidadão > Correção de valores.
Atenciosamente,
Secretaria de Relações Institucionais
Divisão de Atendimento ao Público
DDG: 0800-9792345
EMV
-----Mensagem original-----
De: evaldo gouvea [mailto:[email protected]]
Enviada em: quinta-feira, 13 de setembro de 2007 12:46
Para: SECRE/CAP
Assunto: RE: Banco Central Responde - Demanda 2007162701
Agradeço a atenção, mas fiquei na mesma, ou seja, sem entender o que aconteceu com o caso das 2 poupanças citadas. Gostaria de entender a "mecânica" após o Plano Collor I -15.03.1990, dentro dos Bancos.
>From: "SECRE/CAP" cap.secre@bcb.gov.br
>To: evaldogouvea@hotmail.com
>Subject: Banco Central Responde - Demanda 2007162701
>Date: Wed, 12 Sep 2007 15:10:52 -0300
>
>Prezado Senhor,
>
>Esclarecemos inicialmente que cabe apenas à Justiça a decisão sobre a
>restituição de valores relacionados às perdas dos Planos Econômicos,
>que pode ser solicitada pelo poupador que mantinha saldo em caderneta
>de poupança em junho/julho de 1987 (Plano Bresser), janeiro/fevereiro
>de 1989 (Plano Verão), março/junho de 1990 (Plano Collor 1) ou
>janeiro/março de
>1991 (Plano Collor 2).
> Para fins de comprovação, perante a justiça, das alegadas
>perdas, V. Sa. deve solicitar os extratos de movimentação das contas de
>poupança dos meses de junho e julho de 1987 diretamente da instituição
>onde mantinha seus depósitos de poupança.
> Quanto à localização de contas e quaisquer outras
>informações sobre valores depositados, V. Sa. deve contatar diretamente
>a instituição financeira na qual foram efetuados os depósitos, ou a
>instituição que a incorporou. Caso a agência não exista mais, ou caso
>V. Sa. não seja mais correntista daquela instituição bancária, poderá
>solicitar essas informações em qualquer agência da mesma instituição.
>Para a localização das contas e obtenção dos extratos perante a
>instituição financeira, será necessário o fornecimento dos dados de
>identificação do poupador: nome completo, número do Cadastro de Pessoa
>Física - CPF e da Carteira de Identidade. A busca será facilitada se V.
>Sa. identificar a agência onde mantinha seus depósitos.
> Caso V. Sa. não saiba em que instituições possuía contas,
>informamos que o Banco Central não dispõe de informações relacionadas
>a contas existentes no período dos Planos Bresser, Verão, Collor 1 ou
>Collor 2, e encerradas anteriormente a 2001.
> http://www.bcb.gov.br/?SFN Cabe lembrar também que, para
>contas antigas, não movimentadas por longo período de tempo, as
>Resoluções
>2.025/93 e 2.078/94 determinaram seu recadastramento. Nos termos da Lei
>9.526/97, alterada posteriormente pela Lei 9.814/99, o prazo para tal
>recadastramento expirou em 31.12.2002. Após essa data, os saldos das
>contas não recadastradas foram transferidos para o Tesouro Nacional. Em
>caso de dúvidas sobre contas recolhidas ao Tesouro Nacional, favor
>entrar em contato com a Secretaria do Tesouro Nacional, pelo site
>http://www.stn.fazenda.gov.br, ou pelos telefones (61) 3412-1438 ou
>3412-1440.
>
>Os normativos editados pelo Conselho Monetário Nacional e pelo Banco
>Central do Brasil estão disponíveis em nosso site, no endereço
>http://www.bcb.gov.br/?BUSCANORMA, ou pelo caminho Legislação e normas
>> Normas do CMN e do BC > Busca de normas.
>
>
>
>
>Atenciosamente,
>
> http://www.bcb.gov.br/img/bc_marca.gif
> http://www.bcb.gov.br/img/transp.gif Secretaria de Relações
>Institucionais
> http://www.bcb.gov.br/img/transp.gif Divisão de Atendimento ao
>Público
> http://www.bcb.gov.br/img/transp.gif DDG: 0800-9792345 EMV
>
>
>
>
>
>De: [email protected] [mailto:[email protected]] Enviada
>em: segunda-feira, 10 de setembro de 2007 19:53
>Para: SECRE/CAP
>Assunto: Atendimento - Informação - TODAS - Banco Central Responde -
>Demanda 2007162701
>
>
>PLANOS-COLLOR-I-03/1990 - Solicito informar o que aconteceu com que
>tinha poupança em 02/1990, sendo uma com data-base na 1a.quinzena-NCZ$
>150.000,00
>- DIA 05 E OUTRA COM DATA-BASE NA 2A.QUINZENA-NCZ$ 150.000,00 - DIA 15.
>Em qual, ou quais delas ocorreram as perdas na mudança do indexador EM
>03/1990 DE IPC(84,32) PARA BTNF (41,98) DANDO DIFERENÇA DE +- 43,25
>PC.??????. O motivo é que aqui no interior não estamos bem informados
>sobre tais perdas e as pessoas nos perguntam, mas não sabemos ao certo ou não lembramos mais.
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