MORO EM UM SITIO DE MINHA VO , MEDINDO 10X30 E DE FRENTE AO SITIO TEM UM TERRENO QUE CUIDO DESDE OS 14 ANOS , HOJE TENHO 28 E ATE HOJE NAO APARECEU O DONO , EU PLANTEI ARVORES , CUIDO DO TERRENO COM CARINHO TENHO UMA HORTA , ALIAS TINHA ATE CHEGAR UM VIZINHO MEU E MANDAR UMA MAQUINA PA CARREGADEIRA ENTRAR E ARRANCAR MINHA HORTA , LIMPAR O QUINTAL E AGORA ELE DISSE QUE VAI COMPRAR O TERRENO E CONSTRUIR UM BARRACAO , EU GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA DAR USO CAPEAO POIS QUEM CUIDOU DO TERRENO ATE HOJE FUI EU , QUEM MANTEM ELE SEMPRE LIMPO SOU EU NUNCA VEIO NINGUEM CUIDAR E AGORA APARECE UM QUALQUER E JA VAI ARRANCAR MINHAS ARVORES , MINHAS HORTAS MINHAS PLANTINHAS O QUE DEVO FAZER SERA QUE SE EU ENTRAR COM USO CAMPEAO ANTES DELE ENTRAR E COMPRAR ESSE TERRENO SERA QUE EU CONSIGO , POIS ESSE TERRENO ESTA NO MINISTÉRIO DO TRABALHO POIS ESTA EM PROCESSO TRABALHISTA OU SEJA TA COM PROBLEMAS , SERA QUE EU CONSIGO , POR FAVOR ME AJUDEM ME DE UMA IDÉIA POIS SOMOS HUMILDES , TEMOS NOSSAS CRIAÇÕES , MINHAS ARVORES E AGORA VEM ESSE VIZINHO E TIRA TUDO E EU FICO NA MAO . O QUE DEVO FAZER , COMO DEVO AGIR POR FAVOR PRECISO O MAIS RÁPIDO DE UMA AJUDA , TENHO MEU PAI QUE TEM CÂNCER E MINHA TIA QUE TAMBÉM TEM CÂNCER E DEFICIÊNCIA MENTAL , COMO DEVO AGIR O QUE DEVO USAR COMO MÉTODO POIS NUNCA PAGUEI NENHUM IMPOSTO DESSE TERRENO APENAS CUIDO E MANTENHO ELE LIMPO , PLANTADO , CHEIO DE ARVORES . AGUARDO RESPOSTA MUITO OBRIGADO E FICAREI AGRADECIDO SE PUDEREM ME AJUDAR .

Respostas

    M

    Mário A. de P. Silva Segunda, 18 de maio de 2009, 17h51min

    Há mais ou menos 18 anos meu pai comprou um casa residencial, com terreno aproximadamente de 350 m2. A vendedora morreu e a Escritura foi lavrada no Cartório local depois de realizado o inventário. Tudo feito legalmente. Meu pai não se preocupou na ocasião com o registro da Escritura no Cartório de Registro de Imóveis. Passado quase 10 anos foi providenciar o registro e o mesmo não pode ser efetuado pois havia nomes divergentes (na Escritura x documento e identidade e CPF) e algumas coisas mais. Não conseguindo o registro resolveu ficar quieto. Agora ele também faleceu e suas filhas querem regularizar a documentação para efetivação do registro e depois fazer o Inventário.
    Gostaria de saber, não poderia ser feito o Uso Capeão, já que a propriedade foi comprada e paga. E depois do Uso Capeão da entrada no Inventário?
    Agradeço pelas instruções a repeito.

    R

    reginaldo mazzetto moron Sexta, 22 de maio de 2009, 9h00min

    Ao Rubens e Mario, procurem um causídico imediatamente, pois o direito não socorre os dormiocos!

    D

    Daniel Ribeiro_1 Sexta, 22 de maio de 2009, 17h18min

    Boa Tarde aos amigos do forum...
    Estamos diante de dois casos diversos.
    A Ação é possivel, porem temos que analisar alguns requisitos com intuito de ver se tera procedencia;
    Favor deixar email para contato para poder melhor auxiliar-los.
    Se possivel contate um advogado na cidade de vcs.
    Daniel Ribeiro

    I

    Igor Gabriel_1 Sexta, 22 de maio de 2009, 17h53min

    Boa tarde!
    Gostaria de saber se posso entrar com usocapiao?

    Moro há 10 anos na casa de minha avó paterna(já falecida).
    Esta teve alguns filhos, incluindo meu pai, que também vira a falecer.
    Moro nesta casa com meu irmao e minha mae.
    Não temos pra onde ir, meus tios(também herdeiros) tem várias casas,
    mas desejam a nossa também.
    Qual a chance de conseguir tomar posse dela?
    Ultimamente esses meus tios estão mandando suas correspondencias
    para casa que moro, será que estão querendo provar que moram conosco ou algo assim?
    Ah! são eles também que tem a escritura da casa e pagam o Iptu

    Por favor nos ajudem!! grato!

    K

    kebeki Sexta, 11 de fevereiro de 2011, 22h24min

    Moro a mais de 15 anos em casa de meu pai e minha mae, porem meu pai ja faleceu , nossa casa nao tem escritura e meu pai passou em vida o documento de compra para meu nome, gostaria de saber se posso adquirir um imovel financiado em meu nome antes de pedir o uso campeao desde imovel que moro com minha mae a mais de 15 anos???