Olá este é um assunto que esta me tirando o sono e me deixando num estado mais agravante do que já está, vou explicar, a seguir: Hoje dia 22.06.09 esta fazendo treze dias de afastamento por Transtorno Depressivo Intenso e Agora Fobia, CID F 33.10 / F 40.01, a minha psiquiatra que é do convênio da Instituição que trabalho ja mudou minha medicação três vezes sendo que nenhuma delas fez efeito tendo uma piora, mudou a medicação para Rivotril 4x ao dia e Fluoxetina 30mg pela manhã. Quero saber se ao ser atestada pelo INSS como incapaz de exercer atividades laboriais tenho direito receber o 13º salário ja que faz 11 meses e 24 dias que trabalho na instituição, se o valor será integral como se estivesse trabalhando ou se conta como no dia do início do Auxilio-Doença. Outra questão, estes transtornos foram causados devido o ESTRESS do local onde trabalho se após voltar da licença tenho estabilidade de emprego e por qual período? O encaminhamento para tratamento Psiquiátrico veio da Psicóloga da medicina do trabalho na instituição que trabalho. Outra Questão, o Seguro saúde (convênio) posso utiliza-lo normalmente? Por Favor me ajudem este assunto esta me deixando LOUCA !!!!!!!

Respostas

    R

    reginaldo mazzetto moron Terça, 23 de junho de 2009, 6h34min

    Vamos lá, vc só terá auxilio doença, C-31 se passar no exame médico e ficar afastado por mas de 15 dias da empresa. O 13º salário é o inss quem paga após os 15 dias de afastamento. Já quanto a estabilidade no emprego, vc terá direito após cessar o auxilio e por um período de 12 meses. Quanto ao convênio há celeuma no assunto, pois uns entendem que só com acidente do trabalho C-91 que faz jus ao benefício e outros entendem que o auxilio doença também faz.

    L

    Luciana Lourenço Terça, 23 de junho de 2009, 14h18min

    Obrigada pela resposta mais o que ainda não entendi é que :
    O décimo terceiro salário é iniciada a contagem a partir do dia de entrada do auxilio ou conta desde o início que entrei na instituição já que quem pagará este 13º será o INSS, ele entende que pagará à partir do início do benefício ou o valor integral ja que faz um ano que estou na empresa. Então eu tenho estabilidade de emprego por um período mínimo de 12 meses devido a causa da patologia ser desenvolvida no ambiente de trabalho correto ?
    O convênio tenho esta dúvida pois eu tenho uma co-participação que é descontada em folha, por isso minha dúvida.
    Obrigada gostaria de me esclarecesse novamente.
    Luciana.

    M

    MARIA JULIANA VALADÃO POHLMANN PEREIRA Terça, 23 de junho de 2009, 15h43min

    Ñ há necessidade de ficar louca, o 13° salário será pago normalmente, no seu contracheque virá o relativo aos seus dias trabalhados. Se caso você entrar em benefício no INSS o perito que lhe atender vai informar o tipo de benefício que será concedido, se for o B-31(auxilio doença previdenciário) vc ñ tem direito a estabilidade no momento do seu retorno ao trabalho, se for o B-91(auxilio doença acidentário) ai vc terá direito a 12 meses de estabilidade no momento do seu retorno. O relativo ao 13° que não vier no seu contracheque , virá no seu pagamento pelo INSS. Não sofra por antecipação, vc nem sabe se será preciso se afastar pelo INSS, toda essa angustia só lhe fara mal; Boa Sorte

    R

    rogerio tk Quinta, 02 de dezembro de 2010, 9h41min

    Oi. meu nome eh Rogerio , gostaria de saber o seguinte, passei na pericia em abril e meu pedido de auxilio doenca foi CONCEDIDO , desde entao estou recebendo normalmente (vou receber ate janeiro de 2011), gostaria de saber se eu vou ter o direito de receber o 13° salario deste ano ? e se tiver esse direito, quando eu recebo? Porque hoje ja eh dia 2 de dezembro e ainda nao recebi nada !

    Desde ja , Obrigado !

    R

    Rita Farias Sexta, 03 de dezembro de 2010, 23h25min

    Estou com o mesmo problema,estou de aux doença fez 12 meses em novembro 2010,e na mesma situaçao nao sei se tenho direito ao 13º salario,aguardo resposta
    Obrigada.

    C

    Crg Sábado, 04 de dezembro de 2010, 0h33min

    Por favor, peço a gentileza de vcs, pois meu marido está a 7 anos afastado do INSS, com indas e vindas, devido a transtornos pipolar...
    Faz uso de medicamentos fortissimos, Rivotril, Olcadil, Seroquel, Paroxetina...
    Fez várias tentativas de voltar ao trabalho, porém como sua profissão é de risco, Eletricista de Manutenção a 25 anos e tentou um suicidio na empresa, a empresa não deixa ele retornar, alegando que ele é uma bomba na empresa. Deu um laudo pedindo aposentadoria por invalides...
    A ultima carta que a psiquiadra fez, pediu para a empresa o retorno do meu marido como forma de readaptação, porém a empresa não aceitou...
    Ao ficar sem pagamento, pois nem o INSS e a empresa quiseram pagar o salário, entramos na justiça em 2008, sendo que o juiz deu tutela antecipada...
    Neste mês de dezembro, minha advogada informou que o perito judicial disse em laudo que ele estava apto ao trabalho, que a doença estava controlada...
    Porém o perito não informou que ele estava apto a voltar para a sua profissão...
    Ao conversar na empresa, novamente não deixaram ele retornar, dizendo que só retornaria se deixasse de tomar os medicamentos...

    E agora, o que posso fazer, pois não podemos ficar sem receber, e ele não pode ficar sem tomar os medicamentos...

    O Juiz não poderia pedir para a empresa deixar ele voltar como forma de readaptação?

    Você poderiam indicar algum advogado que poderia nos ajudar?

    Abraços e estou, de verdade, desesperada...

    C

    cleide Sexta, 07 de novembro de 2014, 9h48min

    Bom dia.

    Estou gravida de 31 semanas e estou com problema de pressão alta e o médico me afastou do trabalho e estou com a perícia para auxilio doença marcada para 24/11/2014. Gostaria de saber se é o INSS que paga o décimo terceiro ou a empresa?

    No aguardo de uma breve resposta.

    Rodrigo Larissa

    Rodrigo Larissa Sexta, 07 de novembro de 2014, 10h28min

    Olá estou na empresa pouco mais de 1 ano, e há 2 meses passei pela pericia fui afastada por problemas na gravidez, estou recebendo pelo Inss, no meu caso quem vai pagar meu decimo terceiro, a empresa ou o Inss?

    D

    Desconhecido Quarta, 12 de novembro de 2014, 8h57min

    bom dia ,então meu nome e jeane ,ja tem 6 meses q estou afastada e recebo pelo inss, AUXILIO DOENÇA ja tenho 1 ano e 9 meses de carteira assinada,devido 2 cirurgia no mesmo olho,entao gostaria de saber se tenho direito ao decimo º13 JA RECEBIR DO MES DE NOVEMBRO E O DECIMO NÃO VEIO,SE EU TIVER DIREITO QUEM MIM PAGA O INSS OU A EMPRESA.

  • -1
    M

    Maria das Graças Ferreira Santos Quarta, 12 de novembro de 2014, 14h45min

    Olá! estou afastada da empresa desde 03-07-2014. irei retornar no dia 25-112014. gostaria de saber se eu recebo o decimo terceiro? Quem pagaria, a empresa ou INSS?
    Obrigada!!

    H

    Henique Cardoso Terça, 25 de novembro de 2014, 7h26min

    Bom dia,
    meu caso é o seguinte, fiquei afasta três meses do período 28/06 a 05/10 pelo INSS e voltei a trabalha no dia 06/10, quero saber se eu vou receber o meu 13º salário é pelo INSS ou se é pela empresa.
    fico no aguardo de uma resposta.

    Anna Paula Andrade

    Anna Paula Andrade Sexta, 10 de abril de 2015, 21h59min

    Olá gostaria de tirar uma dúvida, eu estou encostada pelo inss encostei no final de março e recebi o mês de março referente a 01/03 a 30/03, estou encostada até dia 30/05, queria saber se vou receber o mês de abril e maio ??? Obrigado Desde já!

    Renata Neves

    Renata Neves Sexta, 29 de maio de 2015, 11h25min

    Por favor, entrei em afastamento por motivos de depressão grave. Minha empresa nos paga o salario e disse que os benefícios eram também uma forma de complemento do salario. Ao me afastar, precisando ir e vir ao medico, pagar contas e comprar comida para mim e minha filha menor, eles podem cessá-los? Como vu me tratar sem convenio e seu eu precisar de outros tratamentos. Isso é legal?

    R

    Rafael F Solano Sexta, 29 de maio de 2015, 11h48min

    Renata, procure seu Sindicato, se o beneficio a que vc se refere é o de saude, é preciso ver se ele é obrigatório por COnvenção COletiva, por Contrato, ou não é obrigatório.

    Fora isso, o VT e VR/VA são pagos apenas em função do trabalho, não é para o deslocamento do empregado em seus assuntos particulares.

    S

    sergio barros cunha Sábado, 01 de agosto de 2015, 19h41min

    ESTOU PELO INSS DESDE 2008 COMO AUX. ACDT TRABALHO ; VOU RECEBER DECIMO TERCEIRO AGORA EM AGOSTO;;;;;

    F

    fernando moura de souza Terça, 29 de setembro de 2015, 13h10min

    Olá, por favor gostaria que me tirasse uma dúvida. Sou trabalhador de carteira assinada a mais de nove anos, estou afastado por motivo de problema de saúde, com beneficio de auxilio de doença desde 15/07/2015 e nesta data ja tinha completado ano pra pegar férias. A espécie do meu benefício é 31 e foi concedido até 30/11/2015. Nesse caso tenho direito do décimo terceiro salário.

    F

    fernando moura de souza Terça, 29 de setembro de 2015, 13h14min

    Olá, por favor gostaria que me tirasse uma dúvida. Sou trabalhador de carteira assinada a mais de nove anos, estou afastado por motivo de problema de saúde, com beneficio de auxilio de doença desde 15/07/2015 e nesta data ja tinha completado ano pra pegar férias. A espécie do meu benefício é 31 e foi concedido até 30/11/2015. Nesse caso tenho direito do décimo terceiro salário.

    Leia mais: jus.com.br/forum/140553/auxilio-doenca-x-decimo-terceiro-salario-x-estabilidade-emprego#ixzz3n92OhJrm

    R

    Rafael F Solano Terça, 29 de setembro de 2015, 20h44min

    Vc receberá o 13º do INSS referente aos meses em que ficou pelo INSS, e do empregador sobre os meses em que estava fora da licença ao longo de 2015.

    O periodo concessivo de suas férias ficou congelado até que vc retorne ao trabalho e, então, ele volta a correr.

    G

    Gizelia Pinheiro de Lima Quinta, 05 de novembro de 2015, 15h41min

    boa tarde estou de auxilio doença a 5 meses tenho o direito de receber o 13 salario dos meses que fiquei trabalhando na empresa

    P

    Patricia Gattini Terça, 17 de novembro de 2015, 14h17min

    Tenho um funcionário que ficou 4 meses (Janeiro a maio) afastado, já foi liberado pelo INSS e começo a trabalhar em junho/2015, como calculo o 13º salario dele? É proporcional ao tempo que voltou a trabalhar ou integral!?