Boa noite. preciso que me ajudem. Tenho uma filha com 19 anos. Ela engravidou aos 17. O pai da criança nunca deu nada. Todas as despesas desde o parto até os dias de hoje sou eu quem sustenta! eu sou a avó dos bebês. A única coisa que veio da familia dele foi um berço que a irmã deu. Quando o bebê nasceu. Ele registrou. Porém, nunca deu nada. A minha filha colocou ele na justiça. O pai dele a contragosto dava R$ 66,00 por mes. Eu arranjei trabalho para ele achando que o mesmo cuidaria das duas. Ele a engravidou novamente . Ela tem mais um bebê agora com 4 meses. Minha filha registrou a segunda como mãe solteira. Ele se negou a registrar a criança. Entramos com um pedido de investigação de paternidade e revisão de pensão. Estou de mudança para São Paulo. Só que ele não quer deixar a primeira menina ir. A menina não o reconhece como pai. A mãe dele raramente vem buscá-la. Mas, traz imediatamente porque ela chora muito chamando pela mãe. Ele mora com outra mulher. Nunca conviveu com a minha filha. Não tem contato direto com a criança. Porque a outra ele não quer nem ver. Elas não podem viver sem mim. Eu as mantenho! agora eu pergunto: ele pode impedir a minha filha de levar a menina? a outra ele não reconheceu mesmo! não tem participação alguma. Eu quem tenho todas as despesas em cima de mim. Ele pode impedir-nos de leva-á-la? por favor preciso de ajuda. Eu preciso ir embora. Mas, não posso deixá-las! como vão sobreviver?

Respostas

    A

    Aninha Suspenso Terça, 23 de junho de 2009, 0h03min

    Nao sei o que a senhora esta esperando que ainda não foi, ele não tem esse poder de impedir e os filhos tem que ficar e morar onde reside a mãe ou seja aquela pessoa que cuida e tem afinidades com ela desde que nasceu, se ele quizer lutar para visitar a filha ele terá que entrar com processo de regularização de visitas, e mais onde sua filha for morar eu se fosse ela abriria um processo la de pensão alímentícia para esse filho que ja é registrado no nome dele, se é que ainda nao tem um processo, vai leve sua filha, seus netos e sejam felizes, ele que corra atras do prejuizo
    boa sorte para todos e que deus os abençõe, mas leia tb sobre a opinião dos advogados, pois eu não sou advogada, mas conheço um tiquinho de direitos, leio muito, inclusive é bom pra ficar por dentro e não deixar que ninguem nos passe a perna.
    Abç

    A

    Aninha Suspenso Terça, 23 de junho de 2009, 0h05min

    Só reiterando ok!!! Leve as duas meninas e la em sp procure uma defensoria o quanto antes pra dar proseguimentos nos processos.

    M

    Minerva Terça, 23 de junho de 2009, 8h03min

    Bom dia Paula! muito obrigada pelo apoio. Como pode ver é muito desaforo um homem rejeitar seus filhos e depois vim não se sabe de onde querendo determinar o que vai se fazer ou não! Constituir um advogado no Brasil é muito caro! pela Defensoria Pública demora muito. E, precisamos ir embora o quanto antes. Por isso recorri ao Jus Navigandi para que me orientem!

    J

    Julianna Caroline Batista Terça, 23 de junho de 2009, 9h42min

    Edna

    Muito bem colocada a opinião da Paula.

    Entenda que a prioridade da guarda é da mãe. Pegue sua filha e as crianças e vá. Não tem que pedir pra ninguém, ele é quem tem que pedir pra Justiça se quiser ter direitos sobre a filha. Se não cumpre os deveres, não deveria ter direitos, mas sabemos que não é bem assim...
    Por isso, Chegando na cidade pra onde vcs vão, dê entrada o quanto antes numa regulamentação de guarda, explique ao defensor a situação e a mãe das crianças que peça para a Justiça regulamentar a guarda das filhas, deve dizer o pq da mudança e deixar claro que tipo de consideração ele tem pelos filhos... nenhuma.
    No mais, não vejo motivo para se preocupar, ele não tem a mínima chance de conquistar exito se é que ele um dia pretenda pedir a guarda dessa menina.
    Boa sorte**

    M

    Minerva Terça, 23 de junho de 2009, 18h21min

    Boa noite Julianna. Obrigada pelo apoio. Realmente as coisas não são como queremos. Quando chegarmos em SP. Minha filha dará entrada na regulamentação da guarda das crianças. Tenho cuidado delas desde que nasceram! Tambem mantenho a minha filha porque com dois bebês ela não poderá trabalhar ainda. São muito pequenas. Gostaria que algum advogado também desse sua opinião. O que o pai dos bebês dá é apenas R$ 80 reais por mês. E porque minha filha o colocou na justiça! e veio dar a mais ou menos de um ano pra cá. Antes nunca deu nada. E também não dá no dia certo. Isso é justo????

    A

    Aninha Suspenso Terça, 23 de junho de 2009, 18h23min

    Drª Juliana obrigada pelo elôgio, assim eu ja estou quase decidida em terminar enfermagem e começar direito rsrsr, tanto que peço sempre para as pessoas lerem o que vcs advogados escrevem é claro, não sou advogada, sou enfermeira quase formada, muuito diferente, mas a anos me interesso por qq área de direito, mas preferencialmente por direito de família, tb precisei um dia de defensoria, e gostei tanto que onde se fala de direito lá estou eu, tb participo de um outro site muito bom na net, tudo sobre direito.
    Agora acho tb que só pra se resguardar a Edna deveria mandar um carta registrada ou algum meio qq para dizer que estará se mudando para outro Estado e chegando lá entrará em contato com ele, isso pode ser feito até quando chegarem lá, para no caso, sabemos lá, de repente vai que o homem inventa de dizer que a mãe fugiu com a criança, tem doido pra tudo nesse mundo viu, se fosse eu assim que chegasse em SP, mandaria um carta registrada ou uma AR, para ele, assim não vai ter o que falar, ou então manda nada, entra com o a regulamentação de guarda.
    Drª Juliana me corrija se eu estiver equivocada ou escrevendo demais rsrsrs.
    BOa sorte Edna e siga em frente, passei quase pelos mesmos problemas que vc esta passando, lembro-me que o dito cujos não me deixava nem visitar meus pais que moravam longe, em outro Estado e eu os via só final de ano, ah!! não deu, meus filhos ficavam contando os dias pra chegar as férias, ele não deixaria nunca e ja tinhamos dado entrada nos papeis de separação, um litígio só, mas tive muita fé em Deus, esperei ele sair, comprei as passagens, minha e dos filhos, e com antecedencia, pois época de final de ano é uma procura tremenda. esperei ele sair, uma amiga chegou com o carro dela,entrou e eu peguei as malas e fui, ficamos um mês, tiramos fotos, uma delícia, as crianças amaram como sempre, e pasme vcs, 2 dias antes de eu ir viajar recebi uma intimação para que estivesse em casa no domingo pois o pai, viria passar o dia com os filhos das 10 as 18 horas, caramba eu nem tinha tempo de ir no fórum para me explicar, conclusão antes de ele chegar, pois ja não estava mais morando na minha casa, sai com as crianças e fui viajar, voltamos pois tinha uma audiÊNica marcada, conclusão o home estava querendo me matar, srsrsr, a audiÊncia correu tudo bem, mas logo que começou a advogada del que era particular foi me acusando, pedindo represálias para a Juiza, que eu não podia ter ido viajar e tal, mostrei as passagens, as fotos para a juiza, pois a audiencia era de regulamentação de visita, meus filhos estavam presentes la´fora mas não precisaram entrar, a juiza ouviu atentamente e disse que estavamos pelo bem estar das crianças e não dos adultos,conclusão sai de la bem e nada me aconteceu.
    Isso é só pra te mostrar Edna que não devemos temer as coisas, ele sempre foi um pai ausente, sem assistencia nennhuma tanto sentimental quanto, quanto material, naõ via os filhos a mais ou menos 2 anos, e queria dar uma de direito.
    Boa sorte e va, mas va, siga em frente e não tema nada.

    A

    Aninha Suspenso Terça, 23 de junho de 2009, 18h25min

    A Juliana é advogada.

    M

    Minerva Terça, 23 de junho de 2009, 19h10min

    Boa noite Paula. Mais um vez quero agradecer-lhe pelas palavras de incentivo.Não estou fazendo nada errado. Só quero assegurar a essas duas crianças uma vida mais digna. Quando me vi sozinha com minha filha grávida de cinco meses e com apenas 17 anos não baixei a cabeça. Lutei muito pois ela ficou deprimida, doente e carregando uma gravidez sozinha! achei que por ele não ter trabalho não mantinha o bebê. Arranjei trabalho pra ele e o que ele fez? a engravidou novamente. A segunda menina só tem no registro o nome da mãe. Por aí os doutores das leis podem formular um conceito. Raramente ele vem ver a menina. Se ele quizesse a filha com ele teria assumido! é muito cômodo eu arcar com as despesas e ele saber que ela sempre está bem.

    M

    Minerva Terça, 23 de junho de 2009, 19h14min

    Desculpe Paula! eu não sabia que a Dra Julianna era advogada. Me sinto mais aliviada! obrigada mais uma vez por tudo.

    A

    Aninha Suspenso Terça, 23 de junho de 2009, 19h15min

    Edna infelizmente é assim mesmo, e olha quando ela crescer ele vai aparecer e dizer que é o pai, e que tem direitos, isso é de praxe, vc mulher de fibra e das minhas guerreira, pelos nossos filhos fazemos tudo, eu atravesso mares se preciso for, nem sei nadar rsrsr, brincadeiras a parte Edna.
    Desejo tudo de bom pra vcs e vá mesmo e de lá, de entrada no que preciso for, e entre com a investigação de paternidade, ele vai estar longe e com certeza não vai nem querer regulamentação de vísita, mas não desista da pensão depois para os dois filhos de jeito nenhum é um direito deles, e obrigação dele.
    boa sorte.
    abç

    M

    Minerva Terça, 23 de junho de 2009, 19h22min

    Paula! realmente sou uma mulher de fibra. Sou guerreira e pelos minhas filhas ( tenho mais uma de 17 anos que mora com o meu ex marido) jamais deixarei nenhuma delas nem os bebês passarem dificuldades. Sou assistente social. Sempre lutei pelos menos favorecidos. Tenho uma visão desse problema. A justiça tem outra. Por isso baseada na justiça é que quero me mudar com elas e sem ter que enfrentar problemas. Obrigada pelas palavras de coragem que voce tem me enviado. Deixo-lhe um grande e fraterno abraço.

    A

    Aninha Suspenso Terça, 23 de junho de 2009, 22h29min

    Por nada querida, que Deus abençõe a todos vcs e confie primeiramente em Deus, pois ele coloca o defensor certo, na hora certa, o defensor certo e na hora certa, acredite nisso, Deus será o seu advogado e o seu juiz, ele é o advogado dos advogados e juiz dos juizes.
    Felicidades pra vc.
    Eu faria melhor se eu não aceitasse a pensão dele, se bem que os filhos tem direito, eu sumia do mapa, ele que corresse atrás, ai ele ia quebrar a cara, como acabei de postar numa outra discussão, tem pai que não deveria nem levar esse nome e sim ser chamado de, me desculpe, "monstro".
    ABÇ
    Paula

    M

    Minerva Quarta, 24 de junho de 2009, 9h32min

    Bom dia Paula! como vai? por mim eu não aceitava essa "pensão" pois todo ser humano sabe que custa muito para manter uma criança. A menina passou mais de um ano sem ele dar absolutamente nada! e um juiz estipula R$ 66,00 reais por mês. E o "pai" achando que está fazendo demais "aumentou" para R$ 80,00. Sem falar que ele dar quando quer. Já vi minha filha chorar muitas vezes porque tem que ficar indo atraz dessa" imensa quantia" se humilhando. Por mim ela não iria! nenhuma das crianças passou fome ou algo semelhante até agora. Graças ao meu bom Deus. Eu pedi demissão do meu trabalho para dar sair daqui onde moro e dar um fim nessa situação. Pois não aguento mais! e ainda tem a lei que de certa forma apoia um "pai" desses. Pois só é considerado atrazo de pensão depois de tres meses sem pagamento! uma pessoa passa tres meses sem comer? foi o que o "pai" das crianças disse a minha filha quando ela falou que ia na 2ª Vara de Família falar sobre os atrazos. E o pior é que é verdade! assim fica muito difìcil encarar uma situação dessas! um grande abraço! e mais uma vez obrigada!

    A

    Aninha Suspenso Quarta, 24 de junho de 2009, 21h55min

    Pois é cara amiga Edna, por isso que eu falo que homem desse jeito tinha que pegar e mandar dar uma surra, pai é quem cria, da amor, carinho ... e não dinheiro, dinheiro é importante mas não é tudo, mas filho come, tem necessidades, precisa de remédios, roupas, calçados, estudar, lazer, dentista, enfim... essa lei no Brasil é muto falha, eu acho que atrasou dias, ja era pra ser punido.
    Olha mesmo longe não deixe de lutar, e que ele vá preso, inferniza a vida dele tb, eu fiz isso com meu ex, ou seja o dito cujos, azucrinei a vida dele sim, mas Deus ve tudo e não dorme e nem tosqueneja, hj o que eles fazem para os filhos, sera cobrado mais cedo ou mais tarde.
    Um grande abç e força para vcs.
    Deus é seu guardião e sempre serão mais que vencedoras, creia amiga e verá a glória de Deus na sua vida e na vida da sua filha e netos.
    abç querida e jamais deixe de lutar pela sua filha e direitos dos seus netos, tem muitos anos pela frente ainda.
    bj

    M

    Minerva Quarta, 24 de junho de 2009, 22h34min

    Boa noite paula! Mais uma vez agradeço-lhe pelas palavras de confôrto e encorajamento. Estou confiando em deus que tudo dará certo para nós. Que seus dias sejam cada vez mais abençoados. E que vc seja sempre como é: corajosa, determinada, amiga. Eu acredito na lei do carma. Deus não dorme. Que a paz esteja contigo. Um grande abraço.

    M

    Minerva Segunda, 29 de junho de 2009, 22h23min

    Boa noite Paula! como vai? hoje peguei uma conversa no meu pc onde o pai dos bebês afirma categoricamente que minha filha não levará a menina que hoje está completando dois aninhos.Que sem a "permissão" dele a menina não irá! Ele acha que pode impedir. Na conversa ele diz que estamos envenenando a cabeça da criança em relação a ele. Como uma criança de dois anos pode ter a cabeça invenenada? os únicos presentinhos que ela ganhou foi da minha mãe e meu. Então como alguém pode achar que tem direitos se nem visitar no dia do aniversário dela vem? pedir a guarda de uma criança demora? minha filha pode fazer logo aqui? a menina é tão ligada a mãe que elas moram comigo. Mas, como eu trabalho ela me vê só anoite quando chego. Ontem levei-a a um supermercado. Não demorou muito e ela logo começa a chamar pela mãe. São muitos ligadas. ( as tres são). Por favor alguém pode me responder? obrigada.

    J

    Julianna Caroline Batista Terça, 30 de junho de 2009, 12h43min

    Edna

    Vcs vão demorar muito para ir pra São Paulo?
    Se vcs forem logo, entrem com regulamentação de guarda lá mesmo e aguardem a sentença.
    Se vcs ainda vão demorar, peçam aí mesmo a regulamentação da guarda.
    Deixa eu falar uma coisa: Mãe leva filho pra onde quiser, mãe não sequestra filho. Ao contrário do pai, se sair com a criança sem autorização da mãe, perigoso ir preso.
    Então, ele não tem poder nenhum sobre a mais nova, pois nem o nome dele ela tem, então qto a ela, relaxe.
    Qto a mais velha, ele nem visita, porque não tem interesse na criança, isso basta para um Juiz dar a guarda a vcs sem nem questionar o pai.
    A mãe deve pedir a guarda da mais velha, que tem o nome dele. Ou até mesmo, conversar com um advogado a respeito de destituí-lo do pátrio poder, pois não tem relação sócio afetiva com a criança, nem mantem a mesma finaceiramente, ou seja, só tem o nome dele lá só pra dizer que tem.
    Se não cumpre seus deveres, não deveria ter direitos.
    Não esquentem a cabeça, viajem e se instalem, e imediatamente dêem entrada no pedido de regulamentação de guarda. Importante enfatizar no pedido que o mesmo não foi casado com a mãe da criança e que principalmente, não quer nada com as filhas, apenas atrasar a vida da familia. Citar a existencia da outra criança que ele não quis registrar, partindo do princípio que ele realmente não se importa com elas.
    Lembre-se, pedir a regulamentação de guarda apenas da mais velha, pois a outra perante a lei é só da mãe, já que não tem o nome do pai.
    Boa sorte**

    M

    Minerva Terça, 30 de junho de 2009, 20h31min

    Boa noite Drª Julianna. Mais uma vez obrigada por me responder. Quando a minha filha entrou na justiça foi que o juiz ordenou ao pai dele dar R$ 66,00 reais por mês( a menina já tinha um ano). Nem emprego ele tinha! eu que arranjei pra ele. Daí ele passou a dar R$ 80,00 por mes. Eu quem tenho que sustentar as crianças porque esse " dinheiro" não dá pra nada. Como ele está vendo que vamos embora quer dar uma de pai agora. O outro bebê não tem nome do pai no registro. Eu irei na frente. Venho pegar as tres depois. Ele diz que não deixamos ele ver a menina aqui em casa. É que todas as vezes que o mesmo vem aqui tem problemas. Minha filha chora muito. E, minha mãe fica estressada. Durante a gravidez da primeira ele nem aqui vinha. Só foi no hospital vê-la quando nasceu. E registrou. Minha filha teve problemas durante a gravidez e eu quem tive que arcar sozinha com tudo. A menina nasceu com icterícia e ficou na fototerapia. Mas, o outro bebê ele não assumiu. Como da primeira vez eu quem tive que assumir tudo! Por dar essa quantia acha que tem direitos sobre a mesma. A menina é muito apegada a nós. A criamos desde que nasceu. Elas não tem condições de viver aqui. Ele tem outra pessoa. Nunca assumiu a minha filha. Nunca morou nem casou com ela. Agora quer impedir de termos uma vida melhor. Hoje ele teve a ousadia de me ligar e disse que ia reclamar seus direitos de pai na justiça! só queremos viver em paz e dar uma vida digna a essas crianças. Confesso que estou angustiada. Muito obrigada.

    A

    Aninha Suspenso Quarta, 01 de julho de 2009, 11h34min

    Edna querida como vai.
    Olá Drª Juliana como vai?
    Estive ausente alguns dias, motivo viagem, mas estou de volta.
    Não tenho muito que mencionar Edna, a Drª Juliana ja disse tudo e muito bem dito, ela é advogada e sabe o que escreve, agora eu só acho que vc principalmente esta se preocupando muito, relaxa, as coisas não são tão fáceis assim não, escuta a voz do seu coração, e coração de mãe não se engana pois eu sou mãe e ja passei por poucas e boas, e ouvi meu coração e hj somos muuuito felizes, eu e meus filhos, o pai? não me nos pergunte, pois nem sabems se esta vivo, mas deve estar sim, notícias ruim vôa não é mesmo?
    Vá, siga em frente e quem disse essas asneiras ai pra vc ou vc ouviu, não sabe nem o que são direitos.
    BOa sorte a todos, e sem medo de ser feliz, cuidado amiga, ( posso chama-la assim) ele pode estar querendo fazer pressão psicológica com vcs, e acabarão conseguindo se vc ficar com esse medo infundado, mas vc esta mais que certa, devemos primeiramente procurar nossos direitos, vá ou fique mas tome as precauções conforme a Drª juliana te instruiu.
    um bj no seu coração querida, e que Deus lhes abençõe sempre.

    A

    Aninha Suspenso Quarta, 01 de julho de 2009, 11h38min

    ah Edna peça pra ele então quando ligar, pra correr atras dos direitos dele, se é que eles o tem, e ai sim vc diz a ele que vai colocar todos os pingos nos is, e que vai levar testemunhas que sabem e conhecem a história toda, ele quer é fazer terror psicológico com vcs, faça terror com ele tb ué, não pode com o inimigo junte-se a ele, quer dizer no bom sentido, entre no joguinho dele e jogue tb, rapidinho ele desiste, creia em Deus querida, ele não desampara um filho seu, ele é fiel sempre, o que ele fala, não se escreve, todos tem direito de dizer o que bem entende, dai a ser verdade é outra história, naõ tenha medo das ameaças dele, é isso que ele quer, seja forte e naõ temas jamais querida.
    O direito esta com vcs sempre.