C

    Cristal Mello Terça, 14 de julho de 2009, 22h18min

    Explique melhor, você trabalha, como aconteceu a doença, ja passou por pericia no inss?
    Abraços.

    J

    Juraci Quinta, 16 de julho de 2009, 10h42min

    bom queria essa informação para minha mãe
    ela trabalha há 4 anos em uma loja e no prédio q é da mesma dona,em serviços gerais, perdeu a visão do olho por ter dado glaucoma. não fez pericia no INSS, pois após fazer cirugia para não perder tambm a visão do outro olho, voltou a trabalha..só q ela tm muita dificuldades para trabalhar pois lida cm produtos d limpeza(o q prejudica o olho do qual não enxerga,mas ainda usa colirios todos os dias,esse tambm tem um preço muito alto custa em média R$102 ,00 um vidrinho q não dá para um mês,e tambm ela não pode parar de trabalhar porque se não ,não tem dinheiro nem pra compra os remédio dela,além do colirio ela toma outros remédio diariamente)), tem q subir e decer escadas para limpar vidros no edificio etc. além do mais já tem 62 anos de idade ,mas ainda não completo o tempo de contribuição para poder se aposentar, tm 13 anos de contribuição de INSS.
    por isso gostaria de saber se tem algum tipo de auxilio ou aposentadoria no caso dela,pois ela não tem condições mais para trabalhar
    desde já agradeço as informações.

    E

    eldo luis andrade Quinta, 16 de julho de 2009, 12h49min

    Ela pode solicitar benefício de auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez no INSS. Mas já lhe digo que não é a dificuldade de realizar uma atividade que faz com que uma pessoa seja aposentada por invalidez ou auxílio-doença. É a impossibilidade de trabalhar. Então, tudo leva a crer que ela terá de completar os cerca de dois anos que faltam para aposentar por idade.
    O INSS negará o pedido com certeza. Negado o pedido você tenta judicialmente. Enquanto isto vá contribuindo até completar os 2 anos que faltam. Se o benefício por incapacidade para o trabalho for concedido, ótimo. Se não, vá contribuindo que 2 anos passam rápido. Não há outro jeito.

    J

    Juraci Quinta, 16 de julho de 2009, 20h18min

    tem como pagar esses dois anos de INSS "antecipadamente"..será que tem como pagar essa contribuição futura cm o INSS, agora?

    E

    eldo luis andrade Quinta, 16 de julho de 2009, 22h20min

    Juraci
    há 1 hora

    tem como pagar esses dois anos de INSS "antecipadamente"..será que tem como pagar essa contribuição futura cm o INSS, agora?
    Resp: Infelizmente não. As contribuições terão de ser pagas mes a mes pelos dois anos que faltam. E aposentadoria por invalidez somente sendo constatada a incapacidade para o trabalho por perícia médica. Na Justiça pode ser que sejam usados outros parametros além da incapacidade total para deferimento da aposentadoria por invalidez. Mas a perícia do INSS só concederá se constatada a incapacidade total para o trabalho. A perícia com certeza não decidirá pela aposentadoria por invalidez apenas pela dificuldade em realizar o trabalho.

    C

    Cristal Mello Quinta, 16 de julho de 2009, 22h56min

    Juraci, boa noite.
    O dr Eldo é ótimo já te adiantou com muita precisão as suas dúvidas, mas por que sua mãe não conversa com o oftalmo pega 16 dias de afastamento e ai sim ela passa por perícia no inss.
    Olha não custa tentar, se o períto não der ai sim você entra judicialmente.
    Um abraço.

    J

    Juraci Sexta, 17 de julho de 2009, 20h04min

    obrigado pelas informações.
    abraços.

    M

    Matheus Rocha Quarta, 26 de agosto de 2009, 15h38min

    Ola
    tenho Hipermetropia mais outra doença no olho direito,so enxergo com o olho esquerdo.
    meu olho direitono ver as coisa muito turvas não consigo distiguir nada.
    ja fui a varios Médicos.

    sou considerado deficiente visual ?
    tenho direito a aposentadoria?
    direitoadescontonacompra de carro(zero km) ou casa com desconto?

    poderia me ajudar.
    [email protected]

    C

    Cristal Mello Quarta, 26 de agosto de 2009, 23h14min

    Matheus Rocha, boa noite.
    Para ser considerado deficiente visual você precisa ter acuidade visual inferior há vinte por cento.
    Pergunte ao seu oftalmo ele poderá lhe orientar melhor.
    Quanto a aposentadoria não é assim você tem que ter pago o Inss no mínimo por doze meses e então solicitar perícia médica.
    Abraços.

    M

    Matheus Rocha Domingo, 30 de agosto de 2009, 13h54min

    Ola,Cristal Mello

    Obrigado pelas informações na duvida anterior!

    e com relação a desconto na compra de carro(zero km) ou casa?
    sabe informa se eu tenho?
    e quanto e o desconto?

    L

    luciano sds Domingo, 07 de março de 2010, 16h45min

    ola pesoal tenho visao monocular sou motorista profisional transporto carga perigosa estou encostado a 4 anos ganhei na justiça aucilio por tempo ideterminado mas o inss quer me dar reabilitaçao, agora tive minha cnh rebaixada tenho direito a aposentadoria se poderen me respondao obrigada

    R

    Rodrigão Segunda, 01 de novembro de 2010, 17h00min

    Ola, gostaria de saber se tenho algum direito a disputar vagas de emprego, descontos na compra de carro ou casas como deficiente visual. Pois tenho deficiencia visual monocular (olho direito - visão 0). Obrigado pela atenção.

    F

    Florin Domingo, 14 de agosto de 2011, 15h26min

    Gostaria de saber se tenho direitos sobre aposentadoria sobre visao monocular, tenho desde criança falta pouco para aposentar e gostaria de saber como procedo.

    G

    Gilce Elton Fernandes Segunda, 22 de outubro de 2012, 16h31min

    ola minha esposa teve cancer no globo ocular devido a isso teve que fazer uma cirurgia e retirou o globo ocular.a cirurgia foi feita em janeiro de 2010.Como ja faz mais 10anos que ela nao trabalha de carteira assinada entao fomos ate o inss para fazer uma pericia para ver se conseguiamos o loas mas por causa de 50.00 foi negado o beneficio. Eu como esposo trabalho e sustento ela e minha filha com um salario de 700.00 me informaram que eu teria que ter um outro filho para dar certo a renda percapta.Sendo assim entramos na justiça e no decorrer do processo fomos visitado por uma assistente social que foi favoravel a nos , ai entao a minha esposa teve que fazer uma pericia com um oftamologista nomeado pela juiza do processo ai que pegou o mesmo disse que ela pode trabalhar. E agora ela tem direito ao loas um nao oque vale e a renda ou capacidade .LEMBRANDO QUE A PRIMEIRA PERICIA NAO FOI CONCEDIDA DEVIDO RENDA PERCAPTA EA PERITA DEU INCAPACIDADE. OBRIGADO

    I

    Insula Ylhensi Suspenso Segunda, 22 de outubro de 2012, 20h42min

    Qualquer perito irá reconhecê-la como apta, diante do numero crescente de deficiente visuais que trabalham seria covardia alegar que alguém que consegue ainda enxergar com 1 olho estaria menos capaz que eles, não concorda?

    O que ela pode e deve fazer é inscrever-se em cursos profissionalizantes voltados para PNE e através deles conseguir oportunidades de trabalho.

    É disso que precisamos. Trabalho, produção, dignidade. Somente um povo trabalhador terá moral de criticar e expulsar os politicos corruptos que só querem mamar nas tetas do governo. O dinheiro é do povo, ele tem dono. É para usar em favor do povo, e não para sustentar marmanjo, vagabundos, ladrões e facinoras.

    Concorda??

    F

    Fernando Frankly Terça, 19 de agosto de 2014, 17h39min

    eu queria saber eu tenho glaucoma se eu posso mim aposentar pq eu trabalho em uma oficina de moto e toda vez q eu mexo em gasolina meu olho inrrita

    M

    maria de jesus da silva gomes Terça, 18 de novembro de 2014, 16h49min

    soudeficiente de um olho direito trabanhou como diarista pago omeu inss como dona de casa ja trabalhei como cuidadora de idoso ja trabanhei como inpreganda domestica como balconista de carteira acinada guantos anos eu tenhou de comtribui

    Irmão Lino Ccb

    Irmão Lino Ccb Terça, 17 de fevereiro de 2015, 19h04min

    boa noite maria de jesus. vc falou que é deficiente de um olho ? e pergunta com quantos anos de contribuiição vc pode aposentar .pois bem já que vc trabalha de carteira asinada vc pode sim aposentar com a aposentadoria especial.que esta -se dã com apenas 25 anos de contribuição..e pode tambem em caso de desemprego e não consiga mais trabalhar vc pode marcar uma pericia no inss.para pedi um beneficio,caso eles neguem. arrume um advogado e entre com um processo contra o inss..para se aposentar por invalidez parcial..espero ter lhe ajudado ..e boa sorte

    R

    rodrigo Sábado, 28 de fevereiro de 2015, 23h48min

    eu sou monocular e fanho eu posso mim aposentar

    Irmão Lino Ccb

    Irmão Lino Ccb Domingo, 01 de março de 2015, 22h19min

    vc até pode mas para isso vc precisa ter no minimo 02 anos de contribuição ou desempregado porque assim vc pode marcar uma pericia no inss.para pedi auxilio doença.e se for uma cegueira inrrevercivel poderá ter uma aposentadoria por invalidez..caso seja negada poderá com a negativa do inss entrar com ação na justiça.e lá o juizo analisará o seu caso.e depedendo da sua situação incluindo idade e situação financeira e tempo de carençia da contribuição.espero ter lhe ajudado..obrigado: