Hoje fui abrir uma conta poupança no BB, primeiro me exigiram um deposito de 500,00, só ai ja me assustei, depois negaram abrir a conta pra mim por estar com uma restrição no spc desde de 2004. É correto um banco fazer isso mesmo com poupança que não gera nenhum risco a ele?

Respostas

  • -2
    M

    MARCOS F. SILVA Quarta, 05 de agosto de 2009, 0h24min

    Não, o banco não pode te negar abrir conta poupança e nem conta salario, porque nessas duas modalidades de conta não ira realizar nenhum tipo de negocio em que seu nome precise estar limpo. A finalidade da poupança é apenas para deposito e saque de dinheiro, não é como conta corrente em que ira emitir cheques e utilizar cartão de credito.
    A respeito do valor da exigencia pra abertura de conta cada banco tem o seu limite. É so procurar o gerente para ele liberar um valor menor pra vc.
    Volte ao banco e converse direto com o gerente, se não quiser abrir a conta pra vc alegando o motivo da restrição peça pra fazer por escrito o motivo da não abertura da conta. Com isso em mão vá ate um procom e entre com uma ação de danos morais.

  • -1
    M

    MARCOS F. SILVA Quarta, 05 de agosto de 2009, 0h29min

    Esqueci de dizer que conta salario e conta poupança são modalidades de conta em que o cliente uliliza para depositar subsidios para sua sobrevivencia e de sua familia. Por isso em hipotese alguma podera se negar.

    C

    Cris Rubi Quarta, 05 de agosto de 2009, 0h46min

    Obrigada, irei fazer isso
    bju

    M

    MARCOS F. SILVA Sábado, 15 de agosto de 2009, 0h00min

    Cris Rubi, conseguiu resolver?

    K

    Krystyane Terça, 25 de agosto de 2009, 15h50min

    Sr. Jorge, essa semana eu tentei em duas instituições financeiras abrir uma poupança para depósito de pensão e as mesmas me negaram, posso abrir uma denuncia no procon contra as mesmas??

    obrigada

    A

    Armando Severino Ros Quarta, 09 de junho de 2010, 14h27min

    Me diga uma coisa o Sr. aconselhou que peça ao Banco em caso de se negar a abrir uma conta poupança dar uma carta por escrito, acho muito dificil qualquer banco fazer isso, tem como conseguir alguma outra prova pra abrir um processo de danos morais no procom contra o banco sem esta carta por escrito.
    Fico aguardando uma resposta e desde já quero agradecer e ao mesmo tempo parabenizá-los por este site que é muito importante para nós.

    G

    Gustavo Tomasi Quarta, 09 de junho de 2010, 14h44min

    Uma Boa Tarde Armando...

    claro que sim...

    na verdade como trata-se de relação consumeirista, onde voce é o consumidor e o banco é o fornecedor, basta você alegar que o banco negou sua abertura de conta bancária, pois, com a utilização do Código de Defesa do Consumidor, o ônus da prova se inverte, ou seja, a responsabilidade de prova é transferida ao banco.

    Entretanto, entre com a ação junto aos Juizados Especiais que não preveem penas de sucumbencias, caso ele prove alguma coisa, porém, acho impossível.

    E

    Eduardo Luis Quarta, 09 de junho de 2010, 15h56min

    Bem Armanda a explanação do colega Gustavo Tomasi procede, basta que voc~e apenas alegue a negativa do banco, mas para a sua ação ser mais rápida e menos arriscada, basta você ir ao banco com duas testemunhas.

    D

    Diego Nascimento Quarta, 06 de abril de 2011, 10h23min

    Bom dia,
    Quero abrir uma conta corrente em um banco e eles está negando abertura, só que ja tenho uma conta no mesmo sendo salario, necessito de outra conta no mesmo banco devido a minha empresa ter que depositar a minha comissão em outra conta, pois ela me paga por debaixo dos panos, com a minha empresa não da pra argumentar pois preciso do meu emprego para sobreviver e eles não querem de jeito nenhum mudar o procedimento ja adotado por eles(mais ja tentei), a divida não posso pagar pois esta muito além da minha realidade, a minha alternativa é tentar abrir outra conta corrente no mesmo banco.
    Por favor me ajudem estou correndo risco de perder meu emprego
    [email protected]

    F

    Fleuri Segunda, 08 de agosto de 2011, 21h17min

    Para obter uma resposta por escrito, primeiramente você precisa fazer a pergunta por escrito, para isso o temos a Carta Protocolada, que em se tratando de um funcionário do Banco do Brasil (servidor público) é obrigado a receber e responder por escrito e principalmente fundamentar sua decisão de negar a abertura da conta.

    Att.

    M

    MARCOS F. SILVA Terça, 09 de agosto de 2011, 2h05min

    Diego Nascimento, se vc tem uma dívida com esse banco acho arriscado abrir uma conta corrente no mesmo. Todos os valores poderão ser penhorados por motivo dessa dívida.
    Conta salário, valores depositados em poupança em até 40 salários minimos são impenhoráveis, mas quando estão em conta corrente podem ser penhorados para quitar. dívida. Sugiro que abra uma conta salário em outro banco, assim tudo que for depositado não poderá ser penhorado, pois em se tratando de conta salário tem natureza alimentar.
    A respeito do banco exigir do consumidor um valor mínimo ou máximo para abertura de conta isso é pratica abusiva e é venda casada, ou seja, so abro uma conta pra vc se vc depositar um valor. Só te faço um empréstimo se vc adquirir um seguro junto.

    D

    Diox Quinta, 17 de novembro de 2011, 12h02min

    Funcionário do Banco do Brasil não é servido público e sim estatutário.

    A abertura de conta é um contrato celebrado entre o cliente e o banco pela livre decisão de ambos, atendendo os ditames do órgão regulador, logo o banco pode se recusar a abrir a conta corrente caso.

    http://www.bcb.gov.br/
    http://www.brasilprofissoes.com.br/servidores-publicos
    http://www.febraban.org.br/Arquivo/Cartilha/Cartilha%20voce%20e%20seu%20banco%202007.pdf

    T

    tinapedreira Terça, 05 de março de 2013, 20h55min

    Diox, funcionário do Banco do Brasil não é funcionário público nem estatutário, ele é celetista. O BB é uma sociedade de economia mista e seus funcionários não tem a estabilidade que é garantida aos estatutários e não é funcionário público pelo mesmo motivo (o BB não é empresa pública).

    Quanto à obrigatoriedade na abertura de o=conta, realmente os Bancos não são obrigados a isso, os bancos não são obrigados a abrir nem a manter contas de depósitos para os cidadãos, conforme o Banco Central.

  • -1
    M

    MARCOS F. SILVA Quinta, 04 de julho de 2013, 12h11min

    Acho que vocês não prestaram atenção a pergunta que foi:
    "Banco pode negar abertura de conta POUPANÇA pra quem está com restrição do SPC".

    Se negar a abrir conta por motivo de restrição em SPC. E por motivo de restrição no SPC o banco não pode se negar, pois a negativa tem que ter um motivo, uma causa. E não há qualquer motivo para que o banco não possa se negar a abrir uma conta mesmo que o cliente esteja negativado. O CDC é claro:
    Art. 6o São direitos básicos do consumidor:
    II – a educação e divulgação sobre o consumo adequado dos produtos e serviços, asseguradas a liberdade de escolha e a igualdade nas contratações;

    S

    Sérgio SR 211841/RJ Quinta, 15 de agosto de 2013, 10h37min

    Prezados bom dia. Quanto a abertura de conta poupança passei por problema semelhante. Os bancos na cidade de Niteroi/RJ estão cobrando depósito de que variam de R$200(Bradesco), R$ 500,00(Itaú) e Banco do Brasil R$ 1.000, pesquisei como bom estudante de Direito e essa prática é ILEGAL E ABUSIVA conforme Resolução 3211 de 30 de junho de 2004 do Banco Central. Abri uma reclamação junto ao próprio BC contra o BB e junto aos SACs de Itau e Bradesco e todos me responderam que voltasse a agência para abertura da poupança sem depositar um 1REAL. Divulguem rclamem junto ao BC, ao procon as secretarias estaduais de defesa do consumidor, façm valer nossos direitos e vamos combater o abusdo de poder econômicos! Quem não me respondeu até agora foi a Febraban, porque será??? No site da CEF verão que abertura de poupança não requer nenhum real.

    S

    Sérgio SR 211841/RJ Quinta, 15 de agosto de 2013, 10h40min

    Prezados bom dia. Quanto a abertura de conta poupança passei por problema semelhante. Os bancos na cidade de Niteroi/RJ estão cobrando depósito de que variam de R$200(Bradesco), R$ 500,00(Itaú) e Banco do Brasil R$ 1.000, pesquisei como bom estudante de Direito e essa prática é ILEGAL E ABUSIVA conforme Resolução 3211 de 30 de junho de 2004 do Banco Central. Abri uma reclamação junto ao próprio BC contra o BB e junto aos SACs de Itau e Bradesco e todos me responderam que voltasse a agência para abertura da poupança sem depositar um 1REAL. Divulguem rclamem junto ao BC, ao procon as secretarias estaduais de defesa do consumidor, façm valer nossos direitos e vamos combater o abusdo de poder econômicos! Quem não me respondeu até agora foi a Febraban, porque será??? No site da CEF verão que abertura de poupança não requer nenhum real.

  • -1
    D

    Desirée Cavalcante de Souza Quinta, 29 de agosto de 2013, 11h39min

    Olá Tomasi,
    Estou passando por isso e me senti mal quando no site da Caixa dizia que não avia
    valor mínimo para abrir uma poupança, mas mesmo assim cheguei lá com valor de R$100,00, quando cheguei no guiche de pré atendimento a moça ia emitir o papel para ser atendida e ela perguntou o que era para ser solicitado disse abrir uma poupança e ela respondeu assim..
    - Já deixou as cópias do documentos?
    Respondi, Não eu trouxe as cópias hoje,
    - Aqui não abrimos conta na hora você deixa seu documento e precismos de uma valor de R$200,00, para abrir a conta e leva 2 dias.

    Eu inconformada, pois eu li site da Caixa o contrário, pedi obrigada e fui embora,
    cheguei em casa e vim correndo saber sobre o assunto, voltarei lá na mesma caixa, irei com 2 pessoas comigo servirão de testemunha, vou falar que tenho o valor e quando chegar na hora de abrir.. e eles comentarem do valor novamente direi quanto eu tenho mas não vou dizer R$100,00 e sim R$10,00 se ele resolver não abrir irei falar com o gerente e ver o que ele pode fazer, se não acontecer vou pedir por escrito o porque das restrições, e vou ir direto correr atras dos meus direitos!

    Você tem alguma opinião ? O que devo fazer quando eu voltar lá ?

    Atenciosamente,
    Desirée Cavalcante.

    V

    Vanderlei Sasso Quinta, 29 de agosto de 2013, 11h49min

    Comentário apagado pelo usuário