Oi, estou com um problema e se alguém puder me ajudar por favor me respondam. MEU MARIDO É TRABALHADOR DE UMA EMPRESA DE ALIMENTOS FAZ MAIS DE 4 ANOS E RECEBE UM SALARIO MINIMO.NO ANO DE 2008, COMO TODO BRASILEIRO QUE RECEBE ATÉ DOIS SALÁRIOS, FOI RECEBER O PIS E QUANDO PASSOU O CARTÃO NÃO TINHA NADA.PROCUROU A CAIXA ECONOMICA E ELA INFORMOU QUE CONSTAVA DOIS REGISTROS DE RAIS E EXCEDEU MAIS DE DOIS SALARIOS MINIMOS.MAS COMO ?? NESSE MOMENTO ELE FOI INFORMADO QUE UMA EMPRESA A QUAL TRABALHOU E SAIU NO ANO DE 1999, IMAGINEM?! INFORMOU QUE ELE TRABALHOU EM 2007 E MANDOU UMA RAIS.NÃO RECEBI MEU PIS ATÉ HJ, POIS A EMPRESA NÃO FEZ A EXCLUSÃO DA RAIS.ELA DIZ QUE FEZ, EM AGOSTO DO ANO PASSADO, MAS ATÉ HJ NADA. CONSTA NOS REGISTROS DO MTE QUE AINDA ELE POSSUI DUAS RAIS ANO BASE DE 2007.COMO PROCEDER?DEPOIS DE QUANTO TEMPO DE EXCLUIDA A RAIS ELE PODERÁ RECEBER O PIS.JÁ PROCUREI O MTE DA MINHA CIDADE, E ELES DISSERAM QUE NÃO PODEM FAZER NADA...ME AJUDEM....

Respostas

    J

    Júlio César pereira Segunda, 10 de maio de 2010, 0h47min

    Oi ! Pegando carona na pergunta do colega, gostaria de saber se eu posso ingressar com uma reclamação trabalhista em face da empresa que não informou a RAIS ou se informou, o fez incorretamente, fazendo com que o trabalhador não recebesse o PIS do ano de 2007?

    Obrigado !

    A

    Apolônio Filho Segunda, 10 de maio de 2010, 10h11min

    Ma1234 e Júlio César,
    Contatem as empresas envolvidas e solicitem a retificação da RAIS, por escrito e mediante protocolo/recibo da empresa.
    Se dentro de um prazo razoável, um mês por exemplo, nada tiver sido feito, cabe ação judicial para resolver o problema.
    Conforme Súmula 300, do TST, é de competência da Justiça do Trabalho.
    Sendo assim, contratem advogado pois. inclusive, cabe ação de perdas e danos nos termos do artigo 186, do Código Civil.
    Lembrem-se de serem justos e não exagerarem no valor a ser pedido, pois a justiça não permitirá uma situação de enriquecimento sem causa.

    R

    Robério Nunes Terça, 22 de janeiro de 2013, 16h12min

    Eu tenho uma duvida
    Porque a empresa declarou a Rais com o número de PIS e na verdade os dois números de PIS foi unificado para o mais antigo – -, ele podem realmente faze a Retificação da RAIS corrigindo i informando o número correto a ser declarado?
    Resumindo a empresa declarou a RAIS 2011 no PIS , eu fui tentar sacar o Abono PIS em Agosto de 2012 e foi identificado que eu tinha 2 números de PIS ativos em meu nome Fui informado pela caixa que deveria ser emitido pela empresa o documento RDT (Retificação dos dados do trabalhador ) para que podesse informa o PIS ativo e sendo usado para deposito do FGTS, e que fizesse a retificação da RAIS a empresa me informou que:
    Me desculpe mais já informei anteriormente o motivo pelo qual não posso retransmitir a RAIS não se trata de falta de informações referente a procedimentos e sim questões de segurança para com as informações transmitida anteriormente, mais como você é conhecedor das informações.

    Eu posso fazer esse procedimento?
    Me ajude por favor, agradeço muito
    Com meus melhores cumprimentos,

    L

    Lowstaeu Lemos Terça, 22 de janeiro de 2013, 16h15min

    Cara, tira estes dados pessoais...

    A

    Atilio Terça, 22 de janeiro de 2013, 16h53min

    Robério, na verdade teu vínculo empregatício passou a ser através do PIS [...] com a VHT, a partir de 07/2010, data portanto do cadastramento. Constando menos de 5 anos no sistema, o que não te dá direito ao PIS. A empresa que deveriam fazer o RDT é a empresa que recastrou, sendo que já tinhas um PIS ou, então, foi feita nova CTPS e foi criado este PIS atual, [...], em 2010.

    R

    Rodrigo Cougo de Figueiredo Sexta, 08 de fevereiro de 2013, 10h38min

    Pessoal, bom dia.

    Eu estou com a mesma duvida de alguns que tive lendo acima. Estou com um caso em meu escritório que o empregador forneceu as informações erradas do meu cliente. Em outras palavras, o empreagador informou que o meu cliente recebeu 18 salarios dentro de um mes de trabalho. Daí ele foi na CEF pra tentar receber constou tal informação, alertando ainda que se a Receita Federal pegar pode vir a dar problema para o meu cliente.

    Eu estou ajuizando uma ação reclamatória trabalhista contra a empresa, pedindo as verbas rescisórias, acrescida de perdas e danos materiais e morais em face da empresa. Estou no caminho certo?

    A

    Atilio Sexta, 08 de fevereiro de 2013, 17h26min

    O que deve ter acontecido foi o seguinte: na data da demissão, a empresa em vez de declarar na RAIS apenas o saldo de salários (os dias trablhados no mês) informou todo o valor da rescisão. O sistema dividiu este valor pelos número de dias trabalhados e multiplicou por trinta (dias do mês). A empresa teria que fazer uma RAIS retificadora, se a média salarial não passar de dois salários mínimos, preenchidos os outros requisitos, haverá o recebimento do Abono.

    I

    Insula fênix Suspenso Sexta, 08 de fevereiro de 2013, 22h08min

    A empresa pode simplesmente refazer a RAIS (pagando a multa administrativa, claro) e assim liberar o valor do PIS do ex funcionário. Poderia ter sido providenciado de forma amigávelbastando que a CAIXA fornecese o documento informando o erro e que deveria ser apresentado ao ex empregador. Foi um erro operacional. Não vejo dano moral ou material aplicável ao caso.

    D

    Dim Sena Quinta, 25 de julho de 2013, 15h27min

    boa tarde ao consultar meu proximo pagamento do abono tive uma surpresa tb informaram que recebi salarios a mas , agora me pergunto como ... em 2012 fiquei afastado de 03/03/2012/ a 19/09/2012 recebendo auxilio do inss voltei trabalhar com um salaria base nao tao fora de mercado quer dizer trabalhei 4 meses me afastei dinovo hoje ligue na caixa a atendente me fala foi o informado.na rais

    E

    Elivaldo Santos Terça, 20 de agosto de 2013, 15h51min

    Desculpem postei na área errada

    I

    Ingrid Dalledone Quarta, 25 de setembro de 2013, 15h59min

    Gente a empresa ja fez a retificação da Rais para o meu numero de PIS certo sabe quanto tempo demora para poder liberar o abono salarial ?

  • -5
    C

    Claudia Jf Sexta, 04 de julho de 2014, 16h31min

    Boa tarde! em 2010 eu teria que receber o pis e não pude receber pq o numero do pis estava errado, porem a caixa não me falou quem errou se foram eles ouse foi a empresa que trabalhei...
    enfim, não recebi porem eles arrumaram meu numero e eles falaram que eu ia receber so no outro ano em fevereiro de 2011 sendo que era pra eu receber em novembro de 2010, fui la e não tinha nada, então eu so recebi em novembro de 2011 e o de 2010 eu fiquei sem receber. o que eu posso fazer com relação a isso?

    M

    Marcelo Costa Terça, 15 de julho de 2014, 15h00min

    trabalhei ate março do ano passado e nao ta constando meu pis o que devo faze

    J

    João Nilson Quarta, 23 de julho de 2014, 1h24min

    Sou servidor municipal desde de 2008, por tanto agora em 2014 era pra mim receber meu Primeiro PASEP, mas a Prefeitura alego que só informou meu RAIS em 2010, não me dando o direito de receber esse ano, o que faço?

    C

    Carlo Almeida Quinta, 31 de julho de 2014, 14h35min

    Estava aguardando receber o meu PIS deste ano, visto que trabalhei registrado numa empresa durante 35 dias no ano 2013, como nasci em Julho o pagamento iniciaria dia 15/07/2014, porém consta que não há benefícios para este pis, no atendimento telefônico fala : Não tem direito a pis por ter vinculo com empresa que não dá abono.
    Os funcionários da Caixa não explicam direito o que aconteceu e não dão o minimo de assistência, e mesmo cumprindo todos os requisitos para tal "direito" não recebi nada e pior sem entender o porque.A Empresa tinha cnpj, não ultrapassei um salario minimo,tenho 8 anos de registro no pis, e consta que a empresa entregou a RAIS conforme necessita.

    F

    Fermilena Segunda, 18 de agosto de 2014, 11h27min

    Olá bom dia, faz alguns anos eu não recebo mais meu PIS, sempre recebi normalmente, a empresa onde trabalho paga certo todas as guias e taxas do contador, mas o contador alega que meu salário ultrapassa 2 salarios por mês, sempre fui registrada com 2 salarios, segundo ele o valor tem ultrapassado aos dois salários, mas não recebo comissão, hora extra, nada por fora sempre foi dois salários mínimos limpos, estive conversando com ele do porque eu recebia antes o PIS e agora não recebo mais, sendo que não só eu estou com este problema mais tem outros funcionários onde eu trabalho com a mesma situação, o contador me disse que o décimo terceiro conta como remuneração e não vou receber por isso o décimo terceiro me impede de receber, e que antes eu recebia era porque tinha algo errado na caixa, gostaria de saber o que esta errado se posso entrar com uma ação contra o contador por indenização pelo não recebimento do PIS, e se posso receber os PIS atrasados dos últimos três anos.

    S

    Sara Diene Segunda, 18 de agosto de 2014, 16h14min

    Oi, alguém poderia me ajudar?

    Meu namorado está cadastrado no NIT desde 2002. Ano passado trabalhou em uma determinada empresa por menos de 6 meses e logo após sua saída foi registrada em outra.

    Na primeira empresa seu salário era de 800,00 e poucos reais, na segunda (que ele está até hj) o salário é de R$ 1.101,00.

    Pela lógica ele teria direito a receber o PIS esse ano, visto que em nenhuma das duas empresas ele receber mais que dois salários mínimos, porém ao consultar o abono consta que ele recebeu mais de dois salários e com isso não tem direito a sacar o abono.

    Consultando a RAIS consta das duas empresas, pode ser por isso? E se sim, realmente ele não tem direito ao abono. Como proceder?

    Obrigada!

    M

    Michael Maciel Domingo, 31 de agosto de 2014, 17h14min

    2 saláros mínimos ao mês.. até aqui está ok, entretanto o valor do 13° divido aos 12 meses acaba fazendo o valor ser superior aos dois salários.

    A

    Anderson Gomes Quinta, 25 de setembro de 2014, 17h24min

    Alguém me ajuda, ano passado completei cinco anos em carteira, tive direito ao PIS em Setembro, em Agosto do ano passado fui demitido recebendo menos de dois salários mínimos, então tenho direito ao PIS desse ano, só que a caixa diz que não tenho pois ultrapassei a cota, então segue abaixo meus vencimentos:

    JAN: 950,00
    FEV: 950,00
    MAR: 1.161,11
    ABR: 1.096,10
    MAI: 1.100,00
    JUN: 1.100,00
    JUL: 0,00
    AGO:1.255,47.

    Queria saber o que pode ser feito pois pedi a Rais pra empresa e eles me entregaram, pedi pra eles retificarem com o Ministério do Trabalho e eles disseram que não podem fazer mais nada, na Caixa foi me passado que só a empresa pode solicitar a retificação pro Ministério do Trabalho.

  • -4
    Ariane Melo

    Ariane Melo Terça, 21 de outubro de 2014, 14h49min

    A empresa já realizou a exclusão de uma das duas RAIS. dentro de quantos dias deve cair o pagamento do meu PIS
    Obrigada