F

    feitoza Domingo, 14 de fevereiro de 2010, 22h20min

    Não pode! A Lei de Doretrizes e Bases vigente impede

    A

    agrario Sexta, 22 de outubro de 2010, 15h44min

    Olá tenho um amigo de 45 anos que fez a prova do ENCCEJA e passou em 3 disciplinas, ele tb prestou o vestibular e passou na primeira fase. Quero saber se há algum RECURSO que possibilite cursar o ensino superior, e no proximo ano fazer novamente a prova do ENCCEJA para eliminar as disciplinas restantes do ensino médio?

    Obs.
    Esse recurso juridico será possivel levando em conta a idade e a falta de oportunidade de conclusao do ensino médio na juventude? E se houver alguma possibilidade como RECORRER ?

    Ã

    Érick Levi Sexta, 22 de outubro de 2010, 16h44min

    NÃO...
    Não há menor possibilidade de alguém, sem certificado de conclusão do ensino médio, cursar o ensino superior. Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

    N

    NEY LAGES Quinta, 24 de fevereiro de 2011, 22h41min

    na verdade, pode sim: a portaria 04 de 2009 faz do ENEM um instrumento de certificação, desde que o candidato tire uma media acima de 400 pontos ele pode sim cursar a faculdade sem ter concluido o ensino medio...É LEI

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    N

    NEY LAGES Quinta, 24 de fevereiro de 2011, 22h46min

    A forma legal pra vc se matricular na faculdade, e pasando no enem, e tirando uma media acima de 400 pontos.. A portaria 04 de 2009 faz do enem um intrumento de certificação...Vcs não assistem telejornais?

    Ã

    Érick Levi Quinta, 03 de março de 2011, 14h44min

    NEY, meu filho....

    Oque é ENEM? Não seria Exame Nacional do Ensino Médio?

    Ã

    Érick Levi Quinta, 03 de março de 2011, 14h48min

    Na verdade, não é simplesmente tirar 400 pontos e matricular na faculdade. É preciso certificar a conclusão do ensino médio primeiro. Portanto, a pergunta do rapaz era se podia fazer a faculdade e ao mesmo tempo ensino médio: NÃO PODE.

    Perguntou se pode matricular no ensino superior sem conclusão do ensino médio: NÃO PODE.

    Para concluir o ensino médio, precisa cursá-lo de forma regular? NÃO, HÁ ALTERNATIVAS. Entre as quais, SUPLETIVO.

    Enem está substituindo a certificação do Supletivo. Deu para entender?

    Enem também pode substituir supletivo.
    http://pe360graus.globo.com/educacao/educacao-e-carreiras/ensino-medio/2009/06/18/NWS,492416,35,340,EDUCACAO,885-ENEM-TAMBEM-SUBSTITUIR-SUPLETIVO-VEJA-ESTUDAR-EXAME.aspx

    Enem vale como certificado de conclusão do Ensino Médio.
    http://www.enem2009.com/2009/06/17/novo-enem-servira-como-certificado-de-conclusao-do-ensino-medio-para-quem-nao-terminou-seus-estudos/

    Vc deve pegar a nota do enem, levar seu certificado do Ensino Médio (de onde parou ou está) até a secretaria da educação da sua região para validar. Se informe de todos os precedimentos antes.

    G

    Geisa Kienen Quarta, 11 de abril de 2012, 17h25min

    posso entrar na faculdade cursando o 3° ano do ensino médio.

    Ã

    Érick Levi Sexta, 20 de abril de 2012, 20h17min

    Geisa...

    Leia acima minha filha...

    O

    Oraldo Orue Segunda, 14 de maio de 2012, 17h05min

    meu neto, fez o enem, passou com 670 pontos, e fez o vestibular pra odonto na Unesp, passou tambem, ele tem 16 anos e estava cursando oterceiro ano, ele foi chamado para fazer matricula, matriculou-se na Unesp, depois de um mes, de universidade, cancelaram a matricula dele, isso é correto.

    J

    Jessica Braga Terça, 01 de janeiro de 2013, 21h00min

    Olá , termino o ensino medio esse ano (2013) porem, fiz o enem e talvez eu consiga uma vaga na faculdade, será que se eu conseguir uma vaga, posso trancar e quando terminar o ensino medio eu entrar mesmo na faculdade??

    C

    Consultor ! Quarta, 02 de janeiro de 2013, 7h53min

    Luíza,

    A regra geral, é vedado o registro no 3º grau. Entretanto, é possível vc propor uma medida judicial (processo) e o judiciário, analisando a sua vida escolar, AUTORIZAR a sua matrícula e cursar a faculdade paralelamente ao ensino médio.

    Se é o curso dos seus sonhos, vale a pena investir, pois fará bastante diferença na sua vida profissional.

    Procure advogado particular ou a Defensoria Pública com toda a sua documentação particular e escolar, acompanhado de um dos seus pais.

    Parabéns pelo estudo e desempenho.

    Sorte !

    C

    Cleberson Oliveira Quarta, 02 de janeiro de 2013, 23h50min

    gente tow fazendo supletivo para concluir o ensino medio.,
    posso fazer um vestibular e começar ha fazer faculdade,e ao mesmo tempo concluindo meu ensino medio pelo supletivo????????

    C

    Consultor ! Quarta, 02 de janeiro de 2013, 23h59min

    Cleberson,

    Menos !!!

    Pela sua redação, termine ou repita o fundamental !!!

    Estude, guri !

  • -1
    I

    Insula fênix Suspenso Quinta, 03 de janeiro de 2013, 0h55min

    Jessica, os casos de que eu soube todos deram n'água. Se a instituição aceitar que se faça a matrícula para cursar apenas no período seguinte, já portando o ceertificado de conclusão, pode até ser, e isso sem precisar recorrer à justiça, caso contrário.....vai gastar dinheiro à toa.

    Clebverson, a regra é clara. Tem de ter concluido o ensino medio para iniciar-se no superior. Vc não está tratando de um cursinho de mecânico, um profissionalizantezinho, vc está tratando de uma graduação.

  • -1
    Ã

    Érick Levi Quinta, 31 de janeiro de 2013, 23h14min

    Oraldo,

    Não basta fazer 670 pontos no ENEM. É preciso CERTIFICAR perante o órgão competente. Sem certificar, não tem jeito.

    Galera... antes de perguntar, leia as respostas anteriores.. é preguiça de ler? NÃO TEM JEITO DE FAZER FACULDADE SEM ANTES CONCLUIR O ENSINO MÉDIO....

    P

    pensador Sexta, 01 de fevereiro de 2013, 8h23min

    Discordo da afirmação do Sr. Érick Levi,

    É possível tentar a via judicial, através de pedido liminar em mandado de segurança.

  • -1
    Ã

    Érick Levi Sábado, 02 de fevereiro de 2013, 21h29min

    Pensador,

    Liminar para o cara conseguir matricular-se num curso superior, sem certificação do ensino médio? Impossível... me aponte algum precedente, uma jurisprudência qualquer.. consegue?