Boa Tarde,

Meu nome é Théo, e estou tentando obter um visto de permanência aqui no Brasil através da união estável com uma brasileira. Eu sou francês, e cheguei no Brasil em agosto de 2008 como estudante de diploma-duplo na Universidade de São Paulo. Logo quando cheguei encontrei minha namorada, Sandra, que é brasileira, e namoramos desde então (outubro de 2009). Em julho de 2009, a gente decidiu morar juntos, e alugamos um apartamento com o seu nome (assim que não consta o meu nome no contrato, mas algumas faturas estão pagas com a minha conta no Bradesco). Arranjei um emprego como estagiário em setembro de 2009, e a minha empresa está afim de me efetivar. Porém, a obtenção do visto de trabalho através dela não é uma opção, pois teria que parar de trabalhar durante 2 meses, e não receberia o salário que nos permite nos sustentar. Em novembro de 2009, fizemos uma declaração de união estável num cartório, com comunhão parcial de bens. Em dezembro de 2009, fizemos o compromisso de manutenção e subsistência no mesmo cartório. Em fevereiro de 2010, abrimos uma conta conjunta no Bradesco. O órgão responsável pelo meu contrato de estágio, o CIEE, me informou que a minha namorada ia constar automaticamente como beneficiaria do meu seguro de vida a partir do dia da declaração de união estável, porém se negaram a me fornecer um comprovante e não sei se isso é muito confiavel. Ja procuramos bastante na Internet, mas não achamos uma resposta completa ao nosso problema. - Vimos na lei (Resolução Normativa 77/08) que é possível fazer reconhecer a união estável por um juiz ou autoridade competente no Brasil. O que isso significa? Teríamos que pagar um advogado? - A lei também estipula que alguns documentos devem ter mais que 1 ano de antigüidade, tal como a abertura da conta conjunta. Não tem outra opção que permita contornar essa condição? - O que é o histórico da união estável? Precisamos validar-o num cartório? - As duas testemunhas devem prestar a declaração num cartório também? Sei que temos muitas perguntas, mas precisamos realmente das suas ajudas. Agradecemos desde já as suas respostas.

Muito obrigado,

Théo e Sandra

Respostas

    L

    Lucas Santana2 Terça, 02 de março de 2010, 0h59min

    Grande amigo sei que seu caso é muito interessante, mas vou dar um conselho. Por que você não se casa logo de vez com ela? Assim você evita está entrando na justiça e vai ter o direito de continuar no país como cidadão brasileiro. Até mais e boa sorte para vôcês!!!

    T

    Théo e Sandra Terça, 02 de março de 2010, 12h08min

    Lucas,

    Obrigado pelo conselho, mas infelizmente, por razões familiais, não podemos nos casar agora. Espero que alguem saiba dum caso similar, e possa nos ajudar.

    M

    [email protected] Suspenso Domingo, 07 de março de 2010, 22h11min

    Boa noite Théo e Sandra,
    não é necessário o casamento, ao contrário, o reconhecimento de seu casamento, seria bem mais demorado que o visto com base na União Estável.
    [...]

    V

    VistosExpat Sexta, 25 de junho de 2010, 15h16min

    Legalização de Estrangeiros no Brasil

    Assessoria especializada em regularização de documentos, imigração e legalização de estrangeiros no Brasil.

    A VistosExpat é especializada na área de expatriação (legalização de estrangeiro no Brasil), prestando assessoria jurídica à estrangeiros em todo o território nacional e no exterior.

    Contamos com uma equipe especializada no ramo do direito imigratório, com profissionais em constante atualização às normas para legalização de estrangeiros no território nacional, prestando aos seus clientes uma assessoria jurídica diferenciada.

    A VistosExpat possui atuação nos principais órgãos do Poder Público sediados em Brasília, sejam eles do Poder Executivo, Legislativo ou Judiciário e especialmente junto aos Órgãos de Imigração.

    Nosso principal objetivo é a prestação de uma assessoria jurídica de qualidade e eficiência, gerando a confiança desejada pelos clientes.

    VistosExpat (LEgalização de Estrangeiros no Brasil)
    www.vistosexpat.com.br
    email/msn: [email protected]
    skype: vistosexpat

    C

    Christelle Sexta, 11 de março de 2011, 16h04min

    Theo,
    FAz o PACS no consulado frances muito mais facil e rapido do que uniao estavel no brasil e depois disso faz o pedido de visto.
    boa sorte

    P

    Peter Styff Suspenso Terça, 22 de março de 2011, 22h09min

    Caros amigos: Veja o blog do advogado e professor Grover Calderón (www.grovercalderon.blogspot.com), nele encontrará todas as respostas para seu problema sobre visto de uniáo estável e outros vistos. Eu solucionei meu problema de visado com o Dr. Grover e estou muito grato por isso com ele. Sorte, Peter Styff.

    M

    marcello chef Domingo, 12 de junho de 2011, 1h28min

    Olá amigos, sou italiano mas já morei no Brasil tempo atrás. Voltei morar aqui e tenho um visto provisório de trabalho (sou chef de cozinha de uma pousada de luxo do interior paulistano), e então RNE, carteira de trabalho, CPF, contrato de trabalho, casa em aluguél
    e quanto mais. Convivo a quase 1 ano e meio com companheira brasiliera, através de escritura feita em cartório a mais de um ano. Minha namorada atualmente é estudante e que então não desenvolve atividade remunerada. Alguém poderia me informar gentilmente, de quais documentos eu preciso para requerer o visto permanente
    para União estável, desde que me encontro no Brasil. Obrigado