T

    Teresinha de Jesus Matos de Aguiar_1 Quarta, 03 de março de 2010, 15h48min

    Sergina, o que seria nome sujo??? poderia explicar???

    J

    JNélito Quarta, 03 de março de 2010, 23h38min

    Sergina,
    bobagem, concentre-se nos estudos.

    M

    MariaSP Sexta, 05 de março de 2010, 22h50min

    O que você quer dizer com nome sujo, Sergina?

    Que tem dívidas, por exemplo?

    Dever não é crime, portanto, não suja seu nome, ao menos no tocante ao exame da ordem, isso não é impedimento.

    Cristiano Marcelo

    Cristiano Marcelo Domingo, 07 de março de 2010, 23h28min

    O fato de estar com o CPF incluído nos cadastros de proteção ao crédito (SPC, SERASA etc.) não impede que o bacharel se inscreva nos quadros da OAB.

    Segundo o art. Art. 8º do Estatuto da Advocacia,

    "Para inscrição como advogado é necessário:

    I – capacidade civil;
    II – diploma ou certidão de graduação em direito, obtido em instituição de ensino oficialmente autorizada e credenciada;
    III – título de eleitor e quitação do serviço militar, se brasileiro;
    IV – aprovação em Exame de Ordem;
    V – não exercer atividade incompatível com a advocacia;
    VI – idoneidade moral;
    VII – prestar compromisso perante o Conselho."

    E não pensemos que uma pessoa com o CPF negativado não atende ao requisito do inciso VI! Longe disso!

    J

    jussara aparecida Domingo, 14 de março de 2010, 17h52min

    nao tem nada a ver continui focada nos estudos

    L

    Liaxyz Domingo, 14 de março de 2010, 18h06min

    quem falou isso? que doideira... nada a ver. Vai estudando prá passar, trabalhar e limpar o nome!

    C

    cinthyaevj 87468/RS Terça, 04 de maio de 2010, 17h21min

    olá Sergina

    O nome sujo que se refere é quando está com divida ativa ou seja divida de empresa, no qual somente com uma negociação para pagamento é que poderá obter a carteira.

    Quanto estar no SPC OU serasa não tem problema algum.

    Mas siga adiante não desanime, vai aparecer muitos dizendo isso ou aquilo você como boa advogada é que vai verificar a solução.

    Fica com Deus

    Cristiano Marcelo

    Cristiano Marcelo Terça, 04 de maio de 2010, 17h42min

    Cinthya,

    ???

    Como assim "dívida ativa"?

    Se a pessoa estiver inscrita na dívida ativa ela não poderá se inscrever nos quadros da OAB (ou seja, "pegar a carteira")???

    E vc se refere a qual dívida ativa?

    Do Estado? Da União? Do mínicípio?

    Outra coisa: 'dívida ativa' = 'dívida de empresa' ????

    Estás equivocada.

    C

    cinthyaevj 87468/RS Sexta, 07 de maio de 2010, 21h18min

    Que bom Dr. Marcelo

    ter essa discursão pois o que me refiro é exatamente divida ativa com a receita federal, estadual e municipal, ocasionada por divida de empresa.

    claro que é só procurar a procuradoria que logo farão uma negociação assim com uma certidão positiva negativa, poderá sim escrever-se nos quadros da oab

    Mas caso não consiga ainda existe a solução judicial

    Mas também tem que se levar em conta o tamanho da dívida e se o devedor tem condições de negociar.

    foi neste caso que me referi.

    Cristiano Marcelo

    Cristiano Marcelo Sexta, 07 de maio de 2010, 22h05min

    Cinthya,

    Deixa eu ver se entendi:

    Vc abre uma empresa. É mera sócia.

    A empresa passa a ser devedora da Fazenda Pública, sofre execução fiscal etc.

    Pergunto: vc acha que isso impede que os sócios se inscrevam nos quadros da OAB???

    J

    josé jnunes Domingo, 06 de junho de 2010, 10h59min

    Venha participar da Rede Social que mais cresce no meio político-jurídico carioca. O Movimento Nacional dos Bacharéis em Direito no estado do Rio de Janeiro, neste momento, de uma profunda crise moral e grandes inversões de valores que afetaram a sociedade brasileira, saiu da mesmice e inovou ao interferir nas eleições da OAB, palavras do próprio Wadih Damous. Já não é mais possível aceitar goela abaixo os malfeitos de um governo sindicalista sem reclamar, onde somente os terroristas e as classes mais baixas são favorecidos, numa verdadeira Ditadura do Proletariado. Venha fazer parte desta Rede de constante interação com a participação de autoridades.

    http://mnbdrj.ning.com/

    A

    Apollo Assessoria Quarta, 16 de janeiro de 2013, 16h35min

    Apollo assessoria.
    Baixe a parcela do seu veículo em até 50%, não pague juros abusivos nunca mais.
    Seu carro ou moto está com busca e apreensão?
    Parcelas em atraso?

    Apollo assessoria resolve para você.
    Ligue agora: 2745-2200

    G

    Gui Badra Quarta, 27 de março de 2013, 15h03min

    Quero saber o email de voces Apollo Assessoria? Gostaria de algumas informacoes, tenho um contrato de credito junto ao Santander em que eles obrigam entrar um seguro protecao junto com o emprestimo e torna o contrato oneroso. Gostaria de saber mais sobre as discussoes que poderiamos juntos ajustar essa conduta do banco comigo.

    D

    Dr. Andamento Quarta, 17 de abril de 2013, 20h13min

    Nome sujo não deveria dar direito à OAB, mas dá.

    Abraços.

    R

    RuiMendes Terça, 30 de setembro de 2014, 15h08min

    Segundo o art. Art. 8º do Estatuto da Advocacia,

    "Para inscrição como advogado é necessário:

    I – capacidade civil;
    II – diploma ou certidão de graduação em direito, obtido em instituição de ensino oficialmente autorizada e credenciada;
    III – título de eleitor e quitação do serviço militar, se brasileiro;
    IV – aprovação em Exame de Ordem;
    V – não exercer atividade incompatível com a advocacia;
    VI – idoneidade moral;
    VII – prestar compromisso perante o Conselho."

    Lendo a discussão acima fiquei na dúvida. O que seria a tal "idoneidade moral", então?
    Obrigado.

    T

    Thairo Barbosa Dall'Ava Sexta, 09 de outubro de 2015, 13h10min

    Cadastro na divida ativa, não necessariamente oriunda de dívida empresarial.