Boa noite aos participantes

Gostaria de aproveitar esse tema "Opiniões sobre o Fórum", para registrar que passamos por aqui para dedicar um pouco de atenção àqueles que necessitam esclarecer suas dúvidas e quem sabe minimizar suas aflições.

Por outro lado, na maioria das vezes, aqueles a quem dedicamos um pouco de nosso tempo, vendo suas dúvidas satisfeitas não retornam para ao menos um obrigado.

Penso que esse retorno é que fortalece esse Fórum e motiva o auxílio mútuo.

obrigada.

Respostas

    I

    Ingrid Schroeder Scheffel Sexta, 12 de março de 2010, 19h22min

    Ana
    Pior que isto é ver a mesma pessoa perguntando a mesma coisa, através da abertura de novo e identico tópico de discussão, quando pelas regras do forum deveria utilizar-se do mesmo tópico solicitando complemento à dúvida remanescente.

    S

    Simone Borges Segunda, 15 de março de 2010, 17h50min

    Prezada Ingrid Schroeder Scheffel

    Agradeço o apoio a esse movimento. E por favor, se puder, divulgue esse tópico para que outras pessoas venham aqui deixar suas observações para o engrandecimento desse magnífico Fórum.

    Grande abraço.

    Cristiano Marcelo

    Cristiano Marcelo Segunda, 15 de março de 2010, 19h06min

    É verdade.

    Vejo acontecer isso com frequência, embora haja exceções.

    Dêem uma olhada neste tópico, e veja o tipo de resposta que recebi:

    >> Ele perguntou:

    "Empregado de empresa de economia mista, para proceder à sua demissão, é necessário a abertura de inquérito administrativo ou outro procedimento a ser adotado? Caso afirmativo, como proceder, existe algum roteiro? Advertências, suspensões deste empregado, ensejam a sua demissão?"

    >> Eu perguntei:

    "Vc é o diretor ou presidente da Sociedade?"

    >> Ele respondeu:

    "Boa tarde Sr. C.Marcelo, sou gerente da área de rh. Esta minha dúvida se estende tanto à demissão por justa causa, como para demissão sem justa causa. Aproveitando a oportunidade gostaria que me fosse informado sobre advertências, punições/suspensões, se existe a possibilidade de conversão da suspensão em pecúnia. Como proceder ao inquérito administrativo, se há obrigatoriedade e qual a rotina a seguir."

    >> E eu, respondi assim:

    "Sendo vc gerente de RH de uma empresa que faz parte da Administração Pública, logo vc deveria ter conhecimento de todo procedimento administrativo, principalmente no que diz respeito à administração de pessoal.

    Isto pq as demissões de empregados celetistas pertencentes a Administração Pública (seja Direta, seja Indireta) não ocorre da mesma forma do particular em geral, em que pese ambos estarem sob a égide da mesma norma, qual seja, a CLT.

    As formas de advertência, suspensão e até mesmo demissão deverá estar previsto expressamente em Lei ou em outro ato administrativo, o qual vc deverá ter conhecimento do conteúdo e sua aplicabilidade.

    Caso seja gerente de RH de um órgão da Administração Pública Direta, aconselho a entrar em contato com a Procuradoria; pertencendo a Administração Indireta, há um setor jurídico. Sugiro que efetue consulta lá."

    >> Acho que ele não gostou muito, e assim encerrou:

    "Boa tarde Sr. C. Marcelo - Advogado, agradeço a sua gentileza, disponibilidade e atenção em dedicar uma fração de seu tão precioso tempo na resposta ao meu questionamento. Acredito que o dispendio de seu tempo tenha prejudicado sua rotina diária, para o que gostaria que aceitasse minhas escusas."

    Ora... será que eu errei?

    C

    carlos volpe Segunda, 15 de março de 2010, 20h08min

    Não vc não errou Marcelo, apenas respondeu o que ele não queria que vc respondesse.
    ABS

    J

    JgADRIANA/BH-MG Segunda, 15 de março de 2010, 20h24min

    Oi,

    Acho que deixei de agradecer ou ate mesmo de dá algum retorno sobre alguns forum que abrir para discursão.
    Sei que não são obrigados a prestas serviços ( ainda mais usando sempre de boa vontade) e todas as vezes que precisei vocês sempre foram eficientes em sanar as minhas duvidas para no futuro vir a discutir com meu advogado ( que é pago) mas sei que não trabalha só pra mim, e acabo usando muito o forum para formular futuras perguntas e questionar com ele.
    Obrigada a todos...
    Desculpa caso deixei de agradecer ou algum resultado sobre o assunto no qual vocês indiretamente contribuiram para o meu sucesso.

    Jus.com.br

    Jus.com.br Quarta, 17 de março de 2010, 8h38min

    De fato, essa situação às vezes acontece, por falta de conhecimento técnico ou de interesse do consulente.

    Vamos verificar o que a Administração do Fórum pode fazer para minimizar isso, seja voltando a enviar os alertas de respostas por e-mail, seja deixando mais evidente quando a pessoa receber respostas. Esses recursos dependem de questões técnicas.

    Lembramos, contudo, que as respostas dadas podem ser úteis a outras pessoas, já que ficam disponíveis publicamente no Google.

    E

    edson ferreira 2010 Sexta, 19 de março de 2010, 12h12min

    Só gostaria de agradecer pelo apoio que recebi, e pelas dicas dos profissionais que foram de grande ajuda para esclarecer minhas dúvidas.

    Apesar de desacreditado da bombade das pessoas, este forum é mais um de muitos que provam que ainda existem pessoas de bom coração e que apenas ajudam ao próximo simplesmente pelo fato de ajudar, sem pedir nada em troca apenas por gostar daquilo que faz e ter a certeza de que fizeram a escolha certa quanto ao diploma que carregam...

    Obrigado e abraços a todos

    T

    Thiago Machado Fortaleza/CE Sábado, 20 de março de 2010, 1h16min

    Entendo que o Fórum é um instrumento rápido e eficaz de consulta para nós, operadores do Direito, que necessitam, com frequência, de solucionar suas dúvidas e demais entraves decorrentes do dia-a-dia de nosso ofício. É instrumento extramamente útil, principalmente pelo fato de encontrarmos operadores do direito com valorosos conhecimentos teóricos e práticos. Não podemos proceder da forma direcionada ao tópico deste Fórum - não retornar as respostas - poque isto retira a credibilidade desta ferramenta e, consequentemente, enfraquece esta valorosa via de troca de infromações.

    N

    Newton Facini Terça, 23 de março de 2010, 14h11min

    Na esteira deste tópico filio-me.

    É comum a postagem por pessoa que quer saber algo e depois diante do que viu em outro tópico remonta o primeiro e posta mais um, em seguida a partir da interpretação dada ao que leu monta o terceiro e assim vai postando um após o outro. Todos sem retorno ao tópico anterior. O Fórum deve coibir esse tipo de atitude. att.

    N

    Newton Facini Terça, 23 de março de 2010, 14h31min

    Aqui está um bom exemplo. a mesma pessoa EM MENOS DE UM MINUTO postou 2 tópicos identicos:

    PRESCRIÇÃO INTERCORRENTE NO DIREITO CIVIL
    Direito Civil: Parte Geral | há 1 minuto | Comentários 6

    DR. ANTONIO ou OUTRO PROFISSIONAL ME AJUDE - AÇÃO MONITÓRIA
    Direito Processual Civil | há 2 minutos | Comentários 3

    S

    Simone Borges Terça, 23 de março de 2010, 18h32min

    Prezado João s Neto

    Agradeço sua postagem e os exemplos citados.
    É esse o ponto a que me refiro. A mesma pessoa posta um tópico e em seguida abre outro para o mesmo assunto.
    E pior, o Dr Antonio, em extrema paciência, responde à mesma pessoa, para o mesmo assunto nos 2 tópicos abertos por ela.Um verdadeiro absurdo.

    Caso os participantes tivessem um pouco de respeito para com os demais participantes iriam entender que (nos exemplos citados) o Dr. Antonio ao invés de desdobrar-se para responder em duplicidade, nesse tempo poderia ter atendido outra pessoa.
    Essa atitude de abrir em duplicidade, 3, 4 tópicos para a mesma questão afigura-se de egoísmo extremo para com os demais colegas do Fórum.

    abraço.

    A

    Adv. Antonio Gomes Terça, 23 de março de 2010, 20h41min

    Bom, incialmente afirmo, sou defensor ilimitado do: contraditório, ampla defesa e do estado democratico de direito entre outros princípios. Neste caminho, entendo que não existe caso igual, portanto, não existe regra escrita capaz de resolver todas as questões de fato, se não existir o bom senso arraigado dentro de cada cidadão.

    Por digo, na condição de consultor via de regra aceito o que de fato ocorre, seja por perceber ser justo o ato praticado pelo consulente em determinada circunstancias, seja pela natureza do ser humano de ser diferente.Na verdade isto é um problema do fórum, não meu, eis que não tenho nenhuma relação de dependência com pessoa física ou jurídica, sou plenamente livre, portanto, quando o meu senso de justiça percebe abuso, respondo na mesma proporção, ou seja, para cada pergunta existe uma resposta especifica.

    Conclusão, no caso citado, o da prescrição intercorrente, a colega agiu corretamamente uma vez que necessitava com urgencia de uma infomação sobre um procedimento processual em trâmite, embora tenha violado a regra do fórum, o seu ato foi justo haja vista a necessária ugencia de obter a informação, digo, entre a norma e a justiça fico com a justiça.

    Asim entendo.

    Att.

    Adv. Antonio Gomes.

    Jus.com.br

    Jus.com.br Quarta, 24 de março de 2010, 12h19min

    Prezados,

    Quando perceberem a existencia de discussões ou comentários duplicados, por favor cliquem no link "Mensagem inadequada", e descreva que se trata de uma mensagem duplicada. Fica mais fácil para a gente localizar a duplicação assim.

    L

    Lenice Pompeo Quarta, 24 de março de 2010, 15h06min

    Aproveito a pauta para agradecer os que se dispõem a esclarecer tanto os profissionais, como os leigos que aqui procuram ajuda. Confesso que fiquei surpresa e feliz em constatar a seriedade e disposição em ajudar dos participantes. Eu mesma não conhecia as regras. Acredito que muitos também não saibam. Obrigado (atrasado) aos profissionais e consultores.