Ola. gostaria q vcs me esclarecessem algumas duvidas. Eu trabalho... sou formada em Educação Física e professora concursada em prefeitura. Eu tenho uma filha q esta com 5 meses. O pai dela terminou comigo qdo eu estava de 4 meses de gestação. Ele me ajudou a pagar o hospital, e veio visitar a nenem poucas vezes, e para facilitar o acesso dele no condominio q resido eu forneci a ele o controle do portao. Desde q a nenem nasceu ele me ajudou com R$100,00(fevereiro), R$200,00 (abril)e R$ 200,00(maio). Nem ele e nem a familia dele demonstram qualquer interesse pela minha filha. O pai de minha filha tem uma empresa de Segurança Patrimonial, e o rendimento dele é muito bom, pois para se ter uma ideia, ele gasta em apenas um dia nos finais de semana cerca de R$300,00. Ele nunca liga e nem vem visitar, com a desculpa de q nao tem tempo, mas tem tempo para viajar, festar, passear, etc. Recentemente ele me pediu atraves do bate-papo pela internet (unica e rara forma q ele se comunicava comigo)para eu deixar ela passar o dia com ele, mas eu neguei, pois ele nunca trocou uma fralda, nunca deu mamadeira, nem banho... na verdade ele nem sabe nada dela, seria diferente se ele estivesse participando da vida dela, e ela é totalmente dependente de mim. Percebi q ele se afastou mais depois q eu disse para ele q nossa filha teria q passar por especialistas, pois a pediatra desconfiava q ela tinha alergia. A aproximadamente um mês descobri atraves do diagnostico da alergologista q ela tem alergia a uma proteina existente no leite e na soja, e ela necessita de um leite especial q se chama PREGOMIN, e uma unica lata custa R$150,00, e como o leite é ainda a unica fonte de alimentação dela, ela consome 3 latas por semana... ou seja, com leite em apenas uma semana eu tenho um gasto de R$450,00. Mas como o organismo dela nao se adaptou ao leite a alergologista receitou um outro q se chama NEOCATE q custa em torno de R$500,00 a lata, R$1500,00 por semana. Estou tentando conseguir a consulta com uma gastro do SUS para receber este leite atraves da Secretaria de Saude, mas enquanto nao recebo, pois o processo é demorado, eu tenho q arcar com as despesas. Fora o leite, estou tendo varias despesas tais como medicamentos (o mais barato me custou R$150,00) fraldas, medicos especialistas (alguns nao atendem pelo plano e tenho q fazer particular).
Nem mesmo ele sabendo q ela poderia ter alergia, ele nao se interessou em saber como a nenem estava, nem para saber se ja tinha levado ela ao especialista. Entao numa ultima conversa q tivemos, ele me irritou muito, pois ele nem ao menos procurou saber dela, entao eu soltei os cachorros nele e disse q era melhor assim, q se ele nao quer ser PAI o problema é dele, mas q ele deveria cumprir com o dever dele q é dar a pensao da nenem, 30% do rendimento dele, mas creio q ele nao gostou disto e de pirraça nao fez nenhum deposito ate o dia atual. Me ajudem, como eu devo proceder??? Estou tendo muitos gastos e graças a meus pais minha filha esta tendo todo atendimento necessario. Tenho muito medo dele querer levar minha filha passar o dia com ele somente pq paga a pensao dela. Ele curte motociclismo e vive envolvido em encontros de moto, e esta sendo dirigindo alcolizado. Ja se envolveu com drogas, tem passagem na policia, esta sempre se envolvendo em brigas com porte de arma. Morro de medo de um dia ele se meter em confusao e minha filha estar com ele. ME AJUDEM... fiz de tudo para q ele pudesse participar da vida dela, mas ele mesmo se omitiu. O q devo fazer??? Quais são os DIREITOS e os DEVERES dele como pai... lembrando q ele registrou minha filha, pois nunca houve nenhuma duvida qto a paternidade.

Respostas

    M

    Maria Tereza Adv. 90717/PR Quarta, 16 de junho de 2010, 16h50min

    Oi mamae da Maria Eduarda, nao sou advogada mas leio muito sobre o seu tema,e posso te assegurar que primeiro vc nao deve e nao pode de maneira alguma deixar o pai passar um dia com a criança longe da mae, primeiramente pq ela eh um bebe muito novinho e com particularidades referente a saude, e a lei esta ao seu lado, pois nenhum juiz permitira que na idade que ela tem , que o pai possa sair sozinho com a nenem, nao se preocupe vc nao eh obrigada a isso, pelo contrario, se vc tivesse autorizado a saida dele com a nenen, o juiz poderia encarar como uma irresponsabilidade de sua parte, ai depois que a criança atingir 5 anos, eh outra historia, mas ate la..... Se ele nao quer ser ''pai'', nao tente força-lo a isso, nao adianta... e se eu fosse vc nao ficava insistindo para que ele visite a criança, pois se ele eh violento e tudo mais que vc falou, sera um bem para vc e para a nenem em ter ele bem longe, mas exiga seus deveres como pai , que eh o de pagar a pensao, procure um advogado e entre com acao de alimentos e regulamentacao de visitas, pedindo 30% dos rendimentos dele, prove as necessidade especiais da nenem, e se possivel peça uma ajuda de custo para com o leite especial, alem do valor mensal da pensao, se ele nao cumprir, eh caracterizado desobediencia judicial e ele pode ate ser preso ou ter seus bens penhorados, ja que no Brasil, a unica coisa que funciona direito eh sobre os direitos dos filhos a pensao...Tambem deixe acordado no acordo de pensao os dias que ele tem direito a visita, na sua casa e na sua companhia eh claro, com hora de começo e fim da visita, tudo certinho, que assim se ele nao cumprir os dias de visita, ai ja eh problema dele, sua parte vc ja fez... Ah e peça o controle do portao de volta amiga, ou mude o segredo do portao!!, nao de essa liberdade para ele nao, pois ele definitivamente nao merece...

    M

    Marylin Quarta, 16 de junho de 2010, 18h18min

    Rosa Albuquerque
    VC ja disse tudo Rosa, então deu digo a querida consulente que corra atrás o quanto antes, e visitas só permita na sua presença, mesmo assim, do jeito que mencionou que ele é, é perigoso.
    Leve provas de que ele ganha bem, tem firma etc.. tb de BO contra ele, processos criminais que ele tenha tido contra ele.... quanto mais provas melhor para a pensão da sua filha, leve receitas médicas, tudo que sua filha gasta com remédios, leite especial, enfim.. se preferir entre só com pedido de pensão deixe a regulamentação de visitas ele entre, ai vc na primeira audiência concorda ou não com o que ele pedir.
    Pegue o controle urgente, aliás não deveria nem ter dado, me desculpe, mas é confiar demais, hj em dia temos que tomar muito cuidado querida.
    Vc é uma mulher guerreira e sua filha é e sempre será sua força, abaixo de Deus.
    Um abç e boa sorte.

    M

    MAMÃE DA MARIA EDUARDA Quinta, 17 de junho de 2010, 0h43min

    Ola Rosa e Marylin... vcs me deixaram pouco mais aliviada. Eu estava com medo dele poder levar ela para ficar com ele só pq ele pagasse pensao. Eu vou atras dos direitos de minha filha.
    Atualmente eu estou tentando conseguir receber do governo o leite especial q minha filha tem q tomar. Estou aguardando o SUS liberar a consulta com a gastro pediatra que faz o pedido do leite para a Secretaria de Saude do Municipio.
    Vou seguir o conselho de vcs e vou tentar o mais rapido possivel resgatar o controle q esta com ele. Eu ja pedi pra ele, mas ele disse q tanto faz ele me devolver, pois ele sabe como abrir o portao com outro controle... e sei q ele consegue pois ele trabalha com monitoramento de alarmes e cameras patrimoniais e faz instalaçao de portao eletronico. E disse q se ele quiser ele entra aqui sem o meu controle.
    Eu só nao sei como faço para provar q ele tem um bom rendimento... mas vou pedir para a medica fazer o atestado comprovando a necessidade dela. Como eu nao sabia da questao dos recibos, eu só tenho alguns guardados.... alguns eu joguei fora... q ignorancia a minha, nem imaginei q seria preciso.

    Quanto o direito a visita, me esclareçam um detalhe... enquanto ela é muito nova e dependente ele nao pode levar ela para ficar com ele??? Ele tera q visitar aqui na minha casa??

    A

    Adri Duarte Quinta, 17 de junho de 2010, 14h20min

    Vou responder como mãe que tbm tem filho bebezinho.
    O "pai" do meu bb nunca deu bola p mim durante a gravidez, nem eu pra ele. Falava horrores de mim pra todo mundo, qndo comecei a namorar (estava com 6 meses de gestação) ele começou a incomodar de novo, dai o bb nasceu e eu estava casada e ele ficou com ciumes. Então nao pagava pensão, nao ajudava em nada, só o meu marido.
    Fui até um advogado e entrei com um processo de pensão alimenticia.
    O q foi acordado na audiencia:
    Dias de visita
    - até os 8 meses a visita seria na minha casa, no horáriojá estipulado (cerca de 2 horas, mas ele ñ ficava 1 hora)
    - valor da pensão; cerca de 23% dos rendimentos dele (os 30% ñ é uma via de regra)
    - plano de saúde
    - após os 8 meses, ele poderia levar a criança e ficar com ele cerca de 3 horas 1 vez na semana.
    - após 1 ano e meio, ele pode levar e passar o dia com ele (mais ou menos 6 horas)
    - após 3 anos, alternar feriados e finais de semana. Ele pegará no sabado de manha e entregara no domingo as 18h.

    Vale lembrar q o q ficou acordado entre eu e ele, foi o que EU achei que seria melhor. Mas tem casos que conheço em que o pai só poderia levar a criança pra dormir na casa dele após os 5 anos. Mas pro meu filho eu achei melhor assim.

    M

    Maria Tereza Adv. 90717/PR Quinta, 17 de junho de 2010, 15h20min

    Enquanto ela for bebezinha nao pode leva-la para ficar longe da mae, tem que ser na sua casa e na sua presença, nao se preocupe, ai quando ela crescer e ele for pedir pra sair da sua presença com a nenem, vc pode entrar com acao, provando que ele nao eh capaz de oferecer segurança para sua a filha, que nao tem responsabilidade e eh violento provando atraves dos B.OS que ele tem por causa das brigas e tudo mais e que as visitas tem que ser na sua presença.

    M

    Marylin Quinta, 17 de junho de 2010, 20h14min

    Mamãe da Maria Eduarda acho que vc ja esta pensando diferente, como disse a nossa amiga Rosa Albuquerque e Adri Duarte, não é como ele quer não, isso vc que vai acordar ou não na audiência.
    Sua bb é muito novinha, aliás filho para mãe sempre será uma eterna criança, tanto carinho, cuidado e mimo tb rsrsrs.
    MAs não se preocupe, faça ele dançar conforme a música, não estou querendo ser má não, mas conheço casos em que o homem quiz fazer da vida da ex um inferno, querendo mostrar amor ao filho, nada, só queria mesmo era azucrinar, tem exceções mas raras.
    Não se intimide, mude a fechadura da sua porta tb, nunca se sabe não é mesmo!!
    Se quizer só permita visitas quando essas forem estipuladas em audiência, vc concordando claro, portanto pense bem, sempre antes d IJ tem uma audiência, a de conciliação, se não estiver de acordo, naõ aceite ok!!! muitas mães aceitam, assinam e depois ficam chorando pelos cantos, olho vivo querida sempre, mostre a ele que vc não é boba e sabe dos seus direitos tb e de sua bbzinha.
    Vc não consegue provar os ganhos dele? ele tem firma no nome dele? tem carro, casa boa, conta em banco, sabe qual banco? enfim, vai fuçando aqui, ali, acolá, se previna de toda forma.
    Um abraço carinhoso e muuuuita sorte a vc e a sua filhinha.

    M

    Marylin Quinta, 17 de junho de 2010, 20h18min

    Tem empresa de segurança patrimonial? ué e como e´o nome da empresa? onde fica? querida preciso te dar umas aulinhas de detetive ok!! srsrs.
    Se vc não tem papel assinado que ele te ajudou em seu parto, ou ja te ajudou com algum dinheiro, simplesmente diga que ele nunca ajudou em nada, será sua palavra contra a dele, isso se não assinou nada e se não existe comprovante, se ele depositou pode provar que ajudou, se deu em suas mãos, será sua palavra contra a dele, faça ele passar vergonha pra aprender tb a ser um bom pai.
    ABç

    M

    Marylin Quinta, 17 de junho de 2010, 22h05min

    Ué estou dizendo para ela fazer o mesmo que ele quer fazer com ela, ou seja sacanear mesmo, ética? desde quando um homem enraivecido tem ética, e nós mulheres temos que ter? vc é mulher ou homem Alexis? se o cara quer te ferrar, ferre ele primeiro, afinal ja diz o ditado que chumbo trocado não dói.
    Olha vc esta pegando no meu pé de novo percebeu, deixa eu aqui com a minha amiga "Mamãe da Maria Eduarda" ou então mande algo para ele que a ajude e não me chamando a atenção, afinal quem é correto hj em dia? quem é 10% razão?
    Aff vc é muito maldoza, lascam o chicote na mulherada, esculacham as pobres e vc defende, hummm não entendo e quer saber não estou nem um pouco interessada em saber.
    Para de me perseguir Alexis por favor eu imploro.
    Abç e boa noite.
    Nós mulheres temos que nos unirmos e não permitir que nossas amigas sejam maltratadas dessa forma.
    Eu defendo as mulheres até no fogo se preciso for, nada contra os homens, mas tem uns que pelamordeDeus só uma bomba para acalma-los.
    Fui
    UM bj

    F

    Flavia/rj Quinta, 17 de junho de 2010, 22h18min

    MAMÃE DA MARIA EDUARDA,
    procure um advogado, ou a Defensoria Pública caso não possa arcar com honorários advocatícios e custas processuais.
    Esse é o único e melhor caminho para garantir os direitos de sua filha.
    Boa sorte!

    M

    Marylin Quinta, 17 de junho de 2010, 22h19min

    Alexis meu filho disse q vc ainda vai ser minha nora kkkkkkkkk será que existe pena maior?

    M

    Marylin Quinta, 17 de junho de 2010, 22h31min

    Alexis sou sua fã rsrr.

    M

    MAMÃE DA MARIA EDUARDA Quinta, 17 de junho de 2010, 23h44min

    Agradeço a todas vcs q me ajudaram... esta semana estou correndo com minha filha atras de medicos, mas semana q vem, espero q me sobre um tempo para procurar um advogado para instruir e me ajudar.
    Bjusssss grandesss em todas vcs.
    Vou deixar vcs informadas do q estara acontecendo ok!!!

    A

    Alexis Quinta, 17 de junho de 2010, 23h52min

    Ja pensou Marylin? Eu nao poderia sair da linha. Sera que mesmo voce sendo a defensora numero 1 das mulheres ficaria do meu lado ou da sua cria?